sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Roberto Carlos e Caetano Veloso - Rio, 22 de agosto de 2008



Olá, amigos.

Hoje se escreve mais um capítulo antológico da história da Música Popular Brasileira. Dentro de algumas horas, ROBERTO CARLOS e CAETANO VELOSO chegarão ao palco do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, unidos por uma celebração musical.

Por algumas horas, os pés de Roberto e Caetano irão tocar nas areias brancas do universo musical de TOM JOBIM, e vão molhar seus cabelos na água azul do mar das águas de março fechando o verão. Janelas e portas vão se abrir pra eles interpretarem e cantarem somente o que não pode mais se calar. Noutras palavras, uma reunião de artistas muito românticos e unidos por essa força estranha no ar. Os vários tons com as muitas facetas do repertório de Tom.

Tom da certeza de um amor que supera as ausências e desventuras para viver "por toda a minha vida". Da insensatez que se arrasta, na saudade das flores da janela que sorriam e cantavam "por causa de você". Do pedido de reconciliação, que vem entre peixinhos e beijinhos ou do singelo pedido para que dê a mão e os dois saiam para seguir essa estrada de sol - afinal, só tinha de ser com você...

Tom do Rio, de um Rio visto da janela do avião, contando e cantando as horas de estar no Galeão e ver a Cidade Maravilhosa, seja num cantinho e num violão para ver o Corcovado, seja para ver as curvas das mulheres. E em meio a tantas, eis que ele e Vinícius de Moraes enxergaram uma garota de Ipanema. Ela é carioca, ela é carioca, basta o jeitinho dela andar. Mas ele andou por várias outras, Lígia, Ana Luiza, Luiza, Ângela, e novamente viu uma garota - e as vozes de Dick Farney com Lúcio Alves louvaram a beleza de Tereza, a Tereza da praia que não é de ninguém a não ser da Música Popular Brasileira.

Tom do Brasil, Tom Brasileiro, que hoje reúne dois artistas considerados por estudiosos do cancioneiro tupiniquim como outros tons dos mil tons geniais de nossa música. De um lado, Roberto Carlos, o menino de Cachoeiro que começou a ter destaque quando aqueceu a brasa da Jovem Guarda. Do outro, Caetano Veloso, o menino de Santo Amaro que um nos apresentou a Tropicália e um dia nos disse "é proibido proibir".

Ambos cedem espaço em suas carreiras, para relerem em cena aberta toda a Bossa, a fossa e a "nossa" safra criada por Antônio Carlos Jobim. Caetano não cantará sozinho suas jóias nem Roberto cantará as mulheres que não ousa dizer o nome. Hoje, 22 de agosto de 2008, é a vez de contemplarmos no Municipal as tantas pérolas criadas em alto e bom tom na Música Popular Brasileira. E dizermos que agora já sabemos da onda que se ergueu no mar e das estrelas que esquecemos de contar. Como já disse uma canção do artista que Roberto Carlos e Caetano Veloso reverenciam hoje.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos e Caetano Veloso no Estúdio Amigo, em dia de ensaio para o show que ocorrerá logo mais (e que terá novo post especial escrito por este que vos escreve).

Abraços a todos, Vinícius.

WAVE - Tom Jobim

Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho

O resto é mar
É tudo que não sei contar
São coisas lindas que eu tenho pra te dar
Vem de mansinho à brisa e me diz
É impossível ser feliz sozinho

Da primeira vez era a cidade
Da segunda, o cais e a eternidade

Agora eu já sei
Da onda que se ergueu no mar
E das estrelas que esquecemos de contar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite vem nos envolver...

P.S.: um dado curioso. De comum acordo, Roberto Carlos e Caetano Veloso vestirão roupa azul no show. Um tom condizente com um artista que é feito de azul...

4 comentários:

Felipe Moura disse...

Esse Vinícius, VOU TE CONTAR, viu!?

Como diz o povo sábio desse país - Só não vê quem não quer! rs

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Garoto, estaremos aqui na expectativa de mais um fabuloso espetáculo, contado pelas palavras desse grande jornalista que estará presente e contemplará tudo por nós!

Parabéns pelo texto e pelo momento lindo que está vivendo!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Nossa...que lindoooooooo!
Vinícius...você merece esse presente adiantado!!! Curta bastante e depois nos conte as emoções, por favor.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Caramba, Vinícius...
Porra, tu já escreve bem pra caramba.

Ainda nos vem com esse texto, bicho?

To boquiaberto.

Ah ! Feliz aniversário, hehe

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la