sábado, 8 de agosto de 2009

Fora de catálogo - SE EU QUISER FALAR COM DEUS



Olá, amigos.

Neste retorno das férias, o Emoções de Roberto Carlos apresenta uma série com curiosidades musicais de RC. No ano em que Roberto completa 50 anos de carreira, a partir do post de hoje mostramos canções que não entraram em seu repertório.

A série Fora de catálogo mostra músicas que foram noticiadas que estariam na voz dele, mas que ao final não constaram em sua lista. E este repertório começa com a canção mais conhecida desta lista.

Em 1980, Gilberto Gil atendeu a um pedido de Roberto e encaminhou a ele uma canção. Entretanto, a abordagem sobre religiosidade do compositor baiano não agradou Roberto, que preferiu não gravá-la.

Em entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, Caetano Veloso afirmou que desde que a ouviu pela primeira vez teve a certeza de que Gil escreveu esta música para Roberto Carlos não gravar. Caetano definiu a música como "dura para a gente cantar", tamanha a forma como ele definiu sua maneira de falar com Deus.



Gil acabaria lançando a canção em seu LP A gente precisa ver o luar. Além da faixa-título e de Se eu quiser falar com Deus, o disco de 1981 trouxe as canções Palco e Pela lente do amor - esta última, tema do seriado Amizade colorida, da TV Globo.



Entretanto, a gravação mais famosa desta música viria no mesmo ano do "não" de Roberto Carlos. Em uma de suas últimas gravações, Elis Regina faria majestosa interpretação para a canção que RC não gravou. Mas o autor diz que foi só uma coincidência:

"Eu tinha feito pra ele. Se ele tivesse gravado, eu não sei se teria gravado tão de imediato. Em geral, não tenho o hábito de gravar as músicas que faço para outros".

No livro Todas as letras, de 1996, Gil falaria novamente sobre o episódio: "O que chegou a mim como tendo sido a reação dele, Roberto Carlos, foi que ele disse que aquela não era a idéia de Deus que ele tem, o "Deus desconhecido". Ali, a configuração não é a de um Deus nítido, com um perfil claro, definido".

15 anos depois de Se eu quiser falar com Deus, RC mostrou em seu LP a música Quando quero falar com Deus, na qual diz a definitiva frase: "Quando eu quero falar com Deus, eu apenas falo". De fato, a fé para ele é mais simples do que os meandros encontrados por Gilberto Gil nesta frase.

Segue a letra! Na foto, Roberto e Gil na década de 1960.

Abraços a todos, Vinícius.

SE EU QUISER FALAR COM DEUS - Gilberto Gil

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz

Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios

Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou

Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho

Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar

Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada

Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar...

2 comentários:

Everaldo Farias disse...

Acho essa canção belíssima até certo ponto! Também não concordo muito com sua letra, embora seja apenas pontos de vista! Acho que não tem a ver com o repertório do rei, bem como toda a obra do Gil! Dificilmente você encontra algo que desse para o Roberto gravar!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

rennie exportsa deems blog infoskills trainingthe tomorrow confer sigkdd asks haderabad
semelokertes marchimundui