quarta-feira, 19 de maio de 2010

O bofe - PERDIDO NO MUNDO



Olá, amigos.

A série que traz um pouco de histórias, curiosidades e, em especial, as letras de Roberto e Erasmo para a trilha da novela O bofe segue hoje, começando o lado B do LP original. E o primeiro nome é justamente o do produtor musical desta trilha.

Durante a década de 1970, o nome de EUSTÁQUIO SENA foi associado à produção musical da Som Livre. Ele trouxe som para novelas como Selva de pedra (quem não se lembra de Rock'n roll lullaby como tema do casal Cristiano e Simone?) e Carinhoso (que produziu ao lado de Aloysio de Oliveira). Sena também assinou a produção musical do LP Acabou chorare, lançado pelo grupo Novos Baianos na gravadora.

Entretanto, ele também participou de algumas trilhas como cantor. Além de O bofe, ele cantou temas de novelas marcantes, como O primeiro amor, Os ossos do barão, Corrida do ouro e Super Manoela, cantando sempre músicas compostas especialmente para as novelas.

Apenas em 1980 lançaria seu primeiro (e único) LP, pela gravadora Epic. Cauromi trouxe canções de sua autoria (dentre elas, a faixa-título) e participações de músicos como Jorge Mautner, Robertinho de Recife, além de Robson Jorge e Lincoln Olivetti - músicos que constantemente apareceram nas gravações e como compositores de canções gravadas por Roberto Carlos.

A canção que abre o segundo lado de O bofe coloca em letra e música a confusão de um dos personagens escritos por Bráulio Pedroso. Ela é tema de Inocêncio (papel de Paulo Gonçalves), um vigarista que se passa por padre para ficar com a fortuna da milionária Carlota (vivida pela saudosa Zilka Salaberry).

No entanto, a censura deixou o personagem e a história dele ainda mais confusos. Os censores não aceitaram esta "contravenção" da novela e impuseram ao autor que ele ficasse apenas como padre até o final da trama.

Bem, esta situação torna ainda mais intensa a sensação de Inocêncio, um personagem "perdido no mundo" da telenovela.

Segue a letra! Na foto, a capa do LP internacional de O bofe. Um dado curioso: esta trilha tem MacArthur Park, música que Roberto Carlos interpretou em seu show A 200 km por hora, três anos antes da novela ir ao ar. Mas no disco ela está na voz de Dione Warwick.

Abraços a todos, Vinícius.

PERDIDO NO MUNDO - Roberto e Erasmo

Às vezes não sei
Nem mais o que sou
Por fora da vida
Não sei onde estou

Às vezes pergunto
Por culpa de quem?
Eu ando perdido
No mundo também

A força que eu faço
Até pra viver
É um esforço tão grande
Que eu não sei dizer

Às vezes pergunto
Por que eu vivi?
Se amor verdadeiro
Eu nunca senti

Please, help me
Please, please, help me
Please, help me
Help, help, help me...

Nenhum comentário: