sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - PARAÍSO TROPICAL



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos vai chegando aos seus últimos episódios. E hoje é a vez da obra de RC reencontrar um autor que teve antes tramas com músicas de RC.



Responsável pelas tramas de O dono do mundo e Pátria minha , Gilberto Braga assinou a novela que foi ao ar a partir de 5 de maio de 2007 no horário das 21h da TV Globo. PARAÍSO TROPICAL contou algumas novas histórias polêmicas com o requinte do texto de Gilberto, em parceria com Ricardo Linhares.



Antenor Cavalcanti (papel de Tony Ramos) era um megaempresário que perdeu seu filho quando ele tinha 16 anos. Casado com Ana Luísa (retorno da atriz Renée de Vielmond após cerca de 10 anos afastada da televisão), ele não permitia que ela exercesse a profissão de advogada, embora ela tenha sido responsável por sua entrada - pela porta da frente - no ramo de hotelaria.

O empresário via no filho de seu caseiro, Daniel (vivido por Fábio Assunção) um possível herdeiro de suas empresas. Ele se apaixonava por Paula (interpretada por Alessandra Negrini) e decidia ser feliz ao lado da amada numa praia do Nordeste. Só que Olavo (papel de Wagner Moura) não admite que o poder do Grupo Cavalcanti caia na mão de um reles filho de empregado. Os golpes sucessivos farão Daniel e Paula se separarem.



Ao retornar ao Rio de Janeiro, Daniel teve uma surpresa: o encontro com Taís, gêmea idêntica de Paula (também a cargo de Alessandra Negrini). Entretanto, esta era o oposto da irmã: tratava-se de uma mulher que vivia no subúrbio e estava sempre em busca de convites e notinhas com seu nome na coluna social. Paula e Taís eram filhas da dona de bordel Amélia Viana (participação especial de Suzana Vieira), mas não sabiam da existência uma da outra.

Através de Amélia (que morrerá no início da novela) e do personagem Antenor, que além de uma amante teria relações sexuais com garotas de programa, os autores mostrarão o universo da prostituição. Também havia em Paraíso tropical um casal homossexual - Rodrigo e Tiago (Carlos Casagrande e Sérgio Abreu, respectivamente). Eles tinham uma união estável de muitos anos e, além de não sofrer preconceito, não caíam no tom caricatural e humorístico.

Mas o tom mudou um pouco. O público rejeitou a história de Antenor, e o personagem de Tony Ramos abandonou o tom de homem ligado a garotas de programa. Ele se tornou um homem arrependido, e apaixonado por Lúcia (par romântico feito por Glória Pires).



Entretanto, um dado curioso chamou a atenção dos estudiosos em teledramaturgia: o sucesso de uma personagem que era prostituta. Com Bebel, Camila Pitanga viu sua consagração, com o jeito bronco dela e com bordões como "catiguria". Ao final de 2007 (meses depois do fim da novela, ocorrido em 29 de setembro de 2007), ela foi convidada para o Roberto Carlos Especial. Com RC, ela entoou Como é grande o meu amor por você.



Outro destaque foi Wagner Moura, impecável no papel de Olavo. O ator, que já se destacava no cinema, ganhou muita popularidade por sua atuação em Paraíso tropical. No elenco, ainda estavam nomes como Daniel Dantas, Marco Ricca, Isabela Garcia, Otávio Müller e Deisi Lucidy.

Assim como aconteceu em outras novelas de sua autoria, Gilberto Braga criou um "quem matou". A "gêmea má" Taís era encontrada morta em seu apartamento, e a investigação durava até o último capítulo, quando se revelava que Olavo era o assassino. Além disto, também descobria-se que Ivan (vivido por Bruno Gagliasso), tratado com tanto desprezo pela mãe Marion (papel de Vera Holtz), era herdeiro do milionário Antenor.



Roberto Carlos apareceu em Paraíso tropical como compositor. E na voz de seu amigo Erasmo Carlos, que, em dueto com Chico Buarque presente no disco Erasmo Carlos convida - Volume II.

Segue a letra! Na foto, Alessandra Negrini e Fábio Assunção, na capa do disco nacional da novela.

Abraços a todos, Vinícius.

OLHA - Roberto e Erasmo

Olha, você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importa, eu gosto mesmo assim

Tem os olhos cheios de esperança
De uma cor que mais ninguém possui
Me traz meu passado e as lembranças
Coisas que eu quis ser e não fui

Olha, você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
Eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é pra valer

Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante e meu amor
Vem seguir comigo meu caminho
E viver a vida só de amor

Nenhum comentário: