terça-feira, 5 de agosto de 2008

Canciones en vivo - DESAHOGO




Olá, amigos.

A série Canciones en vivo prossegue a enumerar o repertório do disco Roberto Carlos en vivo, disco que RC apresentou ao público brasileiro na semana passada. Trata-se do primeiro registro fonográfico de um show realizado no exterior - gravado ao vivo em maio de 2007 na casa de espetáculos Opera House, em Miami.

Além de mostrar para os ouvintes versões em castelhano de suas canções, o que aparece neste show realizado no exterior é como Roberto aos poucos vem mudando os sentimentos que vieram à tona desde que sua esposa Maria Rita encerrou sua trajetória aqui na Terra (no ano de 1999). A canção de hoje faz parte de uma safra que RC não estava interpretando em suas apresentações no Brasil - por ter em seus versos um recorte de problemas amorosos envolvendo um casal.

Em suas primeiras apresentações após o "retorno" à sua rotina como cantor (no ano 2000), Roberto dedicava seu repertório exclusivamente a canções de amor bem sucedidas - isto influiu inclusive em suas músicas inéditas, nos discos Amor sem limite (gravado em 2000) e Pra sempre (lançado em 2003) e também na única canção inédita de seu disco de 2005, a guarânia Arrasta uma cadeira. A música de hoje chegou a ser incluída nos primeiros passos da turnê de Amor sem limite, mas logo foi retirada, pois RC dizia que "esta canção não tem nada a ver com esse show". Aos poucos, ele vem incluindo músicas que falam sobre desavenças amorosas em seu repertório brasileiro - representada atualmente pela música Outra vez, de autoria de Isolda.

Entretanto, o público de seus shows no exterior tem acesso a assistir ao vivo à interpretação de Roberto Carlos para uma de suas mais emblemáticas canções que discorrem sobre as brigas de um casal. Primeira faixa do lado B de seu disco de 1979, a música assinada em parceria com Erasmo recebeu versão da dupla Buddy & Mary McCluskley e chegou ao mercado latino em meados de 1980, no LP intitulado Mi querido, mi viejo, mi amigo (presente na caixa Pra sempre em espanhol - Volume I, lançada no Brasil no ano passado).

E graças ao lançamento de Roberto Carlos en vivo, novamente o público brasileiro tem acesso à interpretação de RC para seu desabafo - ou, numa tradução hispânica mais ao pé da letra, seu "desafogo". Esta é uma das faixas mais fortes de seu novo trabalho, graças ao arranjo grandioso que o maestro Eduardo Lages deu a ela - com direito a ter um inspiradíssimo solo de trompete feito pelo Gil.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em apresentação na TV em 1979 (ano no qual esta música foi lançada no Brasil).

Abraços a todos, Vinícius.

DESAHOGO (Desabafo) - Roberto e Erasmo (versão de Buddy & Mary McCluskley)

Por que me arrastro a tus pies?
Por que me doy tanto a ti?
Y por que no pido nunca
Nada a cambio para mi

Por que me quedo callado
Cuando me sabes herir
Con todos esos reproches
Que no merezo de ti

Por que en la cama doy vueltas
Mientras tú finges dormir
Pero si quieres, yo quiero
Y no consigo fingir

Te has convertido en la punta
Que clava mis sentimientos
Te has convertido en la sonda
Mas triste de mis lamentos

Pero resulta que yo
Sin ti no sé lo que hacer
A veces me desahogo
Me desespero porque

Tú eres el grave problema
Que yo no sé resolver
Y acabo siempre en tus brazos
Cuando me quieres tener...

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, DESAHOGO ficou lindíssima no Cd.
Foi uma canção bastante trabalhada nas rádios em 1979. Primeiro, NA PAZ DO SEU SORRISO; depois DESABAFO.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Uma de minhas canções preferidas no idioma "dos hermanos".

Abraços!
www.robertocarlos.vai.la
James Lima

Anônimo disse...

Rapaz, passei a gostar ainda mais dela após ouví-la no en vivo! Também teve uma belíssima releitura com a Ângela Maria e o rei em 1995!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!