sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fora de catálogo - TANTAS PALAVRAS



Olá, amigos.

A série Fora de catálogo segue apresentando canções que chegaram a ser anunciadas que seriam gravadas por Roberto Carlos, mas que acabaram não entrando em seu repertório. A música de hoje também é da safra assinada por Chico Buarque.

Entretanto, ao contrário de Minha história e Cálice, Chico escreveu esta música sob encomenda do próprio RC. O anúncio da interpretação de Roberto para ela foi anunciada por Dominguinhos (parceiro de Chico Buarque) no programa Conexão Roberto D'Ávila, em 1983.

Segundo o sanfoneiro, Roberto teria levado a fita para os Estados Unidos - país no qual ele gravava seus discos anuais. Entretanto, ao retornar para o Brasil, a música não estava presente em seu LP. Ele teria dito apenas que a canção "não dava para ele".



Chico Buarque acabou gravando-a para a trilha musical da novela Sabor de mel, assinada por Jorge Andrade e exibida entre abril e julho na TV Bandeirantes. Um dado curioso: dentre as músicas que embalavam a trama, estava também Emoções, interpretada por Marina Lima.



No ano de 1984, Chico a colocaria em seu LP, mas com uma letra diferente da escrita para Roberto Carlos gravar. Ao lado dela, no repertório estavam canções como Pelas tabelas, Brejo da cruz e Samba do grande amor.

Seguem as letras! Na foto, Chico Buarque e Roberto Carlos no ano de 1993, em foto para a revista Manchete.

Abraços a todos, Vinícius.

TANTAS PALAVRAS - Chico Buarque e Dominguinhos

(versão feita para Roberto Carlos gravar)

Tantas palavras
Que eu conhecia
E já não falo mais
Jamais

Tantas palavras
Que ela falava
Ditas de novo
Não são iguais

Mesmo a palavra não
Não era bem assim
E quando estava no calor da paixão
Ela falava, ai de mim
Ai de mim

Numa canção feroz
Nós inventamos palavras sem voz
Palavras ocas
Que nem nossas bocas
Ou fora de si

Minha boca
Sem que eu compreendesse
Falou frenesi
Frenesi

Nossas palavras
Que se cruzavam
Já não parecem
Mais casais

Hoje andam tortas
Feito uma jura
Que quer voltar atrás

Nós aprendemos
Palavras duras
Como dizer perdi
Perdi

Palavras tontas
Essas palavras
Quem falou
Não está mais aqui

*****

(versão do LP de 1984 de Chico Buarque)

Tantas palavras
Que eu conhecia
Só por ouvir falar
Falar

Tantas palavras
Que ela gostava
E repetia
Só por gostar

Não tinham tradução
Mas combinavam bem
Toda sessão ela virava uma atriz
"Give me a kiss, darling"
"Play it again"

Trocamos confissões, sons
No cinema, dublando as paixões
Movendo as bocas
Com palavras ocas
Ou fora de si

Minha boca
Sem que eu compreendesse
Falou c'est fini
C'est fini

Tantas palavras
Que eu conhecia
E já não falo mais, jamais
Quantas palavras
Que ela adorava
Saíram de cartaz

Nós aprendemos
Palavras duras
Como dizer perdi
Perdi

Palavras tontas
Nossas palavras
Quem falou
Não está mais aqui

2 comentários:

James Lima disse...

Poxa, uma letra muito bonita ! Seria bom ter ouvido Roberto Carlos cantar. Mas ele deve ter tido seus motivos.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Everaldo Farias disse...

Cara,

Eu vi o Dominguinhos contando essa história no Roberto D´ávila, mas não em 1983 e sim, recentemente, acho que em 2005! É uma belíssima canção mesmo, mas não deu, né?

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!