terça-feira, 19 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - ZAZÁ



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos prossegue hoje, contando um episódio bem especial na obra de RC que foi trilha de um produto de teledramaturgia. Trata-se do grande encontro de Roberto com a dama do teatro brasileiro.



Fernanda Montenegro foi a personagem-título da novela ZAZÁ. Esta ambiciosa comédia escrita por Lauro César Muniz e exibida a partir de 5 de maio de 1997 no horário das 19h da TV Globo. Herdeira direta de Santos Dumont, Zazá tinha o projeto secretíssimo de criar um avião atômico. Seu outro sonho é dar um rumo à vida dos sete filhos que teve com seu marido Ângelo (papel de Jorge Dória): DOrival, REnata, MIlton, FAbiana, SOLano, LAvínia e SIssi (na ordem: Cecil Thiré, Fafy Siqueira, Antônio Calloni, Júlia Lemmertz, Alexandre Borges e Rachel Ripanni).

Para ajudar seus filhos, Zazá contratava sete "anjos da guarda" com conhecimento na profissão que cada um deles escolheu. Dentre eles, Hugo e Beatriz (os então casados na vida real Marcello Novaes e Letícia Spiller). Hugo era noivo de Fabiana, mas não havia esquecido o amor que sentira por Beatriz no passado.



Zazá tinha de lidar com o inescrupuloso Silas Vadan (a cargo de Ney Latorraca), que a todo custo tentava derrubar seu projeto. Seu ódio tinha "explicação": ele era filho de Ângelo com Teresa (papel de Nathalia Timberg), que tinha um caso de muitos anos com o marido dela. A milionária reencontrava o amor nos braços do aviador Ulisses (interpretado por Paulo Goulart).

Um dos temas da novela foi a luta dos portadores de HIV contra a AIDS, através da soropositiva Jaqueline, feita pela estreante Adriana Londoño. A personagem era par romântico de Solano. No último capítulo, a atriz Sandra Bréa, que faleceria dois anos depois, participou dando um depoimento.

Apesar do ótimo elenco e de ter o texto assinado por Lauro César Muniz, Zazá não foi bem-sucedida com relação ao público e ainda passou por um problema. O colaborador Filipe Miguez explica: "A novela não vinha bem de audiência, e foi um fracasso que teve de ser esticado por causa da novela que vinha depois". Zazá foi sucedida por Corpo dourado, de Antônio Calmon.

A previsão de Lauro César era que a novela teria seis meses de duração, mas ela foi esticada para oito, terminando em 10 de janeiro de 1998. A trama, que era mais voltada para a comédia, aos poucos foi tendo um tom mais policial.

Zazá terminou com a trama se passando no ano 2000 e cheia de perspectivas ufanistas para o país. O Rio de Janeiro sediaria as Olimpíadas de 2008, a cura da AIDS era descoberta e, claro, o avião atômico de Zazá Dumont decolava.

Uma solução curiosa do autor foi com relação a Dorival. Ele, que era um completo idiota, se tornava um gênio depois de levar uma pancada na cabeça. Descobria-se que a causa de seu "atraso" tinha sido uma queda do berço quando era bebê. Mercedes, a secretária paraguaia e amante de Dorival, que jurava ser carioca, foi um ótimo momento na carreira de Louise Cardoso. Antônio Calloni, como o cineasta "incompreendido" Milton, também foi uma atuação de destaque.

Depois de ter sido escolhida como tema da personagem-título, a canção de Roberto e Erasmo foi encomendada pela direção musical da Som Livre à cantora Gal Costa. Gal participou do Roberto Carlos Especial de 1997 e, além de cantar com RC esta música, ainda interpretou "Sua estupidez" - no número que está presente no CD e no DVD Duetos, lançado em 2006.



Segue a letra! Na foto, Fernanda Montenegro travestida de Santos Dumont, o pai de Zazá.


Abraços a todos, Vinícius.

JOVENS TARDES DE DOMINGO - Roberto e Erasmo

Eu me lembro com saudade
O tempo que passou
O tempo passa tão depressa
Mas em mim deixou

Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Canções usavam formas simples
Pra falar de amor
Carrões e gente numa festa
De sorriso e cor

Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhos tempos
Belos dias

Hoje os meus domingos
São doces recordações
Daquelas tardes de guitarras
Sonhos e emoções

O que foi felicidade
Me mata agora de saudade
Velhos tempos
Belos dias

Velhos tempos
Belos dias...
Velhos tempos
Belos dias...

Nenhum comentário: