segunda-feira, 30 de março de 2009

Aquela canção pro Roberto - 11



Olá, amigos.

A série Aquela canção pro Roberto mostra hoje mais um momento em que um artista ligado à Jovem Guarda homenageia Roberto Carlos com uma canção. Só que, ao contrário de Roberto, meu amigão e Barra limpa, a música de hoje não fala sobre RC.

A homenagem veio de um artista que trouxe ótimas contribuições pro repertório de Roberto. Trata-se de ANTÔNIO MARCOS, autor de E não vou mais deixar você tão só, Aventuras e Como vai você (as duas últimas em parceria com Mario Marcos).

Antônio Marcos dedicou a RC uma introspectiva canção sobre a solidão de quem navega pelo mar afora - provavelmente por saber que Roberto tem paixão por andar de barco. No primeiro Roberto Carlos Especial da história da TV Globo, em 1974, Antônio Marcos a interpretou, em uma cena muito bonita na qual Antônio e Roberto estavam num barco. Ao som da voz do primeiro, que cantou sobre gaivotas... para Roberto Carlos.

Segue a letra! Na foto, Antônio Marcos.

Abraços a todos, Vinícius.

GAIVOTAS (PARA ROBERTO CARLOS) - Antônio Marcos

Eu, quando saio pelo mar afora
Faço de conta que já vou embora
Mas apenas fico nas mentiras
Que matam por momento desventuras

Tantas gaivotas rodeando o barco
Como crianças rodeando adultos
Gaivotas e crianças se misturam
E fazem do meu barco a minha cama

Meu corpo balança sobre as águas
E o olhar se afoga no meu pranto
É que eu, bem distante lá da terra
Não compreendo gente que maltrata e erra

Minhas mágoas, tantas frustrações
Eu vou deixar neste mar, quando anoitecer
E lá em casa ninguém vai saber
Quando eu chegar, vou sorrir e adormecer

Quando eu paro o barco em águas mansas
Olho de repente pras alturas
E percebo, em meio a nuvens brancas
Uma gaivota calma e solitária

Ela deve estar olhando o mundo
E tomando conta das pessoas
Esta gaivota é importante
É pena que ela fique tão distante

Eu, perdido em tantos pensamentos
Me pergunto às vezes se ela sabe
Que o amor se perde por dinheiro
E o homem destrói no mundo inteiro

Mas lá em casa
Ninguém vai saber
Quando eu chegar
Vou sorrir e adormecer...

2 comentários:

Mazé Silva disse...

Olá meu querido Vinícius!

Depois de muitos dias sem entrar em blogs e tudo mais estou de volta. Fiquei ausente não porque não lembrasse de vir aqui ver e ler as coisas maravilhosas que postas, mas por problemas sérios de saúde, Vinícius.

Gostei bastante os temas que crias para dar nome ou título as tuas matérias e esta " Aquela Canção Pro Roberto", está excelente.

Você vai buscar cada coisa interessante que a gente fica perplexa diante de suas criações.

Enquanto nós estamos indo, você já está voltando!

Gosto demais de Antônio Marcos e ainda lamento por ele ter nos deixado tão cedo.

Deve ter sido lindo essa participação de Antônio Marcos, e pelo relato que fizeste da introspectiva, precisaríamos ver para deliciarmos com essa beleza de acontecimento, já que no cenário existe: mar, barco, gaivota, ondas( balanço), vento, anoitecer, sentimentos( frustações, mágoas).

Essa canção é linda,linda, mas Vini, só falta você trazer o vídeo pra completar essa riqueza de matéria!

Nunca vi o Epecial e gostaria imensamente de ver ele cantando essa canção maravilhosa

Espetáculo de postagem!

Um beijo grande, adorei!

Mazé Silva.

Leandro Souto Maior disse...

Oi Vinicius, sou reopórter do jornal O Dia e estou fazendo uma série sobre o Roberto. Preciso falar com você, pode entrar em contato? 2222 8228 / 8731 2498 / leandrosoutomaior@gmail.com

Se puder, o quanto antes. (depois apaga os contatos desse comentário, tá?)

valeu abração! Leandro