sábado, 9 de agosto de 2008

Canciones en vivo - O CALHAMBEQUE



Olá, amigos.

A série Canciones en vivo chega ao seu sétimo post na seqüência de canções presentes no disco Roberto Carlos en vivo. O álbum, que chegou às lojas no final do mês passado, traz um registro do show que Roberto Carlos realizou na casa de espetáculos Opera House, localizada na cidade norte-americana de Miami, em maio de 2007.

O post de hoje apresenta uma das canciones que, mesmo em meio a um repertório basicamente cantado em castelhano, chegou aos ouvidos do público na língua portuguesa. Apesar de estar no trânsito com tantas canções na língua hispânica, o calhambeque chegou em sua apresentação no exterior "com palavras em português" (assim como acontecera em 1964, quando, como recordou RC em seu especial de 1983, Erasmo havia estacionado o carango na sua porta).

Um dado curioso é que Roberto chegou a gravá-la no idioma hispânico - e na versão assinada por J.Quirós e gravada por RC para o disco Roberto Carlos canta a la juventud, O calhambeque recebeu dois títulos diferentes. Algumas edições de discos latinos batizam a música de La carcachita, e outras dão à "música do calhambeque" o título de Mi cacharrito. Inclusive, nos créditos deste Roberto Carlos en vivo, em vez de trazer o habitual título de Road hog (música da qual Erasmo fez a versão em 1964) ao lado do título em português, aparece o nome Mi cacharrito, tanto nos créditos do fundo do CD quanto na listagem da contracapa do livreto e também na letra da canção.

Outra curiosidade vem da apresentação realizada no Opera House. Ao final da interpretação dela, Roberto arranha um "portunhol" para pedir desculpas pois agora vai embora. Entretanto, nem mesmo a confusão entre o português e o espanhol fazem com que o público acredite que o show vai terminar com aquela canção.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em uma apresentação no Brasil tendo o calhambeque azul ao fundo.

Abraços a todos, Vinícius.

O CALHAMBEQUE (Road hog) - Gwen e John Laudermilk (versão de Erasmo Carlos)

Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia
Pois há muito tempo um conserto ele pedia
E como vou viver sem um carango pra correr
Meu Cadillac, bib, bip
Quero consertar meu Cadillac

Com muita paciência o rapaz me ofereceu
Um carro todo velho que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac consertava eu usava
O calhambeque, bib, bip
Quero buzinar o calhambeque

Saí da oficina um pouquinho desolado
Confesso que estava até um pouco envergonhado
Olhando para o lado com a cara de malvado
O calhambeque, bib, bip
Buzinei assim o calhambeque

E logo uma garota fez sinal para eu parar
E no meu calhambeque fez questão de passear
Não sei o que pensei mas eu não acreditei
Que o calhambeque, bib, bip
O broto quis andar no calhambeque

E muitos outros brotos que encontrei pelo caminho
Falavam que estouro, que beleza de carrinho
E fui me acostumando e do carango fui gostando
O calhambeque, bib, bip
Quero conservar meu calhambeque

Mas o Cadillac finalmente ficou pronto
Lavado, consertado, bem pintado, um encanto
Mas meu coração na hora exata de trocar
O calhambeque, bib, bip
Meu coração ficou com o calhambeque

Bem, con mis desculpas, sei lá como se dice
Pero ahora yo me voy
Si, me voy
Bye...
Bye...
Bye...

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma música bem animadinha! No Lp, antes de 1971, havia ainda o som da buzina do "carango".
No disco ROBERTO CARLOS CANTA A LA JUVENTUD, da série THE MASTER( que foi lançada em 1994 ou 1995), aparece o som da buzininha no disco de 1964.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Bicho, desculpa ter falhado a matéria sobre a canção El día que me quieras.

Bem, quanto a Mi cacharrito, creio que sua versão em espanhol é mais "divertida" que a versão em português, por causa da buzina no início da canção, e do desenrolar do espanhol do Roberto, na canção que é rápida, e mal dá tempo pro homem respirar.

A risada dele ficou um pouco mais "adiantada" e com mais ânimo.

Mas lógico... O Calhambeque é sem dúvida uma ótima canção, tanto em português quanto em espanhol, visto que foi a primeira canção do Roberto que eu ouvi e gostei muuuuito. Gostei tanto que coloquei pra repetir no som umas 300 vezes, a gravação do disco Acústico, meu primeiro CD de Roberto Carlos. Eu com 7 anos... Bons tempos...

Um abração, bicho!
James Lima
www.robertocarlos.vai.la