terça-feira, 10 de março de 2009

Aquela canção pro Roberto - 1



Olá, amigos.

Dando início às comemorações pelos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, este blogue traz a partir de hoje uma lista de canções da Música Popular Brasileira que citam RC em sua letra - algumas delas, inclusive, foram feitas em homenagem a ele. Trata-se da série Aquela canção pro Roberto.

O primeiro post data de exatamente 42 anos atrás. No ano seguinte à interpretação de RC para É papo firme, de Renato Correia e Donaldson Gonçalves, Carlos Imperial e Eduardo Araújo escreveram uma canção feita pela garota "avançadinha" que o Roberto falou.

A canção foi o maior sucesso de Anabel Fraracchio, mais conhecida na Jovem Guarda como WALDIRENE. Depois de se apresentar em clubes na sua cidade natal, São Paulo, e até mesmo no Programa Silvio Santos (na época, exibido na TV Globo), ela foi lançada por Ademar Dutra como "a mais promissora artista da safra da Jovem Guarda".

Seu primeiro compacto trouxe uma gravação de Eu te amo, tu me amas. Mas seria em seu segundo compacto que viria seu sucesso eterno - quando a "garota papo-firme" foi convidada por Roberto Carlos para participar do Jovem Guarda. Ainda vieram algumas gravações, como Vem quente que eu estou fervendo (sucesso também na voz de Erasmo Carlos, Dó ré mi e Torta de morangos.

Depois do fim do Jovem Guarda, Waldirene gravou um LP em 1970, e passou a cantar um repertório romântico. Mas, como boa parte dos artistas das "jovens tardes de domingo", só seria lembrada mesmo em datas ou eventos que celebram o aniversário do "iê-iê-iê".

Na última faixa do CD e do DVD Duetos, lançado por Roberto Carlos no fim de 2006, ela é uma das intérpretes da última faixa - Jovens tardes de domingo, encontro exibido no Roberto Carlos Especial de 1985. Ainda em 2006, Waldirene participou do programa Rei Majestade, apresentado por Silvio Santos no SBT, no qual cantou a música Alma gêmea.

E na voz dela veio a primeira música que cita Roberto Carlos. Há 40 anos, Waldirene foi a musa de uma daquelas canções pro Roberto.

Segue a letra! Na foto, Waldirene na época da Jovem Guarda.

Abraços a todos, Vinícius.

GAROTA DO ROBERTO - Carlos Imperial e Eduardo Araújo

Sou a garota papo-firme
Que o Roberto falou
Dirijo em disparada
Pois eu sou um amor

Sou a garota que eles pensam
Que vão conquistar
Pois já pensei
E nem bola vou dar

Sou a garota papo-firme
Que o Roberto falou
Estou por aí
Dentro da onda
E essa turma de cabeludos
Só pensa em cantar
Não pensa em se casar

Se tenho mil razões pra ser assim
A mini saia fica bem em mim
Eu vou deixar a turma toda louca
A turma toda com àgua na boca

Sou a garota papo -firme
Que o Roberto falou
Por isso sou um amor

Por isso sou um amor...

Um comentário:

Armindo Guimarães disse...

Olá, pá!

Só mesmo tu com as tuas ideis robertocarlisticas.

Ideias sempre fixes!

Abração