sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - VIRA LATA



Olá, amigos. A série Roberto Carlos em capítulos apresenta hoje um grande momento da ligação de RC com a teledramaturgia. A canção considerada mais bonita de sua obra esteve presente em uma novela.



Entretanto, numa novela que foi mal de audiência. No ar às 19h, a partir de primeiro de abril de 1996, VIRA LATA iniciou sua trajetória com a esperança de conciliar dois ícones do humor da TV Globo - o autor Carlos Lombardi, que vinha do sucesso Quatro por quatro, e o diretor Jorge Fernando. A trama teve início quando o promotor Bráulio Vianna (vivido por Murilo Benício) descobria que seu sogro Moreyra (papel de Jorge Dória) era um estelionatário procurado pela polícia.



Ele exigia que sua esposa, Helena (interpretada por Andréa Beltrão), escolhesse entre as filhas pequenas e seu pai. Abalada, ela viajava a Florianópolis para conseguir tomar uma decisão.



Lá, conhece Lenin (vivido por Humberto Martins), por quem se apaixona. O rapaz buscava livrar seu irmão, o certinho Fidel (feito por Marcello Novaes) da cadeia, onde estava preso por um crime que não cometeu. Além de Lenin e Fidel, a família Wanderpetroviktz tinha o filho caçula Mussolini (papel de Luciano Vianna), apaixonado por Renata (vivida por Carolina Dieckmann), a namorada de Fidel. Os irmãos ainda teriam problemas com a volta da mãe deles, Laura (papel de Suzana Vieira), que, depois de anos de abandono, voltava atrás da herança da família, deixada por Lupércio (participação de Cláudio Marzo). Laura trazia também um segredo: um dos irmãos Wanderpetroviktz iria morrer de uma doença congênita.

"Errei coisas no texto e na escalação e o Jorginho errou na mão" - refletiu Carlos Lombardi, algum tempo depois do fim de Vira lata (exibido em 28 de setembro de 1996). A trama confundiu o público e ainda chocou parte da audiência - pela exibição do corpo, pela troca de casais constante e pelas cenas do personagem Bráulio Vianna. Ele traía a mulher com a empregada Dolores (papel de Thalma de Freitas) diante das filhas. O erotismo ficava vulgar e associado ao futebol - o personagem de Murilo Benício, um fanático torcedor do Vasco, "narrava jogadas" durante o ato sexual.



Tramas que prometiam ser boas, como a envolvendo Stella (participação de Glória Menezes) e a busca por seu marido, o malandro Ângelo (interpretado por Mário Gomes), ficaram desperdiçadas. Só que o mais grave problema de Vira lata foi o fato de que a protagonista de Andréa Beltrão não conseguiu empatia com o público. Tentando evitar o fracasso, Lombardi modificou a trama e elevou uma personagem coadjuvante a mocinha da história.

Roberto Carlos e Erasmo Carlos estiveram presentes em Vira lata nos versos da música que é considerado o clássico da dupla. Faixa de abertura do LP de 1971 de Roberto Carlos e interpretada no Erasmo Carlos convida por Erasmo e Gal, esta canção recebeu uma leitura mais jovial na regravação de Erasmo Carlos.



A canção foi tema da personagem Pietra, que seduzia os irmãos Lenin e Fidel, criando a discórdia na família Wanderpetroviktz. A atuação de Vanessa Lóes foi elogiada na época.

Segue a letra! Na foto, Vanessa Lóes em cena da novela.

Abraços a todos, Vinícius.

DETALHES - Roberto e Erasmo

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida, eu vou viver
Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E toda hora vão estar presentes, você vai ver

Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua
O ronco barulhento do seu carro
A velha calça desbotada ou coisa assim
Imediatamente você vai lembrar de mim

Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei mas eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim

À noite envolvida no silêncio do seu quarto
Antes de dormir você procura o meu retrato
Mas na moldura não sou eu quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso vai fazer você lembrar de mim

Se alguém tocar seu corpo como eu não diga nada
Não vá dizer meu nome sem querer à pessoa errada
Pensando ter amor nesse momento
Desesperada você tenta até o fim
E até nesse momento você vai lembrar de mim

Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma todo o amor em quase nada
Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando, você vai, vai lembrar de mim

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito, muito tempo em sua vida eu vou viver
Não, não adianta nem tentar me esquecer...

Nenhum comentário: