segunda-feira, 17 de maio de 2010

O bofe - MÚSICA DE ABERTURA


Olá, amigos.

Com este post, nossa série encerra o lado A do LP da novela O bofe. E a foto traz a capa original do LP com canções feitas só por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Na parte gráfica, há alguns fatos interessantes se compararmos com as atuais capas de trilhas de novelas.

A primeira é o termo "trilha sonora original", que, com o tempo perdeu a função, pois as trilhas hoje são tomadas por temas aleatoriamente escolhidos pela produção, e que, às vezes, influem nas próprias novelas. O caso mais emblemático é de uma novela escrita por Manoel Carlos em 1981 (já tendo uma Helena entre os personagens!) que contou a história de dois gêmeos idênticos que não sabiam da existência um do outro. A novela se chamava Baila comigo, por causa de uma música cantada por Rita Lee.

A segunda é com relação às fotos. O destaque é para o título da novela, e há a foto de três personagens importantes para a trama - Dorival (papel de Jardel Filho e assunto do primeiro post), Suzana Leopoldina (vivida por Ilka Soares e assunto no post anterior) e Demétrius, o Grego (interpretado por Cláudio Marzo e um dos temas dos próximos posts). Atualmente, o título aparece no canto da capa e o destaque é para uma foto posada de algum ator presente na novela - não necessariamente o protagonista.

A cargo de curiosidade, é legal ver como as logomarcas da Som Livre e da Rede Globo mudaram com relação aos dias de hoje. Na Som Livre, o que não mudou foi o nome de João Araújo, que na época já estava a cargo da coordenação geral da trilha.

A canção que encerra o lado A é o tema de abertura da novela. Por se tratar de um estilo de obra com uma variedade de tramas e de personagens, Roberto Carlos e Erasmo Carlos tentaram sintetizar em versos os temas que Bráulio Pedroso colocou em O bofe. Boa vida, procura, obrigações sociais indicam o que a novela das 22h mostrava, de maneira caricatural, aos espectadores.

Como foi adiantado no post sobre Porcelana, vidro e louça, a música de hoje também tem o maestro Osmar Milito. Mas, desta vez, eles acompanham o grupo Quarteto Forma. Um dado curioso: em uma de suas muitas formações, o Quarteto Forma teve entre seus membros o maestro Eduardo Lages.

A canção foi sampleada pelo rapper Cabal em 2006, quando ele fez o rap Viver bem. A gravação ficou interessantíssima.

Segue a letra!

Abraços a todos, Vinícius.

O BOFE - Roberto e Erasmo

Quem a boa vida escolheu
Vai morrendo sem encontrar
Se não for de um jeito
É de outro
Não se cansa de procurar

Pra ganhar a vida no sol
Vai molhar seu corpo no mar
Por obrigações sociais
Vai morar em qualquer lugar

E o sol, o sol, o sol, o sol
Não queima tanto
E o mar, o mar, o mar, o mar
Esconde o pranto

E os carros
Pela rua
Buzinam e a vida
Continua, ua, ua, ua...

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, eu tenho até hoje esse LP da novela "O Bofe" em perfeitas condições! Boas recordações!