quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fora de catálogo - GILDA



Olá, amigos.

A série Fora de catálogo apresenta mais uma canção entregue para Roberto Carlos, mas que ficou fora de sua discografia. E, desta vez, com mais um encontro entre artistas da Música Popular Brasileira que não chegaram à voz de RC.

No ano de 1979, após um show de Roberto Carlos no Canecão, Vinícius de Moraes foi ao camarim e surgiu a ideia de ele gravar uma música sua. A gravação foi confirmada pelo próprio "Poetinha", que disse em uma entrevista: "É verdade sim. Ele canta tão bonitinho, né? Ele é tão romântico... Aí o Toquinho e eu fizemos uma música que é bem a cara dele, é uma valsa... Se der certo e ele gravar, vai ser ótimo".



A valsa acabou não sendo gravada por RC. Os autores Toquinho e Vinícius de Moraes acabariam a interpretando no LP Um pouco de ilusão, lançado no ano seguinte. Este seria o último disco lançado por Vinícius - em dezembro de 1980, o poeta diplomata encerrou sua carreira aqui na Terra.

Mais uma parceria de Roberto Carlos com a Música Popular Brasileira que ficou só na expectativa. E menos uma mulher a ser cantada na obra de RC.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos no camarim de um show antológico que reuniu Tom Jobim, Miúcha, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Abraços a todos, Vinícius.

GILDA - Toquinho e Vinícius de Moraes

Nos abismos do infinito
Uma estrela apareceu
E da terra ouviu-se um grito
Gilda, Gilda...

Era eu, maravilhado
Ante a sua aparição
Que aos poucos fui levado
nos véus do bailado

Pela imensidão
Aos caprichos do seu rastro
Como um pobre astro

Morto de paixão
Gilda, Gilda Gilda e eu...
Gilda, Gilda Gilda e eu...

E depois, nós dois unidos
Como Eurídice e Orfeu
Fomos sendo conduzidos Gilda e eu
Pelas mágicas esferas
Que se perdem pelo céu
Em demanda de outras eras
Velhas prima........veras
Que o tempo esqueceu
Pelo espaço que nos leva
Pela imensa treva
Para as mãos de Deus Gilda, Gilda Gilda e eu
Gilda, Gilda Gilda e eu.

2 comentários:

Everaldo Farias disse...

Cara,

Não apenas a riqueza da informação, mas a foto ficou dez!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Gabriel Deslandes disse...

Olá! Você teria essa foto, dele com Tom, Toquinho, Vinícius e Miúcha, maior? Saberia dizer onde conseguir? Abraços.