segunda-feira, 25 de maio de 2009

50 anos de emoções - 1977



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções continua a apresentar cada ano da extensa carreira de Roberto Carlos na Música Popular Brasileira. Em cada post, estamos falando sobre o que RC fez ano após ano, além de relembrar fatos que marcaram cada época.

Em 1977, o mundo conheceu um grande avanço tecnológico. A Apple lançou o Apple II, o primeiro microcomputador moderno da história da tecnologia. Além de 4 KB de memória RAM, o computador trazia lugar para serem colocadas fitas K7 e até mesmo fitas de vídeo.

No mesmo ano em que Jimmy Carter tomou posse da presidência dos Estados Unidos, o país lançou a nava Voyager 2, que se aproximou dos grandes países do Sistema Solar. Enquanto isto, a Terra assistiria ao maior desastre aéreo ocorrido na história da aviação (até o presente momento). Um choque entre aviões das companhias KLM e Pan American nas Ilhas Canárias deixou 583 mortos.

No Brasil, o ano de 1977 apresentou uma grande mudança nos costumes da sociedade. O presidente Ernesto Geisel aprovou a Emenda Constitucional Número 9, de 28 de julho, e instituiu a Lei do Divórcio no país. A lei seria regulamentada a partir do dia 26 de dezembro.

Geisel também outorgou um conjunto de leis em 13 de abril de 1977. O "Pacote de Abril" trouxe uma emenda constitucional e seis decretos visando às eleições seguintes. De acordo com o novo pacote, um terço dos senadores brasileiros seria indicado pelo próprio presidente - a imprensa definiu estes senadores como "senadores biônicos". O mandato presidencial subiu de cinco para seis anos e a eleição para o governo dos estados brasileiros continuou sendo através de eleições indiretas. Neste ano, o Brasil passou por uma mudança geográfica. Em 11 de outubro, o estado do Mato Grosso foi dividido entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

1977 apresentou também o surgimento de alguns símbolos existentes até hoje no país. Em Recife, desfilou pela primeira vez o bloco de carnaval Galo da Madrugada, considerado pelo Guiness Book o maior bloco do mundo. No Rio de Janeiro, o centro de convenções batizado como Riocentro foi inaugurado. Ele seria palco de shows importantíssimos (Primeiro de Maio e Rock In Rio) e eventos como o RIO-92.

E em 9 de julho, Edir Macedo fundou a Igreja Universal do Reino de Deus. Igreja protestante e neopentecostal, a Universal ganharia o mundo e, mais tarde, uma emissora de televisão no país. Mas isto é um assunto para um próximo post.

No futebol, o Cruzeiro desperdiçou a chance de ser campeão pela segunda vez consecutiva da Taça Libertadores da América. O time chegou à final diante do Boca Juniors, e após uma derrota em Buenos Aires e uma vitória em Belo Horizonte (ambas pelo placar de 1 a 0), o terceiro jogo terminou empatado em 0 a 0. Nas cobranças de pênalti, o Cruzeiro perdeu por 5 a 4 e saiu como vice-campeão de Montevidéu.

O Campeonato Brasileiro continuava acontecendo com o mesmo formato desde 1971, mas a cada edição ficava mais inchado. Em troca de favores com os estados, o governo impunha ano após ano a entrada de novos clubes. Em 1977, o torneio chegou a 62 times. A solução no regulamento foi ter três fases (além de uma "repescagem" com times que atuaram mal no início do campeonato), além de uma semifinal e uma final.

Com isto, o Brasileirão acabou somente no ano seguinte. Em 5 de março de 1978, Atlético Mineiro e São Paulo disputaram no Mineirão ("casa" do Atlético, que teve o direito do mando de campo por ter a melhor campanha no campeonato) o título de melhor do Brasil do ano anterior. Após empate em 0 a 0, pela primeira vez o Campeonato Brasileiro foi decidido nas cobranças de pênalti. O São Paulo sagrou-se campeão ao ganhar por 3 a 2 nos pênaltis. Mesmo não tendo perdido nenhum jogo na competição, o time de Minas não pôde ganhar o título. O Atlético apresentou o maior artilheiro em uma edição no torneio: o atacante Reinaldo marcou 28 gols em 17 jogos disputados. Sua marca seria ultrapassada somente duas décadas depois, pelo jogador Edmundo, do Vasco.

E futebol foi um tema presente no Roberto Carlos Especial exibido ao final de 1977. Às vésperas da Copa do Mundo de 1978, RC intercalava os números de seu programa com imagens de jogadores de futebol. Além disto, alguns jogadores conversaram com ele. Com Rivelino, a conversa foi sobre pássaros. Roberto chamou Garrincha para um desafio de sinuca. E, pela primeira vez na história da música, dois reis - Roberto Carlos e Pelé - se juntaram para fazer um dueto. Com RC ao violão, Pelé cantou O mundo é uma bola.

Roberto Carlos cantou um pout-pourri com excelentes músicas brasileiras, como Cinema Olympia, Asa Branca, Wave e Ponteio. Mas seu cancioneiro ia além neste especial. Foi até o repertório de Carlos Gardel para cantar El día que me quieras, e ainda falou sobre América do Sul, cantando El humauaqueño e América, América.

Do exterior veio um convidado fantástico: Armando Manzanero. Com ele ao piano, Roberto cantou em duas línguas: em inglês (It's impossible) e em espanhol (Propuesta, versão de Proposta, e Esta tarde vi llover, que mais tarde ele gravaria).

Mas o melhor momento com convidados do especial veio através do amigo Erasmo Carlos. Num primeiro momento, os dois homenagearam Elvis Presley (que faleceu naquele ano), cantando um pout-pourri só com músicas da safra do outro "rei". E, em seguida, Roberto apresentou ao amigo Erasmo Carlos uma canção muito especial. Esta canção abriria o LP lançado por Roberto Carlos em 1977:

LADO A

1 - Amigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Nosso amor, de Mauro Motta e Eduardo Ribeiro

3 - Falando sério, de Maurício Duboc e Carlos Colla

4 - Muito romântico, de Caetano Veloso

5 - Solamente una vez, de Agustin Lara

6 - Ternura (Somehow it got to be tomorrow), Estelle Levitt e Kenny Karen, com versão de Rossini Pinto

LADO B

1 - Cavalgada, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Não se esqueça de mim, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Jovens tardes de domingo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Pra ser só minha mulher, de Ronnie Von e Tony Osanah

5 - Outra vez, de Isolda

6 - Sinto muito, minha amiga, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

No lado "intérprete" do disco, Roberto Carlos gravaria em 1977 duas canções que até hoje continuam dentre as mais requisitadas de seu repertório: Falando sério, de Maurício Duboc e Carlos Colla e, principalmente, Outra vez, de Isolda. A compositora (que pela primeira vez tinha mandado uma música sem a coautoria do irmão Milton Carlos) contou certa vez que tinha mandado três músicas pro Roberto. Outra vez era a que ela achava que ele jamais iria gravar, pois tinha o estilo muito parecido com Você em minha vida (que RC apresentou no LP anterior). A música não só foi gravada por Roberto como também já teve mais de 150 gravações. Dentre os intérpretes estão Maria Bethânia, Simone e até o cantor italiano Peppino di Capri.

Em 1977 também seria a primeira vez que aparecia o nome de Mauro Motta dentre os compositores de Roberto Carlos. A partir de 1984, ele seria produtor de RC, em substituição a Evandro Ribeiro, que se afastaria por motivos de saúde. O coautor da canção Nosso amor, Eduardo Ribeiro, é pseudônimo do produtor Evandro. Outros ícones da música estiveram presentes na safra de RC em 1977: Agustin Lara, na releitura do bolero Solamente una vez, Caetano Veloso, na gravação de Muito romântico (canção que parece sob medida para definir RC) e Ronnie Von, que, com Pra ser só minha mulher, mostra que a "rixa" da Jovem Guarda nunca existiu.

A Jovem Guarda foi recordada na releitura de Ternura, sucesso que rendeu o apelido de "Ternurinha" a Wanderléa, e principalmente numa singela declaração de amor. Com Jovens tardes de domingo, Roberto e Erasmo viram pelo espelho as lembranças dos velhos tempos e dos belos dias vividos nos domingos da TV Record. As tardes de guitarras, sonhos e emoções estavam devidamente rememoradas na safra dos dois.

Uma das canções deste disco foi redescoberta agora, há pouco tempo. A bela Não se esqueça de mim recebeu há alguns anos uma gravação de Nana Caymmi e Erasmo Carlos, mas voltou a ter destaque por fazer parte da trilha da novela Caminho das Índias. Este que vos escreve espera que também seja redescoberta a faixa que encerra o LP - Sinto muito, minha amiga.

Neste ano, Roberto Carlos apresentou sua canção mais forte dentre as que falaram sobre amor erótico. Cavalgada versa sobre uma relação amorosa e prima por ser de uma sensibilidade fantástica.

Mas, em meio a tantas belas canções, a música que simboliza o ano de 1977 é a que fala sobre amizade. Uma canção que Roberto confessou que demorou para fazer, para definir. E "o amigo, o amigo de fé, foi feita pra você, Erasmo Carlos...". Foi assim que RC a apresentou para Erasmo neste ano, em mais uma emoção compartilhada pelos dois.

Segue a letra! Na foto, o momento do abraço de Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

Abraços a todos, Vinícius.

AMIGO - Roberto e Erasmo

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo...

6 comentários:

Anônimo disse...

Quelle phrase... super, l'idГ©e remarquable http://cgi3.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=cialis-achat&hc=1&key=cialis20mg acheter cialis generique [url=http://cgi3.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=cialis-achat&hc=1&key=cialis20mg]cialis en ligne[/url]

Anônimo disse...

votre phrase est brillante http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/ acheter viagra generique [url=http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/]viagra[/url]

Anônimo disse...

Je ne sais pas. http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/ achat viagra [url=http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/]viagra france[/url]

Anônimo disse...

Je ne doute pas de cela. http://cgi3.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=acheter-cialis&hc=1&key=acheter-cialis achat cialis [url=http://cgi3.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=acheter-cialis&hc=1&key=acheter-cialis]achat cialis generique[/url]

Anônimo disse...

post10, http://www.rc.umd.edu/cstahmer/cogsci/ viagra professional, vuzl2, http://www.rc.umd.edu/ viagra

cheap viagra online disse...

Your blog is outrageous! I mean, Ive never been so entertained by anything in my life! Your vids are perfect for this. I mean, how did you manage to find something that matches your style of writing so well? Im really happy I started reading this today. Youve got a follower in me for sure!