domingo, 17 de maio de 2009

50 anos de emoções - 1973



Olá, amigos.

Em mais um post da série 50 anos de emoções, hoje este blogue recorda mais um ano no qual Roberto Carlos esteve presente no cenário musical. Esta é a forma de relembrarmos, a cada dia, os 50 anos de carreira de RC, completos neste ano de 2009.

O ano de 1973 foi marcado pelo fim de uma barbárie. Após 14 anos de combates em território vietnamita, o presidente Richard Nixon anunciou a retirada das tropas dos Estados Unidos do Vietnã. Os Acordos de Paz de Paris assinaram o fim da Guerra do Vietnã.

Entretanto, outros conflitos comveriam a sociedade mundial. No dia 6 de outubro, Egito e Síria abriram ofensiva contra Israel, no episódio conhecido como Guerra de Yom Kippur. Durante 20 dias, os exércitos se confrontaram num ataque que soou como uma tentativa de retaliação do mundo árabe pela vitória israelense na Guerra dos Seis Dias. Apesar da guerra não completar um mês, o acordo entre os países seria assinado somente em 1978. Mas isto é um assunto para um dos próximos posts.

A América Latina permanecia sob ditaduras em toda sua região, e a prosperidade política na qual o Chile caminhava através do governo de Salvador Allende foi interrompida no dia 11 de outubro. Neste dia, um golpe de estado levou Allende à morte e instaurou a ditadura do General Augusto Pinochet.

No cenário tecnológico, os Estados Unidos lançaram as sondas Mariner 10 e Pioneer 10 no espaço. E em seu território, ergueu o prédio que seria, com o passar dos anos, o centro econômico de todo o mundo: as torres gêmeas do World Trade Center, inauguradas em 4 de abril.

O Brasil também teve algumas tentativas de melhoras tecnológicas no ano de 1973. Uma delas veio na parte de energia elétrica, quando Brasil e Paraguai fizeram um acordo sobre a bacia hidrelétrica do Rio Paraná. O Tratado de Itaipu obrigava o Paraguai a repassar 20% do excedente energético produzido ao Brasil até o ano de 2023.

Em 1973, uma nova barbaridade envolvendo criança comoveu o país e mobilizou também a cobertura jornalística. Em 2 de agosto, o menino Carlos Ramires da Costa, o Carlinhos, foi sequestrado de sua casa na Rua Alice, no bairro carioca de Laranjeiras. Até o momento, este crime nunca foi solucionado.

Em 24 de janeiro, o país começava a ver sua novela mais colorida. Assinada por Dias Gomes, O bem amado foi a primeira novela a ser exibida totalmente em cores. Os desmandos do Odorico Paraguaçu vivido por Paulo Gracindo e as situações da cidade de Sucupira fizeram o país rir, na sátira política apresentada às 22 horas.

A TV Globo lançou neste ano alguns programas que ainda estão em sua grade de programação, e para todos os espectadores. O jornalístico Globo Repórter, o informativo esportivo Esporte espetacular, e aquele que se tornaria um de seus programas mais tradicionais. Num domingo, dia 5 de agosto de 1973, foi ao ar a primeira edição do programa Fantástico. Idealizado por Walter Clark, o programa mesclava informação e entretenimento durante duas horas a cada domingo.

Repetindo a façanha de 1972, o Palmeiras foi novamente o vencedor do Campeonato Brasileiro. Em uma quadrangular com Cruzeiro, Internacional e São Paulo, o alviverde chegou ao último jogo, diante do tricolor paulista, precisando apenas de um empate. E conseguiu. Com o 0 a 0 no Morumbi, o Palmeiras se tornou o primeiro bicampeão do torneio.

Roberto Carlos estreou mais uma vez um show assinado por Miéle & Bôscoli no palco do Canecão. Depois de A 200 km por hora, em 8 de novembro de 1973 tinha início a turnê de Além da velocidade. O show permaneceu por seis meses na casa de espetáculos, sempre com casa lotada. E os espectadores iam à casa de shows para assistir RC interpretando o seguinte repertório:

- Abertura: Se você pensa /As curvas da Estrada de Santos /Sua estupidez /Todos estão surdos / Jesus Cristo
- À distância
- Como dois e dois
- Quando as crianças saírem de férias
- Traumas
- O divã
- Detalhes
- Desafinado
- Blue suede shoes / You can't be back / Hound dog / Tutti Frutti
- Como vai você?
- A deusa da minha rua
- Sonho lindo
- El día que me quieras
- O show já terminou
- A montanha


Roberto Carlos ia além da velocidade, mas via pelo espelho todas as fases pelas quais sua música havia passado até então. E homenageava cada nuance de sua música. Em meio a músicas lançadas no ano anterior, como Quando as crianças saírem de férias e Como vai você?, vinham lembranças de seus tempos de rock, com o pout-pourri dedicado a Elvis Presley, a inclusão de Desafinado, em referência à Bossa Nova.

A inclusão de El día que me quieras sinalizava um novo caminho que Roberto Carlos ia seguindo. No ano anterior, RC lançou para o mercado latino uma compilação dele lançando sucessos vertidos para o espanhol. E, em 1973, seria a vez do lançamento de um disco "de carreira" todo em castelhano. Oito músicas do LP de 1972 foram versionadas e, ao lado de de Las flores del jardin de nuestra casa e Te dije adiós (respectivamente, As flores do jardim da nossa casa e Eu disse adeus em espanhol) completaram o LP Roberto Carlos en español.

10 músicas formaram o LP anual lançado por RC ao final de 1973. Curiosamente, duas gravações lançadas na compilação As 14 mais no meio do ano não entraram no disco de dezembro - Sonho lindo, de Maurício Duboc e Carlos Colla, e O show já terminou, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Eis o repertório:

LADO A

1 - A cigana, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Atitudes, de Getúlio Côrtes

3 - Proposta, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

4 - Amigos, amigos, de Isolda e Mílton Carlos

5 - O moço velho, de Sylvio César

LADO B

1 - Palavras, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - El día que me quieras, de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera

3 - Não adianta nada, de Fred Jorge

4 - O homem, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Rotina, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Mais uma vez, Roberto Carlos abriu espaço em sua discografia para dois compositores não muito conhecidos apresentarem seu trabalho - os irmãos Isolda e Milton Carlos, autores de Amigos, amigos. Getúlio Côrtes, Fred Jorge e Sylvio César novamente estiveram presentes nos créditos de um LP de RC. Roberto abriu suas veias para a América Latina, entregando ao Brasil uma leitura sensacional do tango El día que me quieras, eternizado por Carlos Gardel.

A safra de Roberto e Erasmo continuava uma linha mais romântica. Na canção que abriu o disco, a marcante A cigana falava sobre o amor que se perdia à distância. Na que abriu o lado B do LP, veio também o desabafo amoroso de Palavras. A mensagem religiosa veio através da imponente O homem. E o último momento do disco trouxe mais um recorte de uma relação conjugal, nos versos de Rotina.

O primeiro passo já havia sido dado em Amada amante. Mas seria em 1973 que Roberto Carlos definitivamente mostraria um lado importante em sua obra. Com uma proposta feita "com palavras cuidadosamente escolhidas", RC começava a debruçar sua música sobre o amor erótico.

Segue a letra! Na foto, um canhoto de um ingresso do show Além da velocidade.

Abraços a todos, Vinícius.

PROPOSTA - Roberto e Erasmo

Eu te proponho
Nós nos amarmos
Nos entregarmos
Neste momento
Tudo lá fora deixar ficar

Eu te proponho te dar meu corpo
Depois do amor, o meu conforto
E além de tudo, depois de tudo
Te dar a minha paz

Eu te proponho
Na madrugada, você cansada
Te dar meu braço e no meu abraço
Fazer você dormir

Eu te proponho
Não dizer nada
Seguirmos juntos
A mesma estrada

Que continua
Depois do amor
No amanhecer

Eu te proponho...

Um comentário:

James Lima disse...

Demais ! Tanto o disco quanto o show são sensacionais !

Acho super bacana o fato dele falar abertamente de certo acidente, nesse show, coisa que deveria fazer até hoje.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la