terça-feira, 26 de agosto de 2008

Canciones en vivo - LA DISTANCIA



Olá, amigos.

Este blogue retoma hoje a série Canciones en vivo, que enumera as faixas do mais recente trabalho fonográfico lançado por Roberto Carlos para o mercado brasileiro. Trata-se de Roberto Carlos en vivo, disco que traz um registro de show realizado em Miami no mês de maio de 2007 - a partir do dia 2 de setembro, chegará às lojas o DVD deste show apresentado por RC em palcos americanos.

Assim como Detalles, na gravação do show do Opera House, RC também fez a concessão de cantar um trecho desta letra original em português (feita em parceria com Erasmo para seu LP lançado no Brasil em 1972). Por trazer uma letra mais dolorosa, a música também não vem fazendo parte dos mais recentes repertórios dos shows de RC - entretanto, ela segue recebendo suas interpretações no exterior, onde é extremamente bem sucedida.

O repertório de Roberto Carlos en vivo tem destas curiosidades. Canções que "não podem faltar" em shows no Brasil não necessariamente fazem parte de seu repertório cantado no exterior (casos de Além do horizonte e Como é grande o meu amor por você). E músicas de seu repertório que evitava cantar (em função de serem letras tristes), ele vem interpretando em suas apresentações fora do país - além da de hoje, já vimos nesta série que ele cantou no show a música Desahogo (versão para Desabafo).

E graças ao disco Roberto Carlos en vivo, o público brasileiro agora tem acesso à bela interpretação que RC faz em seus shows para a música mostrada hoje - lançada com letra em espanhol em meados de 1973. E na distância podemos ouvir uma nova interpretação do momento em que Roberto contou quando seu silêncio foi maior e o fez na distância morrer todo dia - agora, com seu público sabendo.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em uma apresentação da música de hoje, no registro audiovisual presente no DVD Antologia (compilação de registros audiovisuais de apresentações de RC em canais de televisão do exterior), lançado apenas para o mercado latino. Um dado curioso: embora tenha se apresentado na década de 1980, Roberto canta sobre o playback da gravação original - o que causa relativo estranhamento ao ver o Roberto dos anos 80 com voz da década de 1970.

Abraços a todos, Vinícius.

LA DISTANCIA (À distância...) - Roberto e Erasmo (versão de Buddy & Mary McCluskley)

Nunca más oiste tú hablar de mi
En cambio yo seguípensando en ti
De toda esta nostalgia que quedó
Tanto tiempo ya pasó
Y nunca te olvidé

Cuantas veces yo pensé volver
Y decir que de mi amor nada cambió
Pero mi silencio fue mayor
Y en la distancia muero dia a dia
Sin saberlo tú

O que restou do nosso amor ficou
No tempo esquecido por você
Vivendo do que fomos ainda estou
Tanta coisa já mudou, e eu não te esqueci

Cuantas veces yo pense volver
Y decir que de mi amor nada cambió
Pero mi silencio fue mayor
Y en la distancia muero dia a dia
Sin saberlo tú

Pensé dejar de amarte de una vez
Fue algo tan dificil para mi
Si alguna vez, mi amor, piensas en mi
Ten presente al recordar
Que nunca te olvidé

Cuantas veces yo pensé volver
Y decir que de mi amor nada cambió
Pero mi silencio fue mayor
Y en la distancia muero dia a dia
Sin saberlo tú...

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das canções mais lindas do disco na minha opinião.
Belo texto, Vinícius!
Beijos,
Leda Martins.

Armindo Guimarães disse...

Gostei da matéria.

"A distância" faz parte, para mim, das 10 Maravilhas do Mundo Robertocarleano.

Interessante o dado curioso focado pelo Vinícius.

Abraços robertocarlisticos!

P.S. - Eu não devia estar a comentar coisas sobre o nosso mais que tudo pois estes últimos dias tenho andado chateado com ele pra carago e o Vina sabe porquê. Ando sempre de celular na mão e quem espera desespera, né?