terça-feira, 19 de maio de 2009

50 anos de emoções - 1974



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções prossegue na estrada da trajetória de Roberto Carlos, mostrando, ano a ano, cada momento de seus 50 anos de carreira. Nesta sequência de posts, este blogue mostra também fatos que marcaram o Brasil e o mundo em cada ano da carreira de RC.

O ano de 1974 ficou marcado por um emocionante momento de volta à democracia. Em Portugal, a Revolução dos Cravos derrubou o fascismo que imperava em território português desde 1926. No Brasil, o cantor Chico Buarque citou esta revolução na canção Tanto mar, e a letra foi censurada: "Sei que estás em festa, pá, fico contente".

Nos Estados Unidos, um incidente motivou o afastamento do presidente Richard Nixon. O "Caso Watergate" levou à tona um esquema de corrupção e espionagem com o aval do então mandatário norte-americano. No dia 9 de agosto de 1974, Richard Nixon renunciou ao cargo, e em seu lugar entrou Gerald Ford.

O Brasil também sofria uma alteração política. Terminava o mandato mais obscuro da Ditadura Militar, com Emílio Garrastazu Médici. Em seu lugar, entrava o General Ernesto Geisel, que se propôs a fazer uma abertura política "lenta, gradual e segura" no país.

Mais um grave incidente vindo de São Paulo comoveu o país. Em primeiro de fevereiro, o Edifício Joelma, na Rua 9 de julho, foi palco de uma tragédia. Um curto-circuito ocorrido no ar condicionado de uma sala do décimo-segundo andar iniciou um incêndio que terminou com 300 feridos e 179 mortos.

Sem Pelé (que anunciou que não queria mais ser convocado), a Seleção Brasileira não teve o mesmo desempenho na Copa do Mundo. Após dois empates em 0 a 0 contra Escócia e Iugoslávia, o Brasil se classificou em segundo de seu grupo com uma vitória de 3 a 0 sobre a seleção do Zaire. Na segunda fase, o Brasil passou por Alemanha Oriental (1 a 0) e Argentina (2 a 1) mas não conseguiu passar pelo "carrossel holandês", e foi desclassificado com uma derrota por 2 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, a Seleção foi novamente derrotada, agora pela Polônia, por 1 a 0. A equipe dirigida por Zagallo terminou em quarto lugar na competição. O título da Copa do Mundo seria o país-sede Alemanha, que venceu a Holanda por 2 a 1 na partida final.

O Brasil também não chegou à disputa do Mundial Interclubes em 1974. O São Paulo chegou a vencer por 2 a 1 o primeiro jogo contra o Independiente, da Argentina, no Morumbi. Mas depois da derrota por 2 a 0 na Argentina, no terceiro jogo os são-paulinos não conseguiram a vitória, e o Independiente venceu por 1 a 0.

Em 1974, pela primeira vez um clube do Rio de Janeiro se sagrou vencedor do Campeonato Brasileiro. No quadrangular final entre Santos, Internacional, Cruzeiro e Vasco, as duas últimas equipes ficaram empatadas em número de pontos. Com isto, houve a necessidade de um jogo extra, que seria realizado no Mineirão ("casa" do time do Cruzeiro, que teve melhor campanha durante o campeonato). Mas um incidente ocorrido no estádio de Belo Horizonte fez com que a partida fosse realizada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Vasco venceu a partida por 2 a 1, com gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro, e Nelinho marcando para a equipe cruzeirense.

No ano de 1974, Roberto Carlos começou a fazer parte da programação anual do Brasil. Em dezembro, foi ao ar pela primeira vez o Roberto Carlos Especial. Além de apresentações musicais (Canzone per te, Se você pensa e Proposta), Roberto abriu espaço para convidados muito especiais. Seu filho Segundinho contracenou com personagens do programa infantil Vila Sésamo e pilotou um carro no qual o pai cantava O calhambeque. RC teve como convidados os cantores Antônio Marcos, Erasmo Carlos e o ator Paulo Gracindo.

Em seu programa, Roberto também apresentou canções que estavam em seu novo LP. Num clipe rodado nas ruas do centro de São Paulo, ele se tornou o seresteiro que cantava A deusa da minha rua. E, para encerrar seu programa, RC cantou Eu quero apenas, a música na qual ele dizia que queria ter um milhão de amigos. Mas o disco ainda trazia ótimas novas da safra de RC:

LADO A

1 - Despedida, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Quero ver você de perto, de Benito Di Paula

3 - O portão, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Ternura antiga, de Dolores Duran e J. Ribamar

5 - Você, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - É preciso saber viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

LADO B

1 - Eu quero apenas, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Jogo de damas, de Isolda e Milton Carlos

3 - Resumo, de Mário Marcos e Eunice Barbosa

4 - A deusa da minha rua, de Newton Teixeira e Jorge Farahj

5 - A estação, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - Eu me recordo (Yo te recuerdo), de Armando Manzanero, com versão de Roberto Carlos

Além da tradição de lançar novas gravações a cada ano, Roberto Carlos continuou também a tradição de apresentar a obra de um novo autor. Desta vez, o compositor escolhido foi Benito di Paula, com a música Quero ver você de perto. Mário Marcos, um dos autores de Como vai você?, apareceu como autor ao lado da mãe Eunice Barbosa, em Resumo. Isolda e Milton Carlos estiveram presentes com a densa Jogo de damas. Num novo tributo a gerações mais antigas da Música Popular Brasileira, Roberto apresentou novas leituras para A deusa da minha rua e para Ternura antiga, grande sucesso de Dolores Duran.

A veia aberta à América Latina se apresentou mais uma vez, através de uma canção de Armando Manzanero versionada pelo próprio RC. Eu me recordo já havia sido lançada no LP As 14 mais, em meados de 1974, tendo Roberto acompanhado pelo próprio Manzanero ao piano. Mas agora ela encerrava o LP de RC com um arranjo de orquestra.

No ano em que dizia que queria ter um milhão de amigos através de Eu quero apenas, Roberto Carlos prosseguia tendo como primeiro amigo e parceiro Erasmo Carlos. Os dois assinaram boa parte da safra musical do disco. Quatro anos depois do filme Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa, RC incluiu em seu disco uma leitura para É preciso saber viver. Mas com uma diferença considerável. Roberto estava gravando seu disco no exterior e queria incluí-la, mas não lembrava da letra. Ele ligou para Márcio Antonucci, um dos integrantes da dupla Os Vips, passar por telefone verso a verso. Só que Márcio esqueceu uma estrofe da canção. Ficou definitiva mesmo a música lançada por Roberto Carlos. A estrofe "esquecida" foi:

Mas se você caminhar comigo
Seja qual for o caminho eu sigo
Não importa aonde for
Eu tenho amor, eu tenho amor

O LP abriu com uma valsa chamada Despedida, um jeito paradoxal de iniciar seu disco daquele ano. Roberto Carlos também mostrou uma música melancólica de fim de relacionamento intitulada Você, que cerca de duas décadas depois seria redescoberta na voz de Maria Bethânia. Houve espaço também para uma música nostálgica, falando sobre despedida entre mãe e filho, nos versos de A estação.

Mas a canção mais marcante do LP de 1974 falou sobre reencontro. Sobre a volta para casa depois de tanto tempo longe. Um cachorro sorriu latindo para Roberto Carlos cantar como foi voltar em frente ao portão de casa depois de tanto tempo.

Segue a letra! Na foto, o logotipo do primeiro Roberto Carlos Especial.

Abraços a todos, Vinícius.

O PORTÃO - Roberto e Erasmo

Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei

Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Fui abrindo a porta devagar
Mas deixei a luz entrar primeiro
Todo o meu passado iluminei
E entrei

Meu retrato ainda na parede
Meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andei
E eu falei

Onde andei não deu para ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Sem saber depois de tanto tempo
Se havia alguém à minha espera
Passos indecisos caminhei
E parei

Quando vi que dois braços abertos
Me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei
E chorei

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei...

Nenhum comentário: