terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Roberto Carlos e o cinema - 18



Olá, amigos.

Com este post, encerramos a série Roberto Carlos e o cinema. Como apresentamos em todos estes posts, RC tem uma larga contribuição para o cinema nacional (e também para filmes estrangeiros), e estas são apenas algumas produções que conseguimos destacar. Roberto participou como figurante de dois filmes em seu início de carreira: Agüenta o rojão e Minha sogra é da polícia, além de participar dos documentários Som alucinante e Saravá, Brasil dos mil espíritos.

E hoje apresentamos um filme no qual Roberto Carlos não só aparece na trilha como no final o cineasta Vicente Amorim faz questão de escrever: "Este filme é dedicado a Roberto Carlos". Lançado em 2003, O caminho das nuvens conta a trajetória de uma família que sai do Nordeste do país em busca de um lugar onde tenham melhores condições financeiras e de trabalho pra viverem.

Romão (vivido por Wagner Moura) faz com que a esposa Rose (interpretada por Cláudia Abreu) e seus filhos partirem pela estrada, sonhando que o último paradeiro deles será num lugar onde ele possa arranjar "um emprego de mil real". Nesta estrada, eles passam por várias situações, confusões e encontram tipos muito curiosos - como a dançarina Sereia (papel de Carol Castro) e o explorador de mulheres Panamá (interpretado por Sidney Magal).

Roberto Carlos segue nessa estrada junto com a família, acompanhando durante todo o filme as venturas e desventuras de Romão, Rose e seus filhos. Ele aparece na voz dos personagens (com Se você pensa, Eu sou terrível e Nossa Senhora), aparece também nas trilhas incidentais em cena (Detalhes e Jesus Cristo) e também no rádio - numa cena emocionante, a família inteira cantarola Amor sem limite junto com a gravação do Roberto.

Em certa altura do filme, RC aparece também. Mas na televisão. Um dos personagens vê na TV Roberto Carlos interpretando As curvas da Estrada de Santos em um número de seu Roberto Carlos Especial.

Mas, certamente, o momento mais bonito de O caminho das nuvens é quando a música de Roberto Carlos sai da boca da personagem Rose, com sotaque forte nordestino. Na época do lançamento do filme, a atriz Cláudia Abreu foi ao programa Altas horas, da TV Globo, e o apresentador Serginho Groisman pediu para que ela cantasse esta música. Cláudia só conseguiu interpretá-la ao vivo quando usou o sotaque nordestino de sua personagem. O que tornou ainda mais delicado o momento musical em que ela, como Rose, cantou a segunda canção do lado A de Roberto Carlos em ritmo de aventura, de 1967, em O caminho das nuvens.

Segue a letra! Na foto, o cartaz de O caminho das nuvens, filme com o qual encerramos a série Roberto Carlos e o cinema.

Abraços a todos, Vinícius.

COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ - Roberto Carlos

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você

E não ha nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você

Mas como é grande o meu amor por você...

4 comentários:

James Lima disse...

Bicho, eu tive a impressão de que você já havia falado de Caminho das nuvens. Aí voltei toda a série, e vi que não, eu que estou enganado. Creio que a gente falou sobre ele numa conversa de MSN ahsuahsuahsu.

Bom, o filme é demais. Pra quem é fã do rei, é um prato cheio. Além disso, tem uma história maravilhosa, e a Cláudia Abreu é linda, né?

Abração aí !
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Nobre colega Vinicius,

Mais uma vez parabéns pela pesquisa. Uma pena que esteja chegando ao fim. Quem sabe um dia volte com a parte 2. Você como homem do teatro, sugiro faça agora a série teatro. Temos conhecimento de muitas peças, onde RC esteve presente seja na música e no enredo. Inclusive você já comentou algumas peças.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Vinícius,

Fiz questão de ter esse filme, por dois motivos: primeiro que se ambienta no Nordeste e acho muito legal, e depois pelas canções do rei!

Sabe que me emociono quando vejo aquele menino feliz a ver o rei na tv, pois me faz lembrar que eu era assim e ainda sou, aliás, somos!

E hoje, você estará lá a nos emocionar depois com seus relatos!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Parabéns Vinicius pelo lindo tema e original tratado no seu Blog: "Roberto Carlos e o Cinema". Eu sou uma fan do Rei e tenho duas Comunidades no Orkut em homenagem a ele: "Roberto Carlos e suas Cançoes" e "Roberto Carlos, o Eterno Rei" e é a primeira vez que eu visito o seu Blog. Adorei. Você tem o DVD desse filme "Caminho nas nuvens"? Gostaria muito de poder vê-lo, mas ja estou satisfeitissima com o seu resumo da historia desse filma que teve a trilha sonora toda composta pelo Rei.
Um grande abraço.
Ocenilda, Verviers - Bélgica