sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Canciones en vivo - CAMA Y MESA



Olá, amigos.

Ele chegou! Na manhã de 30 de julho de 2008, este que vos escreve teve o prazer de fazer mais uma vez o ritual de ir à loja de discos para comprar o novo disco de Roberto Carlos. Como a loja na qual o disco já estava à venda ficava em outro bairro, fui de ônibus até o shopping que a abriga.

Com um misto de calma, alegria e ansiedade, subi de escada rolante até o terceiro piso. Cheguei ao local, passando primeiro pela parte de livros, até chegar ao espaço musical, que fica lá aos fundos. Dei um "bom dia" cordial aos vendedores, e segui rumo à parte destinada a discos de Roberto Carlos. Os olhares foram primeiro na parte em que os discos ficam enfileirados. Olhei-os um pouco, mas logo meu olhar se direcionou para a parede na qual ficam expostos alguns discos. E eis que estava lá - ROBERTO CARLOS EN VIVO.

Coloquei-o em minhas mãos, com um suspiro de alívio. Depois fui procurar o vendedor, que me encaminhou onde iria pagar. E lá percebi que o Roberto Carlos en vivo estava em mais destaque ainda, e eu, ansioso, não o tinha visto lá. Como supersticioso que também sou, troquei o meu disco por um dos outros que estavam na outra prateleira. Vai que aquele tem alguma coisa diferente...

Comprei. Atravessei os andares, a porta, peguei o trajeto para o outro lado da rua, e entrei num ônibus rumo à minha casa. Cheguei. Primeiro li os créditos detalhe por detalhe. E chegou a hora de ouvir o disco.

Deitado na minha cama. Ouvindo com todo o carinho e com todo o prazer de ouvir novamente um trabalho bem feito de Roberto Carlos. Saboreando o Natal que chegou em julho e falando em espanhol, que pegou outro idioma para cantar desde suas emoções até sua vontade de ter um milhão de amigos. O artista que faz desabafos, fala sobre distâncias que podem ser amenizadas com uma volta no calhambeque. Ele, que faz propostas em músicas tão perfeitas quanto a união do côncavo e do convexo. Ele, que escreve acrósticos para amadas, amantes e mulheres pequenas ou de qualquer estatura. E que neste novo trabalho apresenta sucessos que antes eram restritos às apresentações no exterior - versões ao vivo das belas Un gato en la oscuridad e El día que me quieras.

São detalhes de uma vida, contadas por este amigo que faz parte da vida de cada um há um bocado de tempo. E que torna saboroso cada instante dos 79 minutos e 22 segundos e das 18 faixas deste registro ao vivo gravado em Miami.

Obrigado, Roberto. Gracias, Roberto! Por este disco que comprova a universalidade da sua voz e das suas músicas.

E nesta comemoração de um disco que traz áudio e arranjos perfeitos ao lado da voz de Roberto, que está cada vez melhor, nada mais justo que falar das delícias vindas em letra e música. Lançada no Brasil como primeira faixa do lado B de seu LP de 1981, esta canção recebeu versão em castelhano de Luiz Gomez Escolar para o disco lançado no início de 1982 e se tornou um dos grandes sucessos de RC no exterior.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos a apresentando num programa de televisão do exterior (em registro capturado do DVD Antologia, que reuniu participações de RC na TV).

Abraços a todos, Vinícius.

CAMA Y MESA (Cama e mesa) - Roberto e Erasmo (versão de Luiz Gomez Escolar)

Quiero ser tu canción
Desde el principio al fin
Quiero rosarme en tus labios
Y ser tu carmín

Ser el jabón que te suaviza
El baño que te baña
La toalla que deslizas por tu piel mojada

Yo quiero ser tu almoada
Tu edredón de seda
Besarte mientras sueñas
Y verte dormir

Yo quiero ser el sol que entra
Y da sobre tu cama
Despertarte poco a poco
Hacerte sonreir

Quiero estar en el más suave toque de tus dedos
Entrar en lo más íntimo de tus secretos
Quiero ser la cosa buena liberada o prohibida
Ser todo en tu vida

Todo lo que me quieras dar
Quiero que me lo des
Yo te doy todo lo que un hombre
Entrega a una mujer

Y más allá de ese cariño
Que siempre me das
Me imagino tantas cosas
Quiero siempre más

Tú eres mi dulce desayuno
Mi pastel perfecto
Mi bebida preferida
El plato predilecto

Yo como y bebo de lo bueno
Y no tengo hora fija
De mañana tarde o noche
No hago dieta

Y ese amor que alimenta a mi fantasía
Es mi sueño es mi fiesta es mi alegría
La comida más sabrosa mi perfume mi bebida
Es todo en mi vida

Todo hombre que sabe querer
Sabe dar y pedir a la mujer
Lo mejor y hacer de ése amor
Lo que come que bebe que da que recibe

El hombre que sabe querer
Y se apasiona por una mujer
Convierte su amor en su vida
Su comida y bebida en la justa medida

El hombre que sabe querer
Sabe dar y pedir a la mujer
Lo mejor y hacer de ése amor
Lo que come que bebe que da que recibe

Pero el hombre que sabe querer
Y se apasiona por una mujer
Convierte su amor en su vida
Su comida...

5 comentários:

James Lima disse...

Bicho, que texto lindo esse seu sobre a compra do disco ! Extremamente detalhado. A cada hora que passo fico mais ansioso pra comprar o meu também rsrsrs.

Quanto à Cama y Mesa, nesse show saiu mais linda do que o que já era hehehe.

Um forte abraço
James Lima
Teresina-PI-Brasil
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Belo texto. Também fiquei emocionada com o novo trabalho do Rei.
Fiquei até às 22hs ouvindo o disco do Roberto Carlos...e não paro de ouví-lo!
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

O arranjo de Cama y mesa é arrasador! A interpretação do Roberto, ímpar!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Felipe Moura disse...

Seu texto tá tão legal como o encontro do côncavo e o convexo!
rs...

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
reyrobertocarlos.blogspot.com

CON disse...

Amigo sabia que cada dia mais sou sua fã!? Gracias a você pelo belo texto...Envolvi-me totalmente a ponto de me ver correndo os olhos nas prateleiras junto com você ansiosos por encontrar o CD do REI rsrsrsr
Parabéns!!!
Beijos azuis