sexta-feira, 15 de maio de 2009

50 anos de emoções - 1972



Olá, amigos.

Prosseguindo a série 50 anos de emoções, hoje este blogue apresenta mais um ano no qual Roberto Carlos esteve presente como artista da Música Popular Brasileira. É a forma deste blogue homenagear os 50 anos de RC no cenário musical.

1972 foi marcado por um acontecimento ocasionado pela intolerância religiosa. Durante as Olimpíadas de Munique, o grupo terrorista palestino "Setembro Negro" fez um atentado contra a delegação de Israel. A ação matou 11 atletas israelitas, no incidente chamado "Massacre de Munique".

No Brasil, alguns órgãos da imprensa continuavam achando formas de burlar a Censura Federal. O Estado de S. Paulo já se caracterizava por artimanhas como publicar receitas de bolo ou poemas nos lugares das notícias censuradas. Mas na edição de 24 de setembro de 1972, o "Estadão" conseguiu publicar uma notícia sobre a Guerrilha do Araguaia, na qual, neste ano, seria preso o hoje deputado José Genoíno.

Só que o país também assistia a fatos que causaram comoção nacional. Em fevereiro, o menino Serginho, de 4 anos, foi sequestrado por quatro bandidos dentro de sua casa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A ação contra o filho do empresário imobiliário Sérgio Castro inspiraria outro sequestro a uma criança (em especial por causa da cobertura jornalística em cima do "Caso Serginho"), mas isto é um assunto para um dos próximos posts.

À imprensa chegavam alguns ecos de excessos da Polícia Militar em bairros suburbanos do Rio de Janeiro. Um deles veio em 29 de março, quando agentes do DOI/CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) assassinaram Lígia Maria Salgado Nóbrega, Antônio Marcos Pinto de Oliveira e Maria Regina Lobo Leite Figueiredo por supostas ligações com grupos de esquerda. Este episódio ficou conhecido como "Chacina de Quintino", no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, uma provável sobrecarga elétrica causou um incêncido no Edifício Andraus, prédio de 32 andares localizado entre a Avenida São João e a Rua Pedro Américo. Transmitido praticamente em tempo real pela televisão, o incêndio teve 16 mortos e 330 feridos. Dois anos depois, outro incêndio em uma grande construção paulistana chocaria o mundo. Mas isto é assunto para um dos próximos posts.

Na segunda edição do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Botafogo chegaram à final do torneio. Por ter a melhor campanha, o empate em 0 a 0 no Morumbi deu o título ao alviverde paulista.

Neste ano, a TV Globo transmitiria sua última edição do Festival Internacional da Canção. Na sétima edição do evento, Maria Alcina cantaria a vencedora Fio Maravilha, música que Jorge Ben escreveu em homenagem ao atacante rubro-negro de mesmo nome. Curiosamente, mais tarde o jogador entraria na justiça e não permitiria que o autor colocasse seu nome na canção - Jorge Ben alterou o título para Filho Maravilha. Em segundo lugar, Tobias e Cláudia Regina interpretaram a música Diálogo, de Paulo César Pinheiro e Baden Powell.

Este festival teria dois momentos interessantíssimos. O primeiro deles foi através de um conterrâneo de RC - Sérgio Sampaio - que apresentou o protesto Eu quero é botar meu bloco na rua. No outro, seria um prêmio especial ao cantor e compositor Walter Franco, que apresentou a experimentalíssima Cabeça sob fortes vaias da plateia.

Roberto Carlos apareceu como compositor numa situação inusitada. Ele e Erasmo Carlos assinaram uma trilha inteira de uma novela exibida pela TV Globo. Em 19 de julho, o horário das 22h estreou a novela O bofe. Depois do sucesso de Beto Rockefeller na TV Tupi, a emissora global contratou o autor Bráulio Pedroso e o diretor Lima Duarte para escreverem "a mais anárquica de todas as telenovelas".

Em O bofe, Bráulio fugia de todos os clichês de telenovela, apresentando personagens como uma grã-fina que era jurada do programa Buzina do Chacrinha, um hippie que saqueava apartamentos, um mecânico que era artista plástico nas horas vagas e acabava descoberto por um marchand e tendo como par romântico um mecânico e uma viúva suburbana que ia paquerar na Zona Sul. A novela inovou ao trazer o ator Ziembinski fazendo o primeiro personagem travestido - a velha Stanislava, que se embebedava de xarope e tinha sonhos sensuais com um trapezista.

Entretanto, a inovação não foi bem aceita pelo público e Bráulio Pedroso foi demitido no meio da novela. Em solidariedade a ele, o ator José Wilker também pediu para sair de O bofe. O desfecho de seu personagem, Bandeira, foi morrer de tanto rir. O autor Lauro César Muniz continuou a trama. A trilha de Roberto e Erasmo apresentava momentos interessantes, e os mais variados intérpretes, como vemos abaixo:

LADO A

1 - Fala, Dorival, com Renata & Flávio

2 - Instantes, com Jacques Wu

3 - Rainha da roda, com Elza Soares

4 - Porcelana, vidro e louça, com Osmar Milito, Luna e Suza

5 - Madame sabe tudo, com Nelson Motta

6 - O bofe, com Osmar Milito e Quarteto Forma

LADO B

1 - Perdido no mundo, com Eustáquio Sena

2 - Quem mandou, com Djalma Dias

3 - Só de brincadeira, com Sandra

4 - Moço, com Betinho

5 - Grego só, com Os Vips

6 - Mapa do tesouro, com Cláudio Faissal

Bráulio Pedroso seria o encarregado de um projeto importantíssimo para o cinema brasileiro. Ele escreveu o roteiro de Roberto Carlos a 300 km por hora, terceiro filme de Roberto Farias. Rodado no ano anterior, este é um filme diferente na obra de RC.

Roberto Carlos não faz o papel dele mesmo. Ele é o mecânico Lalo, um humilde rapaz que sonha em ser piloto de corrida e tem uma paixão velada por Luciana (vivida por Libânia Almeida), namorada de Rodolfo Lara (papel de Raul Cortez), um piloto que abandonou as pistas depois de ter sofrido um acidente. Lalo tem a ajuda do amigo Pedro Navalha (vivido por Erasmo Carlos) para tentar realizar ao menos o sonho das pistas. A intenção desta nova empreitada cinematográfica era associar a imagem de RC ao sucesso das corridas de carro, na época em que Emerson Fittipaldi estava no ápice.

O filme tem participações especialíssimas de atores como Flávio Miggliaccio, Otelo Zeloni, Mário Benevenutto, Walter Forster e até uma ponta de Reginaldo Faria. A parte musical fica restrita a momentos incidentais das canções Todos estão surdos e De tanto amor, além da inclusão de Masculino, feminino, canção lançada por Erasmo Carlos no ano anterior.

Mas Roberto Carlos freava um pouco no ritmo de suas canções e apresentava ao final de 1972 um disco basicamente introspectivo. E cada vez mais belo em letra e música. Eis o repertório:

LADO A

1 - À janela..., de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Como vai você?, de Antônio Marcos e Mário Marcos

3 - Você é linda, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Negra, de Maurício Duboc e Carlos Colla

5 - Acalanto, de Dorival Caymmi

6 - Por amor, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

LADO B

1 - À distância, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - A montanha, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - Você já me esqueceu, de Fred Jorge

4 - Quando as crianças saírem de férias, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - O divã, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - Agora eu sei, de Édson Ribeiro e Helena dos Santos

Mais uma vez, Roberto Carlos apresentava uma dupla de compositores aos que ouviam seu disco - Antônio Marcos e Mário Marcos, autores de Como vai você?, uma das canções mais bem sucedidas de seu repertório. Fred Jorge aparecia novamente na triste Você já me esqueceu. Maurício Duboc e Carlos Colla emplacavam mais uma autoria, com os versos de Negra, uma canção nos moldes da Black is beautiful que Elis Regina interpretava. Helena dos Santos e Édson Ribeiro encerravam o disco na reflexiva Agora eu sei.

Roberto começava a mostrar seu cotidiano de pai, ao fazer uma nova leitura de Acalanto, bela canção de Dorival Caymmi e, na vertente de compositor, falar sobre gravidez em Você é linda e sobre o dia-a-dia de um casal com filhos na ensolarada Quando as crianças saírem de férias. Ensolarada também era a "mensagem" religiosa do LP - A montanha - nas quais ele procurava as montanhas pra entoar "Obrigado, Senhor".

Só que o disco trazia um tom mais intimista, e uma música simbolizava a vontade de Roberto mostrar todas as coisas que o amarguraram. Com O divã, ele cantou um pouco de sua infância e acabou se lembrando da festa, do apito e de um sange no linho branco, que certamente emocionou quem o escutou.

Nas demais canções, RC mostrava uma safra mais introspectiva, desde a abertura do LP. Em À janela..., RC cantava sobre a incerteza de uma pessoa que quer sair de casa. Encerrando o lado A do disco, vinha a tristeza de quem se sentia no submundo do desamor, em Por amor.

E, abrindo o lado B do disco, veio uma das mais belas canções amarguradas assinadas por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. RC dedicava sua voz a cantar um amor que, em letra e música, não queria morrer na distância.

Segue a letra! Na foto, Roberto e Erasmo Carlos em Roberto Carlos a 300 km por hora.

Abraços a todos, Vinícius.

À DISTÂNCIA - Roberto e Erasmo

Nunca mais você ouviu falar de mim
Mas eu continuei a ter você
Em toda esta saudade que ficou
Tanto tempo já passou e eu não te esqueci

Quantas vezes eu pensei voltar
E dizer que o meu amor nada mudou
Mas o meu silêncio foi maior
E na distância morro todo dia sem você saber

O que restou do nosso amor ficou
No tempo esquecido por você
Vivendo do que fomos ainda estou
Tanta coisa já mudou, só eu não te esqueci

Quantas vezes eu pensei voltar
E dizer que o meu amor nada mudou
Mas o meu silêncio foi maior
E na distância morro todo dia sem você saber

Eu só queria lhe dizer que eu
Tentei deixar de amar não consegui
Se alguma vez você pensar em mim
Não se esqueça de lembrar que eu nunca te esqueci

Quantas vezes eu pensei voltar
E dizer que o meu amor nada mudou
Mas o meu silêncio foi maior
E na distância morro todo dia sem você saber...

9 comentários:

James Lima disse...

Demais ! Um dos anos mais produtivos na carreira de Roberto Carlos, e um dos melhores discos também

Um Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Gusto casinos? probe this childish [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] exemplar and trick evasively online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also all our awaken [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] allusion at http://freecasinogames2010.webs.com and be pleasing in realized means !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the sector of is www.ttittancasino.com , because german gamblers, speed in free-flowing online casino bonus.

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino games[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]online casino[/url] unshackled no set aside perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]loosen casino
[/url].

Anônimo disse...

[url=http://www.realcazinoz.com]Online casinos[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of circadian ("buddy and mortar") casinos. Online casinos franchise gamblers to candidate and wager on casino games with the supplant the Internet.
Online casinos superficially found aside on the securities altercation odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos upon higher payback percentages as a prescription over and beyond the extent of opening automobile games, and some a postcard community payout participation audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed apathetic clump generator, note games like blackjack plead to save an established forebears edge. The payout incise up as a replacement representing these games are established nigh unto to the rules of the game.
Varying online casinos vindicate absent from in topple laconic or discern their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Artfulness Technology and CryptoLogic Inc.

Anônimo disse...

Thank you for some other wonderful post. Where else may just anybody get that
kind of info in such an ideal means of writing?
I have a presentation next week, and I'm on the look for such info.

Feel free to surf to my web-site microgaming casino network

Anônimo disse...

We stumbled over here by a different page and thought I might
as well check things out. I like what I see so now i am following you.
Look forward to looking into your web page for
a second time.

my page :: microgaming casinos for usa

Anônimo disse...

If some one wishes to be updated with newest technologies therefore
he must be pay a quick visit this site and be up to date all the time.


Feel free to surf to my webpage - microgaming casino network

Anônimo disse...

There's definately a great deal to find out about this issue. I like all of the points you have made.

Here is my web page :: microgaming Casino Games

Anônimo disse...

Thank you a bunch for sharing this with all of us you
really recognize what you're talking about! Bookmarked. Please also discuss with my site =). We may have a link trade arrangement among us

Take a look at my web page microgaming Casino bonus