domingo, 9 de maio de 2010

O bofe - INSTANTES



Olá, amigos.

A série de canções da novela O bofe chega ao seu segundo post, trazendo as 12 faixas do momento em que Roberto Carlos e Erasmo Carlos escreveram uma trilha de novela. Hoje, é a vez de falarmos um pouco do autor da novela.

BRÁULIO PEDROSO nasceu em 1931, na cidade de São Paulo. Sua vida foi muito ligada ao cinema, onde, dentre outros trabalhos, tem o roteiro do filme Roberto Carlos a 300 km por hora. Mas sua obra passou a ter destaque a partir de um texto para teatro - O fardão - vencedor do Prêmio Molière.

Ao chegar à teledramaturgia, revelou uma tentativa de inovação em suas novelas. É dele a novela Beto Rockefeller (no ar entre 1968 e 1969), a primeira novela a ter linguagem coloquial e a falar sobre o cotidiano brasileiro. Na TV Tupi escreveu ainda Super plá e A volta de Beto Rockefeller (apesar do grande sucesso da primeira edição, esta, de 1973, não teve tão boa repercussão).

Em sua estreia na TV Globo, o autor escreveu O cafona, em 1971, na qual mostrava a ascensão de um suburbano camelô e seu desconforto com a alta sociedade. Uma temática parecida com o da novela O bofe . A expressão na época significava pessoa desengonçada, mal arrumada, feia, uma conotação muito diferente dos dias de hoje.

Sua novela seguinte é considerada a melhor que já escreveu. O rebu (no ar entre 1974 e 1975), uma trama policial em que, além da habitual pergunta "quem matou?", se perguntava "quem morreu?". O tempo em que a novela passava era exatamente dois dias: a noite da festa e o dia seguinte a ela, com as investigações da polícia.

Na TV Globo, Bráulio ainda escreveu as novelas O pulo do gato e Feijão maravilha (nesta, homenageou as chanchadas da década de 1950) e a minissérie Parabéns pra você. Sua participação como escritor também aconteceu nos seriados globais Plantão de polícia e Amizade colorida.

A partir de 1985, começou a fazer parte da equipe de criação do núcleo de teledramaturgia da TV Manchete. Lá, escreveu em 1985 a minissérie policial Tudo em cima (em parceria com Geraldo Carneiro) e foi um dos autores do humorístico Tamanho família. Trabalhou na emissora dos Bloch até seu falecimento, em 1990.

Hoje, vem a segunda canção da trilha da novela. Uma música com toques de sensualidade, praticamente uma precursora de Proposta e das outras músicas eróticas assinadas por Roberto e Erasmo.

Segue a letra! Na foto, Bráulio Pedroso.

Abraços a todos, Vinícius.

INSTANTES - Roberto e Erasmo

Quanta coisa vai levar você
Quanta coisa vai trazer você
Quanta coisa faz lembrar
Instantes

No mormaço quando nos tocamos
No cansaço quando nos amamos
Tudo isso faz lembrar
Instantes

Meus conflitos
Olhos grandes
Tão bonitos
Que não se cansam
De me ver

E eu não me canso
De dizer
Só tenho fé em minha vida
Nos meus instantes com você

Quanta coisa vai levar você
Quanta coisa vai trazer você...

Nenhum comentário: