segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Canciones en vivo - MUJER PEQUEÑA




Olá, amigos.

A série Canciones en vivo traz hoje mais um post com uma canção que faz parte do disco Roberto Carlos en vivo. Trata-se do novo trabalho de Roberto Carlos, que chegou às lojas no final do mês passado, trazendo o registro fonográfico de um show apresentado em Miami no ano de 2007 - e apresenta o repertório formato majoritariamente por músicas em castelhano.

A canção mostrada hoje (nona faixa do disco, e oitava interpretada no show - a primeira faixa é destinada à abertura instrumental) tem não só a letra hispânica como também passeia por um ritmo muito difundido na música latino-americana.

Surgida em Cuba durante a década de 1960, a SALSA surgiu influenciada especialmente pelo ritmo do mambo (estilo de música muito popular na década anterior), mas adicionando características de ritmos afro-caribenhos - além do mambo, tem traços da rumba e do son motuno de Cuba, do calipso de Trinidad e Tobago, do merengue da República Dominicana e da cumbia colombiana. O estilo tem também espaço para influências do rock americano e do reggae da Jamaica.

Tudo temperado para formar boa música e uma sonoridade que colocasse uma mistura de ritmos com sabor "latino-americano". Daí decidiram colocar este nome, que, na língua castelhana, significa "tempero". A salsa teve seus primeiros passos em Nova Iorque e seguiu para países de língua espanhola - seus expoentes são Frankie Ruiz, Celia Cruz e, em especial, Tito Puente.

Com o decorrer das décadas, a salsa foi se tornando mais popular, o que para muitos foi definido como uma traição ao movimento - o ritmo, que era das ruas, foi reduzido a características meramente comerciais. Também ganhou destaque a "salsa erótica", vista por críticos musicais como machistas. Atualmente, destacam-se como artistas do gênero a orquestra Guayacán, o grupo Niche e o cantor Joe Arroyo, todos da Colômbia, além do surgimento do estilo "salsa y merengue" - popularizado na década de 1990, num fenômeno que chegou até o Brasil graças à novela Salsa e merengue, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, que a TV Globo exibiu em 1997 no horário das 19h. Nesta época, o ex-Menudo Ricky Martin era o grande expoente.

Roberto Carlos navegou no estilo da salsa numa canção muito peculiar. Para seu LP de 1992, RC decidiu escrever com Erasmo uma homenagem às mulheres de baixa estatura. Em seu especial daquele ano, Roberto confessou que achava que ia escrever para uma minoria, mas uma pesquisa comprovou que na época havia "mais de 20 milhões de mulheres abaixo de 1,60m" no Brasil.

A homenagem às baixinhas seria também o carro-chefe de seu LP lançado para o mercado latino no início de 1993. E viria a ser um dos sucessos que jamais poderiam deixar de figurar em suas apresentações para o público latino-americano - agora presentes também na sua discografia brasileira, através do lançamento de Roberto Carlos en vivo.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos cantando a música abaixo em apresentação na televisão latina, num registro presente no DVD Antología, lançado somente para o mercado exterior.

Abraços a todos, Vinícius.

MUJER PEQUEÑA (Mulher pequena) - Roberto e Erasmo (versão de Buddy & Mary McCluskley)

Cuando una mujer pequeña
Viene a hablarme al oído
Mi corazón dispara
Y hasta siento que hace ruido

En la punta de sus pies
Se me cuelga como loca
Mira al cielo y me sonrie
Cuando la beso en la boca

Luego del beso en la boca
Una mano ella desliza
Por los pelos de mi pecho
Y dentro de mi camisa

Cuando todo se enardece
Ay esa mujer me usa
Yo quisera que se abriese
Un botón de esa blusa

No hay ropa que se auante
Ni botón que se mantenga
Ese amor que hoy sentimos
Nada hay que lo contenga

Yo te quiero así, pequeña
De ese beso que me agita
Cosa de mujer sabrosa
Con un aire de chiquita

Ay, ay, ay
Esa voz dulce y serena
Esa cosa delicada
Cosa de mujer pequeña

Ay, ay, ay
Esa voz dulce y serena
Esa cosa delicada
Cosa de mujer pequeña...

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma canção muito singela...uma salsa gostosa pra dançar. No clip do especial de 1992, a atriz Patrícia França fez o papel da MULHER PEQUENA. Vale a pena conferir.
Beijos,
Leda Martins.