quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - POR AMOR



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos apresenta hoje mais um episódio campeão de audiência na ligação de RC com a teledramaturgia. Hoje, é a vez de este blogue recordar um dos grandes sucessos da década de 1990 da TV Globo.



"Do que você seria capaz de fazer por amor?". Com este mote, Manoel Carlos lançou POR AMOR, trama do no horário nobre que foi ao ar entre 13 de outubro de 1997 e 23 de maio de 1998.



Desta vez, a protagonista Helena (Regina Duarte, que já havia feito uma Helena em História de amor, outra novela assinada por Manoel Carlos) é mãe e amiga da filha Maria Eduarda (feita pela filha de Regina, Gabriela Duarte) e faz de tudo para que ela aceite o pai Orestes (grande interpretação de Paulo José), que tem problemas com o alcoolismo. No entanto, Eduarda pensa apenas no namorado Marcelo (papel de Fábio Assunção) e tem de conviver com as tentativas de Laura (interpretada por Vivianne Pasmanter) em ter de volta o ex-namorado e com as artimanhas de Branca (ótima vilã de Suzana Vieira), mulher possessiva e que tem adoração por Marcelo.



Marcelo e Eduarda se casam, e Helena se casa com o arquiteto Atílio (vivido por Antônio Fagundes), e as duas engravidam na mesma época e têm o filho no mesmo dia e horário. O filho de Helena e Atílio nasce saudável, enquanto o filho de Eduarda e Marcelo nasce morto, e Helena decide trocar os bebês para ver a felicidade da filha. A partir deste tema, Manoel Carlos discutiu a ética na medicina, através do médico César (papel de Marcelo Serrado), o único que sabia da troca das crianças.

Em Por amor, Manoel Carlos ainda abordaria outros temas polêmicos, como bissexualismo e preconceito racial, sempre no típico tom folhetinesco de suas novelas. Um fato curioso: quando a novela foi reprisada em Vale a pena ver de novo, ficou entre os cinco programas mais vistos de São Paulo e, no Rio, superou no IBOPE a então novela das 21h, Esperança, e empatou com o Fantástico e o Jornal Nacional em números de audiência.

O sucesso desta trama é tanto que o Canal Viva - que a Globosat dedica a reprises programas da TV Globo - está reapresentando a novela, no horário das 16h30. Mais uma oportunidade de rever Por amor.

A voz de Roberto Carlos apareceu nesta novela em castelhano. A faixa chegou às lojas primeiro na trilha da novela. Somente ao final de 1997 ela chegaria ao disco de RC - Canciones que amo, lançado no fim de 1997.

A música interpretada por RC era o tema de Leonardo. O personagem de Murilo Benício era um rapaz apaixonado por Laura e que era menosprezado por sua mãe, Branca, que preferia explicitamente Marcelo. Na reta final, se descobria que Leo era filho de Branca e Atílio (ao contrário do que ela achava, que o filho dos dois era Marcelo. Coisas de Manoel Carlos...) e ele encontrava o amor nos braços de Catarina (personagem de Carolina Dieckmann). No Roberto Carlos Especial daquele ano, enquanto Roberto cantava a música no palco do Teatro Fênix, aparecia ao fundo um telão com cenas de Por amor.



Segue a letra! Na foto, Murilo Benício e Suzana Vieira em cena da novela.

Abraços a todos, Vinícius.

ABRÁZAME ASÍ - Mario Clavell

Abrázame así
Que esta noche yo quiero sentir
De tu pecho el inquieto latir
Cuando estás a mi lado
Abrázame así
Que en la vida no hay nada mejor
Que decirle que si al corazón
Cuando pide cariño

Abrázame así
Y en un beso te voy a contar
El más dulce secreto de amor
Que hay en mi corazón

Acércate a mí
Y esta noche vivamos los dos
La más linda locura de amor
Abrázame asi

Así, abrázame así...

Nenhum comentário: