sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os outros parceiros musicais de Roberto Carlos - RONALDO BÔSCOLI



Olá, amigos.

A série Os outros parceiros musicais de Roberto Carlos chega a mais um post, contando sobre alguns dos compositores que fizeram canções em parceria com Roberto Carlos. São poucos os momentos nos quais RC abriu espaço de coautoria para outro que não fosse Erasmo Carlos.

RONALDO BÔSCOLI tem algo em comum com Carlos Imperial, outro coautor na obra de RC. Ele participou de maneira incisiva num movimento musical marcante do país, como produtor e como compositor. Mas Bôscoli se enveredou pelo caminho da Bossa Nova, para onde escreveu músicas como O barquinho, Lobo bobo e Saudade fez um samba, dentre outras.

Chegou a conhecer através de Carlos Imperial um menino definido como "novo João Gilberto". Após ouvi-lo, aconselhou-o a não seguir a vida de imitador, e disse para ele procurar um novo caminho. Um ano e meio depois, reencontrou o menino, agora conhecido por seu nome de batismo - Roberto Carlos.

A partir de 1970, Ronaldo Bôscoli formaria com Luiz Carlos Miéle e Roberto Carlos um "casamento a três". A dupla Miéle e Bôscoli ajudou RC a fazer seus grandes shows, desde A 200 km por hora (de 1970) até Luz (de 1994), ajudando nos textos e nos roteiros musicais. O "casamento" só foi desfeito em 1994, quando Ronaldo Bôscoli faleceu.

Além do grande auxílio à sua carreira, Ronaldo deixou para Roberto Carlos uma lembrança - a de uma parceria musical. Em seu livro de memórias Eles e eu (com depoimentos dados para Ângela Chaves e Luiz Carlos Maciel), Bôscoli contou sobre como foi lidar com seu parceiro musical Roberto Carlos:

"Há ainda outras superstições e manias do Rei, como jamais usar tinta vermelha ou preta ou de qualquer outra cor pra escrever. Só usa caneta com tinta azul. Riscar palavras, colocar setas em papel, essas coisas, ele também não tolera. Certa vez, fui parceiro dele numa canção, Procura-se, e foi o maior drama. Eu riscava as coisas, colocava outras em cima, ele ficava puto:

- Não se risca nada. Tem que guardar tudo.

Foi um duelo. Fiquei totalmente inibido: não pode isso, não pode aquilo, não pode essa palavra, não pode pôr aquela... O resultado final acabou sendo bem ruim. Procura-se é bem fraquinha. Para se compor com o Roberto Carlos, é preciso respeitar todas as suas manias - ou crenças. Mas enfim, pelo menos tenho o o grande orgulho de ter conseguido quebrar a hegemonia de Erasmo Carlos, parceiro quase único do Rei".

Segue a letra da canção Procura-se, gravada por RC em seu LP de 1980! Na foto, Roberto Carlos e Ronaldo Bôscoli.

Abraços a todos, Vinícius.

PROCURA-SE - Roberto Carlos e Ronaldo Bôscoli

E desarmado eu estava
Tudo que eu tinha lhe dei
Diante daquelas armas
Não resisti, me entreguei

E me entreguei no seu corpo
Me confessei no seu peito
Me amordacei na sua boca
Enlouqueci no seu leito

E me levou noite a dentro
E tanto a gente se amava
Que eu me calava na boca
Que me mordia a palavra

Depois no nosso silêncio
A minha mão deslizava
E percorrendo seus traços
Escorreguei do seu corpo
E adormeci nos seus baços

Procuro essa mulher e não me importa
O que já me aconteceu quando essa porta
Se fechou, e corpo-a-corpo nos meus braços
Quase me matou de amor

Eu quero esse momento alucinante
Eu quero aquilo tudo nesse instante
Daquela que uma noite, aquele dia
Quase me matou de amor

Seus olhos são como a noite
Esconde tantos segredos
Nos lábios tanto desejo
Que só de olhar vem na boca
O gosto daquele beijo

Por isso todo esse tempo
Procuro, espero, persigo
Esteja onde estiver
Quero de novo comigo
Procuro aquela mulher

Procuro essa mulher e não me importa
O que já me aconteceu quando essa porta
Se fechou, e corpo-a-corpo nos meus braços
Quase me matou de amor

Eu quero esse momento alucinante
Eu quero aquilo tudo nesse instante
Daquela que uma noite, aquele dia
Quase me matou de amor

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa música é linda!!!!!

Lucia Duart