terça-feira, 25 de maio de 2010

O bofe - MOÇO



Olá, amigos.

A série de canções da novela O bofe continua a mostrar, faixa a faixa, todas as canções que Roberto Carlos e Erasmo Carlos escreveram para a novela de Bráulio Pedroso. Ela foi exibida às 22h, horário que a emissora hoje deixa para humorísticos, seriados, filmes e futebol.

A canção de hoje é a única que ultrapassou a tela da novela O bofe. E, curiosamente, reapareceu ligada à teledramaturgia.

Novela de Alcione Araújo, escrita com a ajuda de Regina Braga, A idade da loba foi a tentativa da Rede Bandeirantes de Televisão retornar a investir em telenovelas. Exibida entre julho de 1995 e janeiro de 1996, a novela foi realizada por uma produtora independente, a TV Plus.

No final da década de 1990, as demais emissoras recorreram a produtoras independentes para ter um horário de teledramaturgia em suas programações. À frente destas produtoras estavam diretores bem sucedidos na TV Globo que tentavam outros caminhos.

O SBT exibiu novelas feitas pela JPO Produções, de Roberto Talma, como Colégio Brasil e Dona Anja. Além de A idade da loba, a TV Bandeirantes também exibiu O campeão feita pela TV Plus.

A idade da loba teve direção geral de Jayme Monjardim, e entre seus diretores estava Marcos Schetmann (que foi diretor geral de novelas de Glória Perez desde o desentendimento dela com Jayme durante América). A novela contou a história de Valquíria (vivida por Betty Faria) que, após a morte do marido, decide sair da pequena cidade de São José do Barreiro para se realizar profissionalmente em São Paulo. Sua melhor amiga, Irene (papel de Ângela Vieira) a acompanha.

Valquíria e Irene reencontram um amor em comum de três décadas antes - Montenegro (interpretado por Adriano Reys), e a personagem vivida por Betty Faria enfrenta vários desencontros até ficar com Montenegro - o maior deles é sua filha Suzana (papel de Iracema Starling) descobrir que Montenegro é seu verdadeiro pai. A novela também deu destaque aos moradores da pensão de Piconês (vivido por Antônio Abujamra) e foi o último trabalho do ator Luiz Carlos Arutim, morto num incêndio no fim de 1995.

Em A idade da loba, Erasmo Carlos recorreu a uma das músicas da novela O bofe para contar em letra e música a vida de um dos personagens. Na gravação pra novela de Bráulio Pedroso, o ritmo que a música recebeu foi mais ligada ao pop, enquanto a gravação do "Tremendão" (que está disponibilizada no CD de Raridades da caixa Mesmo que seja eu lançada pela Universal) é cantada em ritmo de salsa.

Em O bofe, o intérprete desta canção é BETINHO, mais um dos cantores que só tiveram destaque nas gravações de trilhas da Som Livre. Seu repertório é extenso, e inclui participações em discos das novelas Bandeira 2, Minha doce namorada, Corrida do ouro, Fogo sobre terra e Cuca legal. Ele também está na trilha de duas outras novelas escritas por Bráulio Pedroso na TV Globo - O cafona e O rebu.

A canção de Roberto e Erasmo que ocupa a quarta faixa do lado B do LP da novela O bofe traz o conselho a um moço. Em letra e música, a dupla avisa a um rapaz para não marcar bobeira e procurar um amor.

Segue a letra!

Abraços a todos, Vinícius.

MOÇO - Roberto e Erasmo

Moço
Vê se larga o osso
Com a vida no bolso
Procure um amor
Não tem

Moço
Já é madrugada
Com a vida parada
Seja como for
Não falo mais nada
Procure um amor

Em vez de aí ficar
Curtindo esse sereno
É sempre bom lembrar
O que o moço está perdendo

A vida como tá
Não tá de brincadeira
E o moço aí parado
Marcando uma bobeira

Não é que eu seja contra
Ver a nova madrugada
Mas com uma namorada
O novo dia vai pintar melhor

Nenhum comentário: