sábado, 1 de agosto de 2009

50 anos de emoções - 2009



Olá, amigos.

Hoje, chegamos à última parada da série 50 anos de emoções. Foram 50 anos revistos em 50 posts, no qual mostramos a trajetória do mundo e o caminho de Roberto Carlos em cada ano de sua carreira cinquentenária.



O ano de 2009 entrou para a história dos Estados Unidos: pela primeira vez, a Casa Branca abriu suas portas para um presidente negro. Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos, com o slogan "Yes, we can!".

A Europa passou pela "crise do gás", em virtude do boicote ao fornecimento de gás na Ucrânia e na Rússia. Os motivos foram os desacordos comerciais na tarifa de trânsito de gás, que, mais tarde, passou por todo o continente europeu.

A Venezuela disse "sim" à reeleição ilimitada de todos os ocupantes de cargos públicos no país - dentre eles, a presidência da República. Em virtude disto, foi viabilizada a candidatura de Hugo Chávez ao cargo na eleição de 2012.



Mahmoud Ahmadinejad foi eleito presidente do Irã, mas sob fortes protestos populares. Uma supeita de fraude instaurou manifestos divulgados pela Internet e se disseminou pelo mundo. No Brasil, grupos protestaram quando foi divulgada uma visita dele ao país.

O Voo Yemenia 626 caiu no Oceano Índico, próximo a Comores, com 153 pessoas a bordo. Uma criança foi a única sobrevivente.

As pessoas do Voo Air France 447 não tiveram a mesma sorte. O avião partia do Rio de Janeiro rumo a Paris, e levava muitos brasileiros e franceses quando caiu perto do arquipélago São Pedro e São Paulo. Das 228 presentes no avião, foram achadas 51 até o momento.



O Brasil passou a conviver com uma pandemia que assola o mundo. O vírus H1N1 - conhecido popularmente como gripe suína - veio dos países latinos e já causou mortes, principalmente nas cidades que fazem fronteira com a Argentina (onde já chegou ao nível de emergência sanitária).

O futebol brasileiro mais uma vez esbarrou numa equipe estrangeira em final da Taça Libertadores da América. Desta vez, o Cruzeiro chegou a empatar em 0 a 0 na Argentina, mas no Mineirão foi derrotado pelo Estudiantes por 2 a 1.

O Corínthians chegou ao seu terceiro título da Copa do Brasil, diante do Internacional. Depois de vencer por 3 a 1 no Pacaembu, o time empatou em 2 a 2 no Beira-Rio. Foi o terceiro título em um ano e meio - antes, vieram o Brasileiro da Série B e o Campeonato Paulista.

Roberto Carlos chegou aos seus 50 anos de carreira cercado de muita música. As comemorações começaram no dia 19 de abril de 2009, com um show em sua terra natal, Cachoeiro. Com o seguinte repertório:



Abertura
Emoções
Além do horizonte
Amor Perfeito
Eu te amo, te amo, te amo
Detalhes
Outra vez
Meu pequeno Cachoeiro
Aquela casa simples / Meu querido, meu velho, meu amigo / Lady Laura
Nossa Senhora
Caminhoneiro
Olha / Canzone per te / Do fundo do meu coração / Alô
Como é grande o meu amor por você
Proposta
Cavalgada
É proibido fumar / Namoradinha de um amigo meu / Quando / E por isso estou aqui / Jovens tardes de domingo / Emoções
É preciso saber viver
Jesus Cristo




Roberto também fez uma participação no humorístico A grande família, contracenando com a família Silva. Além de se apresentar no programa Caldeirão do Huck, foi ao ar um Globo repórter sobre sua trajetória.



Em São Paulo, o tributo Elas cantam Roberto reuniu cantoras de todos os repertórios musicais brasileiros interpretando músicas de seu repertório. Os tributos se estenderão à Rock Simphony, ainda em 2009, e à homenagem de sertanejos, prevista para o ano que vem.

E no dia 11 de julho, o Maracanã abriu suas portas para o show mais emocionante de Roberto Carlos. Do jeito que este que vos escreve contou alguns posts atrás.

Olhando pelo espelho, na distância tem muita história pra contar. De um mundo que poderia parecer distante, mas que ficou próximo de cada um dos amigos. Do um milhão de amigos iniciais, mas que se multiplicaram nestes 50 anos de carreira.

Não há outra música que não esta para encerrar a série. Na foto, Roberto Carlos no Maracanã.

Abraços a todos, Vinícius.

EMOÇÕES - Roberto e Erasmo

Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo

São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Amigos eu ganhei
Saudades eu senti, partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar, sorrindo

Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar

Se chorei
Ou se sofri
O importante
É que emoções eu vivi

São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui

Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo

Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais

Se chorei
Ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...

*****

P.S.:

O blogue Emoções de Roberto Carlos tem um descanso de meio de ano por alguns dias. Voltamos no dia 8 de agosto.

2 comentários:

James Lima disse...

Bicho, esse ano foi bem movimentado, e é porque nem terminou ainda ! Pelo visto ainda teremos muita coisa boa pela frente...

Parabéns pela maestria de sempre com que você rege seu blog !

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br - Domínio novo !

Everaldo Farias disse...

Cara, essa série foi demais! Você traçou paralelos surpreendentes da carreira do rei com outros acontecimentos históricos que muito ajudaram a compreender porque esse homem é o rei dessa república!

Parabéns!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!