quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Roberto Carlos e Caetano Veloso - E a música de Tom Jobim



Olá, amigos.

A algumas horas da gravação de parte do Roberto Carlos Especial que a TV Globo exibirá no dia 25 de dezembro de 2008, este blogue volta suas atenções para um histórico momento que RC nos proporcionou no ano que vai chegando ao fim. Na semana passada, chegou às lojas o disco Roberto Carlos e Caetano Veloso - E a música de Tom Jobim.

Trata-se do registro histórico de um baiano e de um capixaba interpretando o repertório carioquíssimo do maestro Antônio Carlos Jobim, artista que tornou o Rio de Janeiro e a música brasileira universais aos olhos do mundo. O encontro foi promovido pelo Itaú Brasil, como parte das homenagens aos 50 anos do surgimento da Bossa Nova, e resultou em três shows. O disco traz registros dos dois shows realizados no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto (no Rio, o show aconteceu no dia 22, no Theatro Municipal).

Outros detalhes sobre o encontro estão nos seguintes posts deste Emoções de Roberto Carlos:

http://emocoesrc.blogspot.com/2008/08/roberto-carlos-e-caetano-veloso-rio-22.html

http://emocoesrc.blogspot.com/2008/08/uma-bossa-mora.html

Pela primeira vez em quase meio século de carreira, Roberto divide seu trabalho de fim de ano com outro artista - e ninguém menos do que Caetano Veloso, homem que outrora proclamou que "teve coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas elas". O baiano responsável pela revolução musical chamada Tropicália se uniu ao símbolo do movimento de nome Jovem Guarda para ambos cantarem a Bossa Nova, aquele movimento que fez o Brasil "ser desafinado".

Com muita afinação, chegou às lojas de disco este encontro das três trajetórias da Música Popular Brasileira, que comprovam que pra se trazer boa música "é impossível ser feliz sozinho". Pra fazer feliz a quem se ama, nada melhor do que Roberto Carlos e Caetano Veloso - E a música de Tom Jobim". A análise deste trabalho virá de maneira mais completa em breve, logo depois da saída do DVD - este sim, terá o show na íntegra, com suas 20 canções.

Caetano Veloso é um dos convidados do show a ser gravado na HSBC Arena Multiuso, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Mas, ao contrário dos demais convidados (Zezé di Camargo & Luciano, Rita Lee, Neguinho da Beija-Flor e a banda da Beija-Flor de Nilópolis), Caetano aparecerá um pouco mais no programa do dia 25. Foi gravada uma conversa reunindo Roberto e Caetano, mediada pelo múltiplo Nelson Motta - o sujeito simpático que está na foto comigo, mas, infelizmente, ainda não deu notícias se lê o Emoções de Roberto Carlos.

Com tamanha participação no programa, este que vos escreve acredita que ninguém vai dizer "chega de saudade" ao ver o encontro de Roberto Carlos e Caetano Veloso. Mas, certamente, o público vai querer que eles cantem a canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes que encerra o disco-tributo à obra de Tom Jobim.

Segue a letra! Na foto, a capa do disco e do DVD.

Abraços a todos, Vinícius.

CHEGA DE SAUDADE - Tom e Vinícius

Vai, minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade, a realidade é que
Sem ela não há paz
Não há beleza, é só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai

Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que darei na sua boca

Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim

Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim
Não quero mais esse negócio de você longe de mim
Vamos deixar esse negócio de você viver sem mim...

2 comentários:

James Lima disse...

Eita, bicho !
Realmente, esse disco foi muito esperado, e um dos melhores lançamentos dos últimos anos.

Além disso, obrigado pela visita no RCB !

Um Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Amei o disco!!! Mas...ouço apenas as canções que o Rei interpreta; nada contra o Caetano Veloso..Mas minha preferência é ROBERTO CARLOS.
Beijos,
Leda Martins.