domingo, 13 de setembro de 2009

Elas cantam Roberto Carlos - FAFÁ DE BELÉM



Olá, amigos.

A série Elas cantam Roberto Carlos mostra hoje mais uma cantora que passou pelo Teatro Municipal de São Paulo em maio. O show (que se tornou disco duplo e em breve será DVD) fez parte da sequência de tributos pelos 50 anos de carreira de RC.

FAFÁ DE BELÉM começou sua carreira aos 17 anos, se apresentando no Iate Clube de sua cidade natal (mais tarde a capital paraense seria seu "sobrenome artístico"). No ano seguinte (em 1974), teve duas apresentações importantes: no Teatro da Lagoa, acompanhando Zé Rodrix, e em shows nas cidades de Belém e Salvador ao lado de Sérgio Ricardo.

No ano de 1975, pela primeira vez sua voz apareceria em uma gravação - Filho da Bahia, para a trilha da novela Gabriela. Com o sucesso de sua gravação, ela teve a chance de lançar seu primeiro compacto - com as músicas Naturalmente e Emoriô.

No ano seguinte, veio seu primeiro LP - Tamba tajá. E, em seguida, outros 19 discos, num repertório cercado de sucessos, como o LP Água, que teve 95 mil cópias vendidas. Por sua voz passaram músicas de grandes artistas do cancioneiro brasileiro, como Paulinho da Viola, Edu Lobo, Caetano Veloso, Carlos Colla e Chico Buarque (a quem dedicou um disco inteiro, intitulado Tanto mar - Fafá de Belém canta Chico Buarque).

A canção mais importante da música brasileira também recebeu um carinho de sua voz. Durante os comícios da mobilização das Diretas Já, Fafá de Belém fez uma emocionante versão do Hino Nacional Brasileiro.



Roberto Carlos esteve presente na safra de Fafá de Belém. No ano de 1983, com a interpretação de Você em minha vida. Em 1986, com Cavalgada para o disco Atrevida (ela foi uma das faixas também do disco Fafá ao vivo, de 1995). E, em 1993, com a faixa que deu nome a seu disco Do fundo do meu coração.

E também em um dos primeiros momentos da carreira de Fafá. Roberto Carlos e Erasmo Carlos assinaram a música Dinheiro é bom, faixa do LP temático O dinheiro na MPB. Lamentavelmente, o disco teve sua venda restrita às agências do Banco do Brasil em 1976.

Roberto e Fafá se reuniram também em encontros musicais, tanto em disco quanto em especiais de RC na TV Globo. Em 1987, os dois cantaram Como vai você?. E, em 1991, ela foi a convidada de Roberto para cantar a música Se você quer. O encontro foi repetido no especial daquele fim de ano.

E neste especialíssimo Elas cantam Roberto Carlos, Fafá de Belém foi convidada para interpretar uma canção muito dolorosa da safra de Roberto e Erasmo. Da voz paraense saiu um desabafo feito por RC.

Segue a letra! Na foto, Fafá de Belém no show do Municipal.

Abraços a todos, Vinícius.

DESABAFO - Roberto e Erasmo

Por que me arrasto aos seus pés
Por que me dou tanto assim
E por que não peço em troca
Nada de volta pra mim?

Por que é que eu fico calado
Enquanto você me diz
Palavras que me machucam
Por coisas que eu nunca fiz?

Por que é que eu rolo na cama
E você finge dormir?
Mas se você quer eu quero
E não consigo fingir

Você é mesmo essa mecha
De branco nos seus cabelos
Você pra mim é uma ponta
A mais nos meus pesadelos

Mas acontece que eu
Não sei viver sem você
Às vezes me desabafo
Me desespero porque

Você é mais que um problema
É uma loucura qualquer
Mas sempre acabo em seus braços
Na hora que você quer...

2 comentários:

Everaldo Farias disse...

Fafá foi, a meu ver, a mais autêntica de todas, a mais segura e a que mais emocionou em sua interpretação fantástica, traduzindo Desabafo em um bolerão mais que agradável!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

James Lima disse...

Uma das que mais me emocionou também !

Gosto muito da Fafá !