domingo, 7 de março de 2010

Roberto Carlos em bom português - DIZEM QUE UM HOMEM NÃO DEVE CHORAR


Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em bom português mostra outra versão presente no LP de 1992. Desta vez, Roberto resgatou uma canção interpretada por um grupo de artistas de muito destaque na música latino-americana.

O grupo TRIO LOS PANCHOS começou a tocar em Nova Iorque, no ano de 1944. Sua primeira formação foi com o porto-riquenho Hernando Avilés e os mexicanos Chucho Navarro e Alfredo Gil. Com o passar dos anos, outros artistas entraram no Trio Los Panchos, casos de Enrique Cáceres e Johnny Albino.

Logo o grupo começou a se destacar por suas interpretações de boleros, em gravações marcantes como Alma, corazón y vida, La hiedra, Contigo aprendí e Tu me acostumbraste. Dois boleros interpretados pelo grupo também fizeram parte de LPs de Roberto Carlos: El día que me quieras (em 1973) e Esta tarde vi llover (em 1979 e em 1997).

A música do Trio Los Panchos que Roberto Carlos decidiu cantar em bom português no seu LP de 1992 tem entre os seus autores uma pessoa importante para a história da música regional brasileira. O compositor Mário Zan é responsável por trazer a guarânia (presente no repertório de RC com suas gravações de Índia e Arrasta uma cadeira) para o cancioneiro brasileiro.

E a música de hoje traz um dado curiosíssimo. Roberto Carlos e Erasmo Carlos fizeram a versão... DA VERSÃO! Mário Zan e Palmeira escreveram originalmente a música Nova flor, que falava sobre um fim de amor que havia sido amenizado por uma "nova flor". A letra é a seguinte:

Quando te perdi
Não compreendi
Tua ingratidão
Fiquei a chorar
Sem me conformar
Com a solidão
A nossa casinha na beira da linha tão triste ficou
Só o teu perfume fazendo ciúme foi o que restou

Seu procedimento me fez infeliz
Deixando em meu peito uma cicatriz
Ao te ver de braços com um outro amor
Não sei como pude suportar a dor

Eu sei que um homem não deve chorar
Por uma mulher lhe abandonar
Mas acreditando nos carinhos teus
Com o desencanto quem chorou fui eu

Hoje faz um ano
que o desengano
E a solidão
Tiveram um fim
Ao chegar pra mim
Nova ilusão

No jardim do amor uma nova flor veio florescer
Trazendo bonança e nova esperança para o meu viver

Dizem que há males que vem para bem
Um amor se vai e outro logo vem
Como não há mal que não tenha fim
O que me fizestes foi um bem pra mim
Não venho pedir não venho implorar
Venho aqui somente para te contar
Que não interessa mais o seu amor
Pois tenho comigo uma nova flor

Eu sei que um homem não deve chorar
Por uma mulher lhe abandonar
Mas acreditando nos carinhos teus
Com o desencanto quem chorou fui eu...


O Trio Los Panchos decidiu pegar a música e fazer uma versão em castelhano. E, em 1992, Roberto Carlos e Erasmo Carlos trouxeram novamente para o português - e Los hombres no deben llorar se tornou Dizem que um homem não deve chorar.

Em mais um encontro com a música internacional, Roberto Carlos traz para a música brasileira um pouco do cancioneiro da América Latina. A interpretação desta versão traz uma raridade: é a única versão na qual RC canta um trecho da letra em sua língua original. Mas, mesmo assim, a música em castelhano não foi lançada no mercado latino em 1993.

Segue a letra! Na foto, uma das formações do Trio Los Panchos.

Abraços a todos, Vinícius.

DIZEM QUE UM HOMEM NÃO DEVE CHORAR (Nova flor / Los hombres no deben llorar) - Palmeira, Mário Zan e Pepe Ávila (versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Dizem que um homem não devem chorar
Por uma mulher que não soube amar
Mas como eu não pude conter o meu pranto
Fechei os meus olhos, me pus a chorar
Não acreditei
Quando vi você me dizendo adeus
Eu jamais pensei
Tanta ingratidão ver nos olhos seus

Quando um homem faz do amor de uma mulher
Razão da sua vida
De tudo ele é capaz pra não sofrer jamais
A dor da despedida

Fica mais comigo, tente uma vez mais
Pensa no que fomos há algum tempo atrás
Eu ainda sou aquele mesmo estranho
Que ao te conhecer te amou demais

Dizem que um homem não deve chorar
Por uma mulher que não soube amar
Mas como eu não pude conter o meu pranto
Fechei os meus olhos, me pus a chorar

Quando um homem faz do amor de uma mulher
Razão da sua vida
De tudo ele é capaz pra não sofrer jamais
A dor da despedida

Fica mais comigo, tente uma vez mais
Pensa no que fomos há algum tempo atrás
Eu ainda sou aquele mesmo estranho
Que ao te conhecer, te amou demais

Dizem que um homem não deve chorar
Por uma mulher que não soube amar
Mas como eu não pude conter o meu pranto
Fechei os meus olhos, me pus a chorar

Dicen que los hombres no deben llorar
Por una mujer que ha pagado mal
Pero yo no pude contener mi llanto
Cerrando los ojos, me puse a llorar

Dizem que um homem não deve chorar
Por uma mulher que não soube amar
Mas como eu não pude conter o meu pranto
Fechei os meus olhos, me pus a chorar...

2 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Almir cardoso disse...

Parabens! Esta musica dizem que o homem nao devem chorar por uma mulher e muito linda!