quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Elas cantam Roberto Carlos - ZIZI POSSI



Olá, amigos.

A série Elas cantam Roberto Carlos traz mais um post com uma cantora que homenageou RC no tributo das divas da Música Popular Brasileira. O show virou um CD duplo e em breve vai se tornar um DVD.

E vamos continuar em família. ZIZI POSSI é o nome artístico de Maria Izildinha Possi (a mãe da Luiza Possi do último post). Nascida em São Paulo, Zizi mudou-se para o Rio de Janeiro com 22 anos. Deste disco, teve destaque a música Jura secreta, de Sueli Costa e Abel Silva.

No mesmo ano, lançou seu primeiro LP, intitulado Flor do mal, mas se destacou mesmo por sua participação no disco de Chico Buarque. Os dois fizeram um dueto primoroso para Pedaço de mim, música que Chico fez para a peça Ópera do malandro.

Depois viria uma sequência de discos, e uma lista de grandes sucessos - como a dançante Perigo, as doces Asa Morena e A paz, além do sucesso italiano de Per amore. E, em meio à sua lista, vieram algumas ligações com a obra de Roberto Carlos.



Além de interpretar Meu pobre blues, canção de Sérgio Sampaio dedicada a RC, ela passeou pela safra do Roberto cantor e compositor. Em 1980, no disco Zizi Possi (foto acima) ela fez uma versão interessantíssima de Querem acabar comigo (música feita só por RC e lançada em 1966) e no disco Perigo!, de 1986, fez uma leitura para Ciúme de você (faixa também do LP O inimitável, de 1968).

No Roberto Carlos Especial de 1982, houve um pout-pourri com várias cantoras em evidência no cenário nacional. Jane Duboc, Joyce, Joanna e... ZIZI POSSI. Ela cantou Como é grande o meu amor por você, sob o olhar do próprio Roberto, que acompanhava ao piano.

E em maio ela novamente esteve diante do espectador Roberto Carlos, que a viu interpretando uma das canções mais conhecidas de Roberto e Erasmo. Aquela definida por RC como uma proposta feita "com palavras cuidadosamente escolhidas, numa canção de amor".

Segue a letra! Na foto, Zizi Possi no show Elas cantam Roberto.

Abraços a todos, Vinícius.

PROPOSTA - Roberto e Erasmo

Eu te proponho
Nós nos amarmos
Nos entregarmos

Neste momento
Tudo lá fora
Deixar ficar

Eu te proponho
Te dar meu corpo
Depois do amor
O meu conforto

E além de tudo
Depois de tudo
Te dar a minha paz

Eu te proponho
Na madrugada
Você cansada

Te dar meu braço
No meu abraço
Fazer você dormir

Eu te proponho
Não dizer nada
Seguirmos juntos
A mesma estrada

Que continua
Depois do amor
No amanhecer
No amanhecer...

Eu te proponho...

Um comentário:

Everaldo Farias disse...

Vinícius,

Zizi também já interpretou Canzone per te, da obra RC em seus discos em italiano!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!