quinta-feira, 12 de março de 2009

Aquela canção pro Roberto - 2


Olá, amigos.

A série Aquela canção pro Roberto chega a mais um movimento da Música Popular Brasileira que cita Roberto Carlos. Depois da Jovem Guarda, o movimento Tropicalista também trouxe em letra e música uma alusão a RC.

Influenciado pelo movimento antropofágico, pela cultura pop e pelo concretismo, o Tropicalismo passou a ter destaque no final da década de 1960, com as canções Alegria, alegria (de Caetano Veloso), Domingo no parque (de Gilberto Gil) e São, São Paulo (de Tom Zé) nos festivais de Música Popular Brasileira. Embora alguns dissessem que a Tropicália seria um movimento que iria tornar obsoleto toda a música feita no Brasil anteriormente, o LP Tropicália ou Panis et circensis desmentiu esta ideia.

A canção-símbolo que abre a faixa do disco, Tropicália, traz um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha e enaltece a Bossa Nova e a Jovem Guarda (movimentos estrategicamente considerados opostos, de acordo com o recalque da mídia da época) - "viva a bossa" e "que tudo mais vá pro inferno". Além da crítica política, no disco houve espaço para recordar um artista de décadas anteriores da MPB - Vicente Celestino, presente na comovente interpretação de Caetano Veloso para a letra emocionante de Coração materno.

Como "antropofágico" que sempre foi, Caetano Veloso usou o nome de Roberto Carlos num bom conselho que deve ser seguido até hoje por ouvintes da boa música - ainda mais depois do ano passado, quando Roberto e Caetano se uniram para cantar Bossa Nova no show que virou o disco e o DVD Roberto Carlos e Caetano Veloso - E a música de Tom Jobim. Na gravação originalmente escrita para Maria Bethânia gravar, mas cuja interpretação foi mesmo para a voz de Gal Costa, o baiano faz uma recomendação a aqueles que ainda insistem em não ouvir a obra do capixaba "a quem chamamos de Rei" (como disse o próprio Caetano no Roberto Carlos Especial de 1992). Pena que é ainda assim, eu sei que é assim, que as pessoas ainda não querem aceitar o conselho de Caetano, nesta canção maravilhosa interpretada por Gal e com participação de Caetano Veloso interpretando Diana.

Segue a letra! Na foto, um momento de um dos shows que RC fez no Projeto Emoções Pra Sempre em Alto Mar de 2007, dividindo os vocais com Gal Costa em Sua estupidez, número do "Roberto Carlos Especial" de 1997 e relembrado no CD e no DVD Duetos, lançado no ano de 2006.

Abraços a todos, Vinícius.

BABY - Caetano Veloso

Você
Precisa saber da piscina
Da margarina
Da Carolina
Da gasolina
Você
Precisa saber de mim

Baby, baby
Eu sei que é assim
Baby, baby
Eu sei que é assim

Você
Precisa tomar um sorvete
Na lanchonete
Andar com a gente
Me ver de perto
Ouvir
Aquela canção do Roberto

Baby, baby
Há quanto tempo
Baby, baby
Há quanto tempo

Você
Precisa aprender inglês
Precisa aprender o que eu sei
E o que eu não sei mais
E o que eu não sei mais...

Não sei
Comigo vai tudo azul
Contigo vai tudo em paz
Vivemos na melhor cidade
Da América do Sul
Da América do Sul
Você precisa, você precisa

Não sei...
Leia na minha camisa
Baby, baby, I love you
Baby, baby, I love you

Baby
Please stay by me, Diana
Baby...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Vinicius!
parabens pelo trabalho no blog
gostaria de deixar uma sugestão pra vocÊ
escute o som deste pianista..ele tem bastante a ver com a mpb .Vou deixar o link www.myspace.com/rodrigoandreiuk
um abração
Christian