terça-feira, 23 de março de 2010

Emoções Sertanejas - NALVA AGUIAR



Olá, amigos.

A série dos convidados presentes no Emoções Sertanejas continua, desta vez trazendo a primeira presença feminina no show do Ginásio Ibirapuera, em São Paulo. O show fez parte das comemorações pelos 50 anos de carreira de RC.

A mineira NALVA AGUIAR começou a cantar com três anos e aos sete começou a aprender acordeon. Após se destacar se apresentando em cidades do Triângulo Mineiro, Nalva teve sua primeira participação em LP em um disco da dupla Nízio e Nestor, nos anos 60.

Depois de participar dos primeiros filmes de Renato Aragão - Adorável trapalhão (de 1967) e 2000 anos de confusão (este, de 1969, já tinha Dedé Santana na companhia de Renato), Nalva trocou de estilo musical. Das músicas românticas do estilo da Jovem Guarda, ela voltou seu repertório para a música sertaneja.

Seus grandes sucessos foram uma releitura de Beijinho doce (música de Nhô Pai que tinha sido gravada anteriormente por Adelaide Chiozzo), as músicas Dia de formatura e Dois estranhos e os trabalhos com vários artistas da safra sertaneja. Nalva Aguiar gravou com o cantor Teixeirinha, o violeiro Tião Carreiro e foi a primeira artista a cantar músicas de Renato Teixeira.

Pioneira da música country no Brasil, Nalva ganhou títulos de Rainha dos Caminhoneiros e de Rainha do Peão de Boiadeiro (festa famosa de Barretos). Após alguns anos fora da mídia, quando aproveitou para morar nos Estados Unidos e no Canadá, a cantora voltou a cantar no ano de 1999, quando interpretou Menino dos zóio meu na compilação Discoteca do Chacrinha.

Nesta época, o apresentador da TV Record, Marcelo Costa, a levou para a gravadora Velas, onde gravou um disco cercado de convidados. Chitãozinho & Xororó dividiram os vocais em Meu bem querer, Ivan Lins teve uma participação na gravação de Bandeira do divino, Sérgio Reis cantou com ela Vende-se e o locutor de rodeios Barra Mansa declamou versos em Oração do peão boiadeiro.

A participação mais recente de destaque da televisão foi no programa Rei Majestade, do SBT, onde interpretou sucessos de seu repertório e também músicas de outros artistas - caso de No dia que saí de casa. E a grande dama da música sertaneja não podia faltar nesta reverência à obra de Roberto Carlos. Afinal, ela também está nessa longa estrada da vida. Ou nas curvas da Estrada de Santos.

Segue a letra! Na foto, Nalva Aguiar.

Abraços a todos, Vinícius.

AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS - Roberto e Erasmo

Se você pretende saber quem eu sou
Eu posso lhe dizer
Entre no meu carro na Estrada de Santos
E você vai me conhecer

Você vai pensar que eu
Não gosto nem mesmo de mim
E que na minha idade
Só a velocidade anda junto a mim

Só ando sozinho e no meu caminho
O tempo é cada vez menor
Preciso de ajuda, por favor me acuda
Eu vivo muito só

Se acaso numa curva
Eu me lembro do meu mundo
Eu piso mais fundo, corrijo num segundo
Não posso parar

Eu prefiro as curvas da Estrada de Santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive e vi pelo espelho
Na distância se perder

Mas se amor que eu perdi
Eu novamente encontrar
As curvas se acabam e na Estrada de Santos
Não vou mais passar
Não, não vou mais passar...

3 comentários:

CON disse...

Nalva Aguiar... Também çoncordo que ela não poderia faltar, afinal é do tempo da jovem guarda também!
Canta muito !

Beijos azuisss

José Alves Neto disse...

Vinícius Faustini,
uma honra conhecer seu blog e agradecer de coração, em nome de todos os fãs, amigos e familiares de Nalva Aguiar, o prestígio do seu texto histórico, fotos e letra desta linda "As curvas da estrada de Santos". Comentou-se em 1967, quando os dois tiveram alguns meses de namoro, que Roberto compôs esta canção para Nalva. Porém estamos todos magoados com a edição da Rede Globo, que deixou Nalva para última apresentação e cortou parte da música. A voz de Nalva está linda e ela cantou com muita emoção e carisma, para o Rei.
José Neto

emerson borba disse...

Nalva não pederia fica fora dessa ela fez parte da vida de Roberto e canta muito bem sua voz continua linda afinadissima,faz pocas horas que tive o prazer de conheçela pessoalmente quando ela veio fazer um show em minha cidade tirei uma foto com ela e ela foi muito atenciosa e carinhosa.muito gente boa ela e simples.sou fã dela