domingo, 3 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - RENASCER



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos chega hoje a mais uma saga exibida no horário nobre da TV Globo. Esta sequência de canções mostra participações de RC como cantor e compositor na teledramaturgia brasileira.

Após o sucesso retumbante com a qual ela teve que conviver no início da década - Pantanal, projeto que foi engavetado na TV Globo e acabou sendo o grande sucesso da história da TV Manchete - a emissora global conseguiu contratar novamente o autor Benedito Ruy Barbosa. Como prêmio, ele, que fazia muitas novelas rurais no horário das 18h, migrou para o horário das 20h30, com a certeza de que ele faria uma grande novela.



E o resultado foi sensacional. Em 8 de março de 1993, estreou RENASCER, novela com ares de superprodução, graças à requintada direção de Luiz Fernando Carvalho - artista que é conhecido por colocar um tom cinematográfico em suas obras para televisão.



Renascer contou a saga de Zé Inocêncio (Leonardo Vieira na primeira fase e Antônio Fagundes na segunda), um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Pai de quatro filhos - José Augusto (primeiro papel de Marco Ricca), José Bento (vivido por Tarcísio Filho), José Venâncio (interpretado por Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (papel de Marcos Palmeira)- ele nutre ódio por João.

Quando seu filho caçula nasceu, Maria Santa (feita por Patrícia França) morreu por causa das complicações no parto. As desavenças entre Zé Inocêncio e João Pedro se acentuam quando os dois disputam a jovem Mariana (vivida por Adriana Esteves). Além deste conflito, Inocêncio briga com Teodoro (personagem de Herson Capri) pela posse das terras.

Benedito ainda abordaria temas polêmicos, como o hermafroditismo de Buba (grande atuação da então estreante Maria Luiza Mendonça), o celibato religioso, com o Padre Lívio (personagem de Jackson Costa) se apaixonando por Joaninha (papel de Tereza Seiblitz) e os meninos de rua - com Teca (primeiro papel de Paloma Duarte).



Apesar de toda a trama ter sido bem-sucedida aos olhos do público - que a tornou um grande sucesso de audiência até seu último capítulo, em 13 de novembro - o maior destaque foi à primeira fase da novela. Além do trabalho de Luiz Fernando Carvalho, houve a luxuosa participação de Fernanda Montenegro e a excelente interpretação dos atores Leonardo Vieira e Patrícia França. O casal faria par romântico na novela Sonho meu. Na segunda fase, os atores Jackson Antunes, Isabel Fillardis e Leila Lopes também tiveram atuações de destaque.



Mas nem tudo foram flores nos bastidores da novela. Osmar Prado, que fazia o papel de Tião Galinha, personagem que era marido de Joaninha, se desentendeu com a TV Globo e saiu da novela. Benedito Ruy Barbosa teve de matar seu personagem. A atuação de Adriana Esteves como Mariana recebeu fortes críticas, a ponto dela cair em depressão após a trama acabar.

Aconteceu um dado curioso em relação ao último capítulo da novela: em virtude da transmissão de uma partida de futebol, uma parte do capítulo final foi ao ar no sábado. No domingo seguinte, a TV Globo reprisou o desfecho de Renascer, depois do Fantástico, mas desta vez na íntegra.

Roberto Carlos participou da trilha sonora de Renascer como intérprete. Sua voz cantou a submissão da esposa de Teodoro, depreciada pelo apelido de Dona Patroa, numa bela canção de Altay Velloso lançada por RC no disco de 1992.



Segue a letra! Na foto, Eliane Giardini, a Dona Patroa, com o marido Teodoro, vivido por Herson Carpri.

Abraços a todos, Vinícius

DITO E FEITO - Altay Veloso

Tô sem jeito até pra pensar
Já não sei o que faço
Quando deito cadê sua ternura
Cadê seus abraços
Se é defeito amar com loucura
Quem sabe com as juras
De amor te estraguei
Ou então eu jamais fui amado como eu te amei

Fechei meus olhos para os seus erros
Abri meu coração
Não dei ouvidos
Quando um amigo disse: "Cuidado!"

Quem se aventura com tal loucura
Se arrisca a sofrer
Foi dito e feito
Pois desse jeito perdi você

Toma jeito, diz a minha razão
Isso é coisa da vida
Dá-se um jeito nesse coração
Vá em frente, prossiga

Não tem jeito
Eu passei da medida
E agora sozinho só resta saber
De que jeito eu encontro a saída pra te esquecer

Fechei meus olhos para os seus erros
Abri meu coração
Não dei ouvidos
Quando um amigo disse:"Cuidado!"

Quem se aventura com tal loucura
Se arrisca a sofrer
Foi dito e feito
Pois desse jeito perdi você

Nenhum comentário: