segunda-feira, 15 de março de 2010

Luiz Carlos Paraná


Olá, amigos.

O dia 15 de março é uma data muito importante para a carreira de Roberto Carlos. Neste mesmo dia, em 1932, nascia LUIZ CARLOS PARANÁ.

O lavrador nascido em Ribeirão Claro, no Paraná, Luiz Carlos se mudou para o Rio de Janeiro aos 19 anos. Na pensão que morava na Cidade Maravilhosa, teve a companhia de um músico iniciante chamado João Gilberto. Paraná dividia sua rotina entre o trabalho como comerciário e as apresentações musicais em boates.

Anos mais tarde, Luiz se mudou para São Paulo, e foi responsável pela direção artística do bar João Sebastião Bar, reduto de boa música brasileira. O local foi o cenário da primeira apresentação do cantor e compositor Chico Buarque.

Luiz Carlos Paraná também foi responsável pela criação do Bar Jogral, ponto de encontro de intelectuais, músicos, compositores e poetas na capital paulistana. Sua faceta de compositor começou a ter destaque em 1964, com a gravação de Carlos José para sua música Queria.

E o autor ficaria marcado também por músicas de festival. A primeira delas veio no II Festival de Música Popular Brasileira, na TV Record. Com interpretação de Elza Soares, a música De paz e amor, parceria dele com Adauto Santos, ficou em segundo lugar no ano de 1966.

No ano de 1967, Paraná lançou um compacto com as músicas Capoeira do Arnaldo e Napoleão, e teve destaque na primeira edição da Bienal do Samba, cantando a música Samba do suicídio, de Paulo Vanzolini. Em 1969 e em 1970, ele foi responsável pela produção de discos "derivados" do bar Jogral - Jogral 69 ou Os homens verdes da noite e Jogral 70.

Em 1970, Luiz Carlos Paraná tinha gravado cinco músicas para lançar em seu primeiro LP solo, mas elas acabaram não sendo lançadas. Há 40 anos, num 3 de dezembro, Luiz faleceu aos 38 anos.

No ano de 1975, o cantor Marcus Pereira lançou todas elas no disco A música, de Carlos Paraná. Dentre as canções estavam Canoa vazia, De amor e paz, Se for pra medir saudade, Você merece um tango e Queria. Na contracapa do disco, Paulo Vanzolini deixou as palavras sobre o compositor:

"Luiz Carlos, que não foi de Oliveira por descuido do cartório, e acabou Paraná por amor ao chão, menino de roça que foi, educou-se sozinho, começando com Cruzeiro e Manchete e evoluindo depressa. Tinha paixão pela justa medida, pela clareza e pela simplicidade. Por isso compunha pouco, embora rimasse fácil e fosse bom improvisador. Saindo de um bom gosto provinciano para um artesanato exigente, não teve tempo para fazer muito, mas sempre teve para fazer ótimo".

Marcus Pereira também incluiu em seu repertório a canção de Luiz Carlos Paraná que chegou ao caminho de Roberto Carlos. No ano de 1967, o então "rei do iê-iê-iê" se aventurava num Festival da Música Popular Brasileira. Com uma canção bem diferente do estilo que apresentava no programa Jovem Guarda, Roberto cantou um lamento de carnaval.

E foi por causa de Maria, da Maria personagem de Maria, carnaval e cinzas, que Luiz Carlos Paraná se tornou um dos muitos compositores que passaram pela carreira de RC. A música chegou ao quinto lugar no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, e Roberto gravou-a em compacto na época. Mais tarde, ela fez parte do LP San Remo 68, lançado em 1976 com uma compliação de músicas lançadas em compactos.

Segue a letra! Na foto, Luiz Carlos Paraná, e abaixo o registro de RC interpretando a música no palco do Teatro Record. Ele se apresentou acompanhado do conjunto O Grupo.

Abraços a todos, Vinícius.

MARIA, CARNAVAL E CINZAS - Luiz Carlos Paraná

Nasceu Maria, quando a folia
Perdia a noite ganhava o dia
Foi fantasia seu enxoval
Nasceu Maria no carnaval

E não lhe chamaram assim como tantas
Marias de santas, Marias de flor
Seria Maria, Maria somente
Maria semente de samba e de amor

Não era noite, não era dia
Só madrugada, só fantasia
Só morro e samba, viva Maria
Quem sabe a sorte lhe sorriria

E um dia viria de porta-estandarte
Sambando com arte, puxando cordões
E em plena folia de certo estaria
Nos olhos e sonhos de mil foliões

Morreu Maria, quando a folia
Na quarta-feira também morria
E foi de cinzas seu enxoval
Viveu apenas um carnaval

Que fosse chamada então como tantas
Marias de santas, Marias de flor
Em vez de Maria, Maria somente
Maria semente de samba e de dor

Não era noite, não era dia
Somente restos de fantasia
Somente cinzas, pobre Maria
Jamais a vida lhe sorriria

E nunca viria de porta-estandarte
Sambando com arte puxando cordões
E não estaria em plena folia
Nos olhos e sonhos de seus foliões

E não estaria em plena folia
Nos olhos e sonhos de seus foliões

Maria, Maria, Maria...



P.S.: a partir do próximo post, o Emoções de Roberto Carlos falará sobre o Emoções Sertanejas, tributo dos cantores sertanejos à obra de RC. O show, que será exibido pela TV Globo e mais tarde lançado em disco e em DVD, faz parte das comemorações pelos 50 anos de carreira do cantor.

2 comentários:

Tectronteeg disse...

Sobre "O Jogral" e Luis Carlos Parana: faleceu recentemente em Sao Joaquim da Barra/SP, nosso querido amigo Luiz Moure Montes (Luiz Espanhol), socio de "O Jogral" junto ao Luis Carlos Parana.

Tectronteeg disse...

Sobre "O Jogral" e Luis Carlos Parana: faleceu recentemente em Sao Joaquim da Barra/SP, nosso querido amigo Luiz Moure Montes (Luiz Espanhol), socio de "O Jogral" junto ao Luis Carlos Parana.