sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - DE CORPO E ALMA



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos apresenta hoje mais um episódio da ligação de RC com a teledramaturgia, como cantor e como compositor. E em mais uma obra exibida no horário nobre da TV Globo.



No dia 3 de agosto de 1992, estreava a novela De corpo e alma, nova obra na qual Glória Perez debatia temas polêmicos às 20h30. A novela contou a história do juiz Diogo (vivido por Tarcísio Meira), que tinha seu casamento com Antônia (papel de Betty Faria) ameaçado depois de se apaixonar por Betina (interpretada por Bruna Lombardi). Diogo abandonava a amante, que morria num acidente de carro.



O coração de Betina era transferido para Paloma (estreia na TV Globo de Cristiana Oliveira, depois de algumas participações em tramas da TV Manchaete), de quem Diogo se aproximava acreditando estar perto da amada. Paloma acabava se apaixonando por ele, sem saber do envolvimento com a doadora do coração, e deixava de lado o seu marido, Juca (interpretado por Victor Fasano), um strip-teaser que trabalhava no Clube das Mulheres. Juca se tornava protegido do dono do clube, o misterioso Vidal (vivido por Carlos Vereza), e se envolvia com a rica Stella (papel de Beatriz Segall).

Além de abordar o tema de transplante de coração (o que fez com que na primeira semana de exibição da novela o Instituto do Coração recebesse nove órgãos, depois de dois meses sem doação) e as boates de striptease masculino (proporcionando o surgimento de vários "clubes" deste tipo), Glória Perez ainda achou espaço para outras polêmicas. Casos de Simone (vivida por Vera Holtz), que era casada mas era amante do stripper Gino (papel de Guilherme Leme), que escondia dos pais a profissão.



A troca de crianças na maternidade - o casal Caíque e Bia (respectivamente, José Mayer e Maria Zilda Berthlem) que cuidavam de Júnior (o menino Aaron Hassan), na verdade filhos de Terê e Vado (respectivamente, Neuza Borges e Tonico Pereira), que cuidaram durante anos do filho deles, Pinguim (o menino Eduardo Caldas) - foi outra trama que agradou ao público. O ator Eri Johnson também chamou atenção por conta do visual gótico de seu personagem Reginaldo.



A canção de Roberto e Erasmo que fez parte de De corpo e alma acabou sendo trilha de uma história que não teve um final feliz. Na noite de 28 de dezembro de 1992, a filha de Glória, Daniella Perez, foi brutalmente assassinada pelo seu colega de elenco, Guilherme de Pádua, e a esposa dele, Paula Thomaz. Daniella e Guilherme eram o par romântico Yasmin e Bira. Cinco dias antes do crime ter acontecido, Daniella Perez apareceu no "Roberto Carlos Especial", interpretando Maria numa encenação da vida e da morte de Jesus Cristo narrada por Roberto Carlos.

Depois de sete capítulos assinados por Gilberto Braga e Leonor Bassères, Glória Perez voltou a escrever De corpo e alma até o final, que foi ao ar em 6 de março de 1993. Os autores interinos justificaram a saída da dançarina Yasmin com um viagem de estudos. Já Bira deixou de existir sem maiores explicações.



Em seu retorno ao comando de De corpo e alma, Glória Perez incluiu os temas da morosidade da Justiça e da inadequação do Código Penal. O primeiro capítulo sem Daniella Perez encerrou com depoimentos dos atores e do diretor Fábio Sabag.

Interpretada por Erasmo Carlos (e título do seu LP de 1992), a canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos era justamente o tema de Yasmin e Bira. Depois do que aconteceu, o próprio Erasmo decidiu retirar a música de seu show. Coisas da teledramaturgia que acabam influenciando no repertório musical...

Segue a letra! Na foto, Daniella Perez e Guilherme de Pádua, como Yasmin e Bira.

Abraços a todos, Vinícius.

HOMEM DE RUA - Roberto e Erasmo

Foi na febre da solidão
Que eu conheci você
A cura mais bonita
Que um homem pode ter

Já no toque da sua mão
Senti minha salvação
Do sal eu provei o mel
Da terra eu peguei no céu

Eu andava mal
Nas portas do inferno
Sem o fogo amigo
Do inverno

Quanto mais atalhos
Mais longe o meu caminho
O estádio cheio
E eu sozinho

Mas atolado na areia movediça
Eu conheci você
Desfiz o nó da corda do meu pescoço
E seu amor me trouxe do fundo do poço

Te amo...
Te amo...

Parece até que o sol
Encontrou a lua
Despoluída e nua
Meu bem, você salvou a vida
De um homem de rua...

4 comentários:

Anônimo disse...

esta novela foi marcante queria muito q ela s repetisse .seria um orgulho imenso.

Anônimo disse...

gostaria muito q reprisasse a novelça corpo e alma era muito linda eu adora.

Anônimo disse...

Eu tb adoraria q repetisse, pois essa novela VALE A PENA VER DE NOVO!
OBRIGADO!!

Anônimo disse...

ADORARIA REVER ESSA NOVELA... MUITO BOA.