quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - TERRA NOSTRA



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos chega ao ano 2000, percorrendo vários capítulos de novelas que tiveram RC em sua trilha. E a de hoje é uma das muitas incursões da telenovela brasileira no universo italiano.



Com TERRA NOSTRA, Benedito Ruy Barbosa voltou a abordar a imigração italiana no país, durante o século XIX. O tema apareceu em suas novelas Os imigrantes, da TV Bandeirantes, e O rei do gado, da TV Globo.



Giulianna e Matteo (respectivamente, Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda) se conheceram no navio que os levava da Itália ao Brasil. Entretanto, na hora do desembarque os dois se perdiam, e tomavam rumos diferentes.

Giulianna ia para a pomposa casa do amigo de seus pais, Francesco Maglianno (vivido por Raul Cortez). Ela despertava a paixão de seu filho, Marco Antônio (papel de Marcello Antony), e a ira da dona Janete (interpretada por Ângela Vieira).



Matteo acabava indo com outros imigrantes italianos para a fazenda de Gumercindo (feito por Antônio Fagundes), e lá era obrigado a casar com a filha dele, Rosana (vivida por Carolina Kasting), que inventava uma gravidez para ficar com ele.

Grávida de Matteo, Giulianna se casava com Marco Antônio, mas seu filho era roubado por Janete que, por não aceitar ser avó de um bastardo italiano, o levava para a porta da Santa Casa de Misericórdia. Uma trama com muito sotaque e com extrema emoção assinada por Benedito Ruy Barbosa.

Dirigida por Jayme Monjardim, Terra nostra originalmente teria três fases. No entanto, a história inicial agradou bastante o público, e os personagens foram mantidos até o final. Em vez de "fim", o último capítulo, no ar em 3 de junho de 2000, terminou com um "Essa história não termina aqui".

A intenção do autor era, anos mais tarde, continuar a saga dos imigrantes com os descendentes dos personagens de Terra nostra (coisa que ele tinha feito na TV Bandeirantes com a novela Os imigrantes - Terceira geração). Mas a ideia foi abandonada na sua trama seguinte - Esperança - que, embora nada tivesse a ver com a anterior, foi exportada para o exterior com o título Terra nostra 2. Benedito culpa a exibição de Aquarela do Brasil, minissérie de Lauro César Muniz que se passou na mesma época pensada para a novela Esperança.



Terra nostra teve um investimento pesado da emissora desde o início - as cenas no navio foram muito semelhantes às do então recente filme Titanic. Dentre os destaques, estavam o casal Leonora e Bartolo, vivido por Lu Grimaldi e Antônio Calloni, Paloma Duarte como Angélica e a estreante Maria Fernanda Cândido, como a sedutora Paola. Alavancada pela personagem, Maria Fernanda foi eleita a mulher mais bonita do século XX numa eleição do semanário Fantástico.

Assim como em O rei do gado, houve alguns percalços no caminho de Terra nostra. Jayme Monjardim se sentiu "traído" pela mudança de rumo que Benedito deu à trama. A novela também passou por um longo período de "barriga", em função de estafa do autor, um dos poucos novelistas que ainda insistem em escrever suas tramas sozinho. Nada que comprometesse o sucesso diante do público (chegando a ter média de 58 pontos de audiência), que, durante meses, se habituou a inserir a mescla de italiano com português em suas conversas.

Embora tenha aparecido muito pouco na trama, uma gravação de Roberto Carlos participou desta novela. A canção era tema de Janete, vivida por Ângela Vieira. Vivendo um casamento de aparências com Francesco, ela se envolvia com o novo cocheiro do marido, Josué (o estreante Juan Alba).

Uma curiosidade sobre a importante "canzone" do repertório de RC que abriu o LP San Remo 68 mas em Terra nostra era apresentada numa versão ao vivo. 20 anos depois, Roberto recordava a emoção graças à música de Sergio Endrigo. E esta canção emocionaria uma novela das 21h.



Segue a letra! Na foto, Janete, acompanhada de Giuliana e Francesco - respectivamente Ângela Vieira, Ana Paula Arósio e Raul Cortez.

Abraços a todos, Vinícius.

CANZONE PER TE - Sergio Endrigo e Sergio Bardotti

La festa appena cominciata è già finita
Il cielo non è più com noi
Il nostro amore era l’invidia di chi è solo
La mia ricchezza, la tua allegria

Perché giurare che sarà l’ultima volta
Il cuore non ti crederà
Qualcuno ti darà la mano
E con un bacio un’altra storia nascerà

E tu, tu mi dirai
Che sei felice come non sei stata mai
E un’altra volta io dirò
Le cose che dicevo a te

Ma oggi devo dire che ti voglio bene
Per questo canto e canto te
La solitudine che mi haii regalato
Io la coltivo come un fiore

Ma oggi devo dire che ti voglio bene
Per questo canto e canto te...

Nenhum comentário: