quarta-feira, 5 de maio de 2010

O bofe



Olá, amigos.

Com este post, damos início a uma série em 12 postagens sobre uma raridade na obra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Poucos sabem, mas a dupla foi responsável por uma trilha de novela completa, feita especialmente para o universo da teledramaturgia.

"Uma sátira de Bráulio Pedroso ao nosso meio ambiente. Contra a poluição visual".

Assim falava a chamada da novela O bofe, exibida entre julho de 1972 e janeiro de 1973 no horário das 22 da TV Globo (a partir da década de 1980, este horário passou a ser dedicado a seriados, programas de humor e transmissão de futebol. Na tentativa de fazer uma nova revolução na teledramaturgia, a TV Globo contratou o autor Bráulio Pedroso (responsável pelo sucesso Beto Rockefeller, que deixou de lado as tramas rebuscadas, com diálogos mexicanizados e ambientadas no exterior) com o objetivo de fazer uma novela revolucionária.

Ele escreveu a controversa O bofe, caracterizada por sua falta de sensatez, todos os personagens agiam e se comportavam ao sabor da piada. E causou inovações até nos tipos de personagens dos atores escalados.

O então galã Cláudio Marzo fazia o caótico artista plástico Demétrius, o Grego. Ziembinski fazia o papel da velha Stanislava (o primeiro personagem travestido na história de telenovela brasileira), que se embebedava de xarope e sonhava com um príncipe trapezista. Um dos capítulos da novela foi todo com os diálogos cantados em ópera. No elenco, ainda estavam nomes como Betty Faria, José Wilker, Antônio Pedro e Ilka Soares.

A audiência despencou, e a saída da TV Globo foi a demissão de Bráulio Pedroso. Em seu lugar, entrou Lauro César Muniz. Anos mais tarde, o diretor da novela, Lima Duarte, falou uma frase definitiva sobre o insucesso de O bofe: Revolução não se encomenda. Acontece."

Nos próximos posts, o Emoções de Roberto Carlos recordará a trama, contará um pouco da história dela, e deixa a todos os leitores a pergunta de se foi ou não um fracasso injusto.

Por hoje, deixamos vocês com o vídeo encontrado em You Tube da chamada da novela O bofe. Reparem que, ao final, o locutor diz "12 músicas inéditas de Roberto Carlos e Erasmo".

Abraços a todos, Vinícius.

Nenhum comentário: