sábado, 29 de maio de 2010

O bofe - MAPA DO TESOURO



Olá, amigos.

A série com canções da trilha da novela O bofe chega ao seu capítulo final. Foram 12 postagens para contar curiosidades, tramas e mostrar as letras das músicas de Roberto e Erasmo para a novela.

O bofe, infelizmente, caiu no esquecimento no acervo da TV Globo e suas imagens não são reapresentadas no arquivo da emissora. Ela se tornou mais uma das muitas novelas que tentaram inovar nos padrões da teledramaturgia mas não foram bem aceitas pelo público. Assim como tentaram novelas como O grito, O dono do mundo, Bang bang e a atual novela das 19h da TV Globo, Tempos modernos.



O elenco incluiu também a atriz Eloísa Mafalda, que fazia a macumbeira Gonzaguinha, e tinha José Wilker como Bandeira, um hippie que saqueava apartamentos. Wilker foi responsável por uma situação curiosa. Em solidariedade à demissão de Bráulio Pedroso, ele pediu para sair da novela. Seu personagem morreu. De tanto rir.

O último capítulo de O bofe foi exibido em 23 de janeiro de 1973. Nesta época, Bráulio Pedroso já estava afastado da novela, e a trama estava sendo contada por Lauro César Muniz. Este seria o primeiro trabalho na TV Globo do dramaturgo.

Mais tarde, Lauro foi responsável por histórias de sucesso na telenovela brasileira, como O casarão, Escalada e Roda de fogo, todas na TV Globo. Mas, em meio à sua trajetória, o dramaturgo entrou para a lista de autores de novelas que tentaram ser inovadoras mas foram mal recebidas pelo público - com Espelho mágico, novela que mostrava os bastidores da vida artística.

Daniel Filho falou sobre a novela em seu livro Antes que me esqueçam:

"Lembro-me que no primeiro capítulo de O bofe havia uma sequência toda feita na praia de Ramos, onde as pessoas se comportavam como se estivessem na Côte d’Azur, com namoros e brincadeiras. A novela contava a história de dois viúvos, Jardel Filho e Betty Faria. Todo mundo trambicava todo mundo, e até os mais ricos acabavam sendo grandes trambiqueiros.

A coisa mais engraçada que havia naquela novela inteiramente dedicada ao deboche era o Ziembinski, que fazia uma velha: foi o primeiro travesti da história da telenovela. A ideia era do próprio Ziembinski, um ator sempre muito ávido, com muita vontade de trabalhar e de criar novas propostas.

Nós dedicávamos o horário das dez da noite às experiências, modificações, ousadias. A novela não foi bem de público: na verdade, foi mal recebida, não tinha popularidade. Mas nós gostávamos muito".

Não há outros detalhes sobre o final da novela. O autor do livro Memória da telenovela brasileira, Ismael Fernandes, diz apenas que Lauro deu continuidade à história absurda, mas impregnando uma certa lógica.

A canção que encerra o LP com a trilha da novela O bofe coincidiu de ser justamente para um tema que seria afetado pelas mudanças nos bastidores da novela. Num dos posts anteriores, contamos uma história que envolvia a personagem Carlota, vivida por Zilka Salaberry.

Novamente, há uma música que envolve a milionária. Sua fortuna era alvo de seu sobrinho Maneco (vivido por Cláudio Cavalcanti) e do amigo dele, Bandeira (interpretado por José Wilker). A trama foi mudada com a morte de Bandeira.

A última faixa do disco trouxe Roberto e Erasmo contando em letra e música a história de Maneco e Bandeira. Na voz de CLÁUDIO FAISSAL, a dupla encerrou sua participação na trilha da novela questionando sobre a existência de um mapa do tesouro.

Segue a letra! Na foto, Cláudio Cavalcanti.

Abraços a todos e obrigado pela audiência, Vinícius.

MAPA DO TESOURO - Roberto e Erasmo

Quem na minha idade
Sabe da verdade
Existe um mapa
Do tesouro

Só que é amor
Em vez de ouro

Quem nasce
Como eu
Deita, aproveita e dorme
Acorda e não se arrependeu

Sonhou
Gastou
Mas não viveu

Vivo me olhando
E vejo
Meu nome
E nada mais

Meu resto
Que eu nunca vi
Anda perdido
Por aí

Não sei que dia é hoje
Se o tempo
É guerra ou paz
Ou de encontros cordiais
Se somos gente
Ou animais

P.S.: o tesouro desta trilha está disponível em lojas de disco. A Som Livre lançou a coleção Som Livre Masters, com trilhas de novelas e de seriados antigos no formato de CD. Uma das novelas é O bofe.

Na saideira da série, mais um vídeo com chamada da novela O bofe. Raridade de You Tube...

Nenhum comentário: