quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Tin-tin!



Olá, amigos.

Olhando para trás, podemos ver que este foi um ano muito abençoado na obra de Roberto Carlos. Ao público que sentiu sua ausência no ano passado (por conta da "quebra de tradição" de lançar um disco todo fim de ano), RC respondeu com grandes trabalhos este 2008.

Em junho, chegou nas lojas Roberto Carlos en vivo, primeiro registro de um show dele no exterior. Gravado no Opera House, em Miami, e disponibilizado em disco e em DVD, o trabalho trouxe som e imagem de ótima qualidade, além de interpretações para grandes canções de sua safra versionadas para o castelhano - Desahogo (Desabafo), Cama y mesa (Cama e mesa) e La distancia (À distância), sem contar nas músicas que ele interpreta somente no exterior, casos de El día que me quieras e Un gato en la oscuridad (Un gatto nel blu).

Em agosto, RC abriu espaço em sua turnê para se dedicar a um trabalho especialíssimo no ano em que a Bossa Nova completava 50 anos do seu surgimento. Roberto recordou seu início de carreira na boate Plaza, em Copacabana, e seus primeiros compactos (ainda aos 18 anos) e interpretou canções do repertório de Tom Jobim - e o melhor: na mais fina companhia de Caetano Veloso. Os três shows (um no Rio de Janeiro e dois em São Paulo) foram extremamente bem sucedidos de público, a ponto de renderem um especial em setembro na TV Globo. RC ainda se deu ao luxo de seu trabalho anual chegar ao final deste 2008 com uma inovação. Pela primeira vez, ele divide um disco e um DVD com outro artista, e justamente com o tropicalista que por várias vezes fez reverências musicais a ele (Como dois e dois, Muito romântico e Força estranha são canções de Caetano que Roberto gravou em disco).

Naturalmente, Roberto mantém algumas tradições, mas são graças a ela que podemos contar sempre com a grata presença de RC. Além de shows nos palcos do Brasil, o cantor percorreu vários palcos da América Latina, levando las emociones para a língua espanhola. RC continua trazendo emoções em alto mar, nos seus cruzeiros de início de ano, e dezembro prossegue tendo na sua programação o especial de fim de ano - com Roberto Carlos chamando amigos de profissão para cantarem com ele e alegrarem a noite natalina (sim, o Roberto Carlos Especial deste ano novamente veio ao ar em 25 de dezembro - a tradição parece ter retornado, depois de tanto tempo no qual seu show ia ao ar alguns dias ou até uma semana antes do dia de Natal).

Chegamos ao final de 2008 com perspectivas para o prestes a nascer ano de 2009. No ano que vem, é a vez de Roberto Carlos completar seus 50 anos de carreira e, além de exposições e eventos temáticos sobre sua vida musical, está previsto um show a ser realizado no estádio do Maracanã. O maior do mundo abrindo seu espaço para um craque que fez dos palcos o seu gramado favorito.

A um dia de 2009, este que vos escreve deseja a todos um Feliz Ano Novo, e que o novo ano traga toda a felicidade possível ao coração de todos vocês. Obrigado a todos pelo prestígio que o Emoções de Roberto Carlos vem recebendo desde sua criação. Um brinde, ao ano que se encerra e ao novo ciclo que começa no calendário. TIN-TIN.

Abraços a todos, Vinícius.

É PRECISO SABER VIVER - Roberto e Erasmo

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão

É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver...

P.S.: este blogue tira férias, e volta a ser atualizado em 10 de janeiro de 2009.

3 comentários:

Armindo Guimarães disse...

Um balanço sucinto mas muito completo sobre o nosso mais que tudo durante o ano 2008, incluindo perspectivas para 2009, perspectivas essas que incluem, com toda a certeza, o regresso à sua segunda casa. Refiro-me a Portugal, claro está! A malta está aflita pra vê-lo outra vês.

Para o meu grande amigo Vinícius e para o seu/nosso "Emoções de Roberto Carlos", votos dos melhores êxito para 2009.

Abraços robertocarlisticos

C. Marley disse...

Nobre colega Vinicius,

Que o ano de 2009, tenha um balanço tão positivo, como esse do rei Roberto Carlos.

Feliz 2009!

James Lima disse...

Amigo Vina,

Caramba, bicho. Muito bom seu texto. Realmente o Rei arrebentou esse ano de 2008, e agora em 2009 vai ser bem melhor, tenho certeza.

"O maior do mundo abrindo seu espaço para um craque que fez dos palcos o seu gramado favorito." Essa frase foi demais ! Parabéns

Um abraço
Seu fã
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

(Desculpa não ter passado aqui antes, assim que voltei das férias do blog, trabalhei num novo layout, e demorei bastante pra terminá-lo, mas agora que já está concluído, pude vir te prestigiar.)