domingo, 1 de março de 2009

EXALTA REI!



Olá, amigos.

Depois de mostramos a presença de Roberto Carlos na Marquês de Sapucaí, hoje este blogue recorda outro momento lindo vivido neste carnaval que passou pelo final de fevereiro. Além da presença na avenida, RC apareceu também no carnaval de rua.

No dia 4 de fevereiro, a minha amiga Gisele me mandou um e-mail pedindo ajuda para formar um bloco de carnaval cantando só músicas do Roberto em ritmo de carnaval. Como um filho azul e branco não foge à luta, aderi ao movimento, dando uma ajudinha aqui e ali no repertório. O resto do povo foi se organizando, fazendo folder, procurando fantasias, ensaiando as canções e no dia 23 de fevereiro, às 16h, o Cassino da Urca assistiu ao início da passagem do bloco.

Era o EXALTA REI. Lá estavam reunidos vários covers do Roberto e alguns personagens cantados por ele - o negro gato, algumas Nossas Senhoras, um ou outro Jesus Cristo, um sujeito com uma peruca grande e a placa "um outro cabeludo". Todos entoando canções como Se você pensa, Todos estão surdos, Jesus Cristo, Eu sou terrível e Amigo.

Percorremos o trajeto, e a próxima parada foi a frente do prédio no qual Roberto mora na Urca. A música agora era Como é grande o meu amor por você, em ritmo de marcha-rancho. Apareceram algumas cabecinhas no andar que RC mora. Uma era da Carminha, outra de alguma pessoa que trabalha na casa dele, e também... ROBERTO CARLOS!

Ele olhou por alguns instantes, e depois saiu da varanda. A moça que trabalha lá fez sinal de que ele ia descer. Mais alguns minutos, o porteiro do prédio afasta alguns vasos de planta que ficam numa espécie de play. Era porque um rei ia chegar.

Roberto Carlos apareceu na varanda, para delírio daquelas pessoas que estavam lá brincando carnaval através da música dele. O coro era uma brincadeira com a introdução de Amigo, insistindo em dizer "não para, não para, não para". Depois, o povo em uníssono gritava "rei, rei". Ele acenava, agradecia, recebia presentes, chegou a falar "eu comecei a ouvir vocês desde lá".

A Gigi estava com o estandarte do bloco e, com dificuldade, conseguiu que ele chegasse às mãos do Roberto. RC olhou e deu um beijo, visivelmente emocionado com aquela homenagem em plena folia de carnaval. Justo ele, tão associado à reclusão, lá presente em meio ao evento que mais atrai multidões.

Logo depois que ele saiu, Gigi me abraçou, dizendo: "eu falei com o Roberto Carlos". E insistia: "meu coração tá batendo muito forte, agora eu entendi porque você gosta tanto...". O Exalta Rei repercutiu em várias páginas eletrônicas e nos jornais do dia seguinte, além de fazer parte da lista de notícias do Jornal Nacional na segunda-feira de carnaval.

Um bloco que tive o prazer de acompanhar (mesmo que um pouco longe) o surgimento, desde a ideia inicial até o processo todo antes de ir para a folia. Repercussão coroada pelo povo que brincava nas ruas da Urca, e abençoada pelo próprio Roberto Carlos, que escreveu a seguinte mensagem em sua página oficial:

"Muito obrigado a todos os componentes do bloco Exalta Rei por essa homenagem tão bonita.
Vocês me deram uma alegria muito grande.
Que coisa maravilhosa! Fiquei emocionado com tanto carinho e com tanto amor.
É uma das homenagens mais bonitas que eu tenho recebido.
Muito mas muito obrigado mesmo.
Um beijo pra todos."
Roberto Carlos

Este que vos escreve é que agradece, Roberto. Como o amigo de fé e irmão camarada que estava lá na rua cantando "não para, não para, não para, não pode parar...". E depois cantou a canção que abre o LP de 1977 a um amigo que aderiu ao movimento carnavalesco para cantar pra você.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos com o estandarte do Exalta Rei.

Abraços a todos, Vinícius.

AMIGO - Roberto e Erasmo

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo

P.S.: hoje a cidade do Rio de Janeiro completa mais um ano de sua fundação. Este blogue já homenageou-a no tempo em que era o Flogão Emoções de Roberto Carlos. Reproduzimos o post quando o endereço passou a fazer parte da Blogspot. Aí está a homenagem à Cidade Maravilhosa:

http://emocoesrc.blogspot.com/2008/04/as-cidades-de-roberto-carlos-rio-de.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Vinícius por ter o privilégio de participar de mais essa homenagem ao rei!

Enquanto muitos se perdem querendo ser até mais que o rei, você, com sua humildade e dedicação, exata o artista mais amado desse país com sua participação e com esse post, evoluindo como ser humano, sobretudo!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!