quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Roberto Carlos em bom português - CAMINHONEIRO



Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em bom português mostra mais uma versão de 1984. Mas desta vez, a versão veio num período posterior ao lançamento do LP anual de Roberto Carlos.

Em dezembro de 1984, uma das faixas do LP trouxe uma homenagem aos caminhoneiros assinada por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A música teve um sucesso imediato, no primeiro dia tocou mais de 3 mil vezes nas rádios do Brasil.

Algum tempo depois, foi descoberta a semelhança entre a melodia de Caminhoneiro e da música Gentle on my mind em oito notas. Um ex-tecladista da banda de Roberto Carlos gravou um disco só de músicas instrumentais e, na edição, apareceu creditado como uma versão da música americana. A partir de então, houve um acordo para que, nas próximas edições, constasse o nome do autor dela como coautor da melodia de Caminhoneiro.

Lançada em 1967, "Gentle on my mind" é o primeiro sucesso de JOHN HARTFORD. No mesmo ano, o cantor Glen Campbell a gravou, e fez com que o sucesso tomasse grandes proporções, ao ponto da música render quatro Grammy - dois deles para Hartford.

Além de cantar, John se destacou como instrumentista - se apresentava invariavelmente tocando banjo ou violino. Uma de suas canções de maior destaque foi Aereo-plain, já tendo o auxílio de uma banda. Mas seria por um disco solo que voltaria a ganhar um Grammy - Mark Twang.

Na década de 1970, ele trabalhou como piloto de barco a vapor em todos os verões, o que renderia um livro infantil duas décadas depois - Steamboat in Cornfield. Ainda foi premiado com um Grammy por suas canções para o filme O brother, where art thou.

Nascido em 1937, John Hartford encerrou sua carreira aqui na Terra no ano de 2001, deixando cerca de 30 discos gravados e um pioneirismo ao investir num estilo de música chamado "newgrass recording". Nesta época, estava fazendo uma turnê intitulada Down from the mountain, além de trabalhar para escrever a biografia do violinista cego Ed Haley - a quem dedicou o disco Wild hog at red Bush.

Em 1984, parte de uma melodia de John Hartford escrevera 47 anos antes se assemelhou à música usada por Roberto e Erasmo Carlos para narrar o cotidiano de um grande herói das estradas - o caminhoneiro. Em bom português, Roberto Carlos seguiu a estrada de mais uma música de sucesso de seu repertório.

Segue a letra! Na foto, John Hartford

Abraços a todos, Vinícius.

CAMINHONEIRO (Gentle on my mind) - John Hartford (versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais

Porque eu penso nela no caminho
Imagino seu carinho
E todo o bem que ela me faz

A saudade então aperta o peito
Ligo o rádio e dou um jeito
De espantar a solidão

Se é de dia eu ando mais veloz
E à noite todos os faróis
Iluminando a escuridão

Eu sei
'Tô correndo ao encontro dela
Coração 'tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela

Eu sei
Todo dia nessa estrada
Do volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela

Já rodei o meu país inteiro
Como bom caminhoneiro
Peguei chuva e cerração
Quando chove o limpador desliza
Vai e vem no parabrisa
E bate igual, meu coração

Doido pelo doce do seu beijo
Olho cheio de desejo
Seu retrato no painel
É no acostamento dos seus braços
Que eu desligo meu cansaço
E me abasteço desse mel

Eu sei
'Tô correndo ao encontro dela
Coração 'tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela

Eu sei
Todo dia nessa estrada
No volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Olho o horizonte e vou em frente
'Tô com Deus e vou contente
Meu caminho eu sigo em paz

Eu sei
'Tô correndo ao encontro dela
Coração 'tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela

Eu sei
Todo dia nessa estrada
No volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela

O nome dela...
O nome dela...

Nenhum comentário: