quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fora de catálogo - ETERNAS ONDAS



Olá, amigos.

A série Fora de catálogo chega a mais um post, apresentando músicas feitas para Roberto Carlos que não entraram em sua discografia. Como é o caso deste artista, que jamais foi gravado por RC.

Zé Ramalho é conhecido por fazer canções com ritmos nordestinos e também trazer letras com certo misticisimo, caso de Avohai. E, em meados da década de 1980, ele apresentou uma canção que discorria sobre um tema religioso. Mas, assim como Se eu quiser falar com Deus, RC não a gravou, provavelmente por discordar do ponto de vista desta canção.



Zé a incluiria em seu LP De gosto, de água e de amigos, lançado em 1985. Curiosamente, outra canção de caráter místico faria sucesso no repertório deste ano: a canção Mistérios da meia-noite, feita para ser tema do Professor Astromar, personagem de Rui Rezende na novela Roque Santeiro, da TV Globo.

Curiosamente, no ano seguinte RC falaria sobre este tema, na música Apocalipse, que abriu seu LP em 1986. Era sua maneira de falar sobre as "eternas ondas" abordadas por Zé Ramalho.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos ao lado de Zé Ramalho, quando o cantor ainda tinha o conjunto Zé Ramalho e Os 4 Loucos, na Paraíba.

Abraços a todos, Vinícius.

ETERNAS ONDAS - Zé Ramalho

Quanto tempo temos antes de voltarem
Aquelas ondas
Que vieram como gotas em silêncio
Tão furioso

Derrubando homens entre outros animais
Devastando a sede desses matagais
Derrubando homens entre outros animais
Devastando a sede desses matagais

Devorando árvores, pensamentos
Seguindo a linha
Do que foi escrito pelo mesmo lábio
Tão furioso

E se teu amigo vento não te procurar
É porque multidões ele foi arrastar

E se teu amigo vento não te procurar
É porque multidões ele foi arrastar...

Um comentário:

Everaldo Farias disse...

Eu gosto muito de Eternas ondas interpretada pelo Fagner em seu disco Amigos e canções, com a participação do Fábio Jr. A acho mística demais para o Roberto gravar e talvez não fosse um tema, o dilúvio, algo que ele tivesse interesse em cantar!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!