domingo, 21 de dezembro de 2008

Roberto Carlos Especial 2008 - NELSON MOTTA



Olá, amigos.

Encerrando a lista de encontros do Roberto Carlos Especial que irá ao ar daqui a quatro dias, este blogue abre espaço para a parte jornalística do programa. Afinal, não pode passar batido o nome que tem a responsabilidade de "mediar" o encontro em estúdio de RC e Caetano Veloso.

Trata-se de NELSON MOTTA - jornalista, biógrafo, crítico musical, romancista, compositor e o sujeito de cabelos brancos que está na foto aí do lado abraçado a este que vos escreve. Nelson já teceu vários elogios ao longo da carreira do Roberto, expostos em momentos como quando ele recordou a vitória de RC no Festival de San Remo (com Canzone per te, há exatos 40 anos), ou nas recordações da Jovem Guarda e de uma viagem do cantor para se apresentar no Espírito Santo na década de 1980, contados no livro Noites tropicais. Também foi ele que apresentou o show de Roberto Carlos e Caetano Veloso no dia 22 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

E é de Nelson uma das frases mais bonitas e mais sinceras sobre o que significa Roberto Carlos. No release sobre o disco e o DVD Duetos, ele disse: "Cantar com Roberto é como jogar bola com Pelé, como namorar com Gisele Bündchen, como compor com Chico Buarque,. Talvez por isso, em todas as vozes famosas e idolatradas que se juntam à dele, se sente um coração btasileiro batendo mais forte".

Nelson Motta nunca cantou COM Roberto Carlos. Entretanto, tem uma gratíssima curiosidade: ele já gravou canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Em 1972, a dupla foi responsável pela trilha musical da novela O bofe, assinada por Bráulio Pedroso para o horário das 22h da TV Globo. Coube ao Nelsinho cantar uma das faixas deste disco.

Segue a letra! Na foto, Nelson Motta entre Roberto e Caetano. Como antecipamos no post anterior, este "papo" terá a luxuosíssima participação de Eduardo Lages e Jacques Morelembaum - os maestros responsáveis pelos arranjos do encontro que virou o disco e o DVD Roberto Carlos e Caetano Veloso - E a música de Tom Jobim.

Abraços a todos, Vinícius.

MADAME SABE TUDO - Roberto e Erasmo

Vai, madame sabe tudo
Vai, madame sabe tudo
Quem não vai sou eu

Vai, madame sabe tudo
Vai, madame sabe tudo
Que esse mundo é seu

Vai, madame sabe tudo
Vai, madame sabe tudo
Quem não vai sou eu

Vai, madame sabe tudo
Vai, madame sabe tudo
Que esse mundo é seu

Nos subúrbios e bastidores
Destilava seus amores
E madame em mais de cem
Sempre desfilava bem

Seu conselho interessa
Pra quem quer subir de pressa
Só precisa algum estudo
Tá com ela, tá com tudo

Vai, madame sabe tudo
Vai, madame sabe tudo...

Um comentário:

James Lima disse...

Bicho,

Primeiro, é interessante ver que você falou do Nelson Motta também, que não deixa de ser um dos convidados do especial.

Depois, não fazia a mínima idéia de que ele já havia gravado algo do Roberto. Nem sabia que fazia parte da trilha da novela "O Bofe".

Valeu, professor. Além de ensinar a escrever, está mostrando-me curiosidades que eu não sabia !

Te espero no RCB !
Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la