terça-feira, 5 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - FERA FERIDA



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos traz hoje um momento interessante da ligação de RC com a teledramaturgia. Trata-se do momento em que uma novela tomou emprestado o título de uma canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.



Em FERA FERIDA, exibida de 15 de novembro de 1993 a 16 de julho de 1994, Aguinaldo Silva se inspirou no universo ficcional de Lima Barreto (através de contos como O homem que sabia javanês e Clara dos Anjos), para criar Tubiacanga. O misterioso Raimundo Flamel (vivido por Edson Celulari) voltava à sua cidade natal, para vingar a morte dos pais.

O pai de Flamel, o então prefeito Feliciano (participação de Tarcísio Meira) convenceu o povo de Tubiacanga sobre a existência de ouro. No entanto, a mulher e o filho foram expulsos da cidade quando se descobriu que a pepita de ouro encontrada era falsa.



Dotado de poderes científicos, como transformar ossos em ouro, Flamel planeja destruir os poderosos de Tubiacanga, um por um - o prefeito Demóstenes (personagem de José Wilker) e o ambicioso Major Bentes (papel de Lima Duarte). Mas, por um acaso do destino, Flamel se envolve com a filha de Demóstenes, a batalhadora Linda Inês (interpretada por Giulia Gam).

Mais uma vez, Aguinaldo Silva ratificou seu talento em criar personagens marcantes. Suzana Vieira encarnou a fogosa Rubra Rosa, e seus encontros amorosos com Demóstenes eram tão quentes que inflamavam tudo ao redor. Cláudia Ohana vivia Camila, que entrava em sono profundo e dormia por anos, e o coveiro Orestes (papel de Cláudio Marzo), que através de conversas com os mortos sabia tudo sobre as famílias de Tubiacanga.

Mas sua imaginação não ficou restrita a personagens exóticos. Houve também um grande espaço para o realismo fantástico. O céu de Tubiacanga foi palco de uma chuva de ouro e da "Aurora Boreal", e Raimundo Flamel recebeu o "toque de Midas" - rei que recebeu o poder de tudo o que ele tocar transformar-se em ouro.



Cássia Kiss também teve grande destaque, no papel de Ilka Tibiriçá, uma mulher que se vestia ao estilo dos anos 60 e era apaixonada pelo filme O candelabro italiano. As tentativas de Ilka em curar a impotência do ex-jogador de futebol Ataliba (grande atuação de Paulo Gorgulho) também foram um caso à parte.

Outros destaques da trama foram o Professor Praxedes (intelectual vivido por Juca de Oliveira) e seu filho Etevaldo (papel de Pedro Vasconcelos), "o homem que sabia javanês". A exuberante Cláudia Alencar) e sua fiel companheira, a astróloga Vania Marina (quem não se lembra do `alô além` de Rosane Gofman?). O amor entre Zigfride e Áureo Poente (respectivamente, Deborah Evelyn e Cláudio Fontana). O romântico Fabrício (primeiro papel de Murilo Benício), e o bêbado Afonso Henriques (ótima interpretação de Otávio Augusto).



Desta vez, Roberto e Erasmo tiveram o privilégio de abrir uma novela global. Pela voz de Maria Bethânia em uma grandiosa interpretação, a dupla mostrou a amargura e o desejo de vingança do protagonista Raimundo Flamel, que acabou com tudo e escapou com vida.

Segue a letra! Na foto, Edson Celulari, como o cientista Raimundo Flamel.

Abraços a todos, Vinícius.

FERA FERIDA - Roberto e Erasmo

Acabei com tudo
Escapei com vida
Tive as roupas e os sonhos
Rasgados na minha saída
Mas saí ferido
Sufocando meu gemido
Fui o alvo perfeito
Muitas vezes no peito atingido

Animal arisco
Domesticado esquece o risco
Me deixei enganar
E até me levar por você

Eu sei quanta tristeza eu tive
Mas mesmo assim se vive
Morrendo aos poucos por amor

Eu sei, o coração perdoa
Mas não esquece à toa
E eu não me esqueci

Eu andei demais
Não olhei pra trás
Era solto em meus passos
Bicho livre, sem rumo, sem laços

Me senti sozinho
Tropeçando em meu caminho
À procura de abrigo
Uma ajuda, um lugar, um amigo

Animal ferido
Por instinto decidido
Os meus rastros desfiz
Tentativa infeliz de esquecer

Eu sei que flores existiram
Mas que não resistiram
A vendavais constantes

Eu sei que as cicatrizes falam
Mas as palavras calam
O que eu não me esqueci

Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração

Não vou mudar
Esse caso não tem solução
Sou fera ferida
No corpo, na alma e no coração

Nenhum comentário: