quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Roberto Carlos em bom português - CARTAS DE AMOR


Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em bom português salta mais uma década na discografia de RC. E neste e nos próximos dois posts, traz todas as versões de um disco só: 1984.

A música de hoje é parceria de VICTOR YOUNG e EDWARD HEYMAN, uma dupla de destaque nas trilhas de cinema americano. Mas, ao contrário de parcerias como a de Roberto e Erasmo, esta dupla tinha suas tarefas bem definidas: Young na música e Heyman na letra.

Victor nasceu em em 8 de agosto de 1899, e faleceu em 10 de novembro de 1956. Em seu currículo, há 22 indicações ao Oscar por "trilha sonora" ou "canção original", mas nunca recebeu nenhum prêmio. Reservaram para 1956, ano de sua morte, uma menção honrosa, afinal, Victor Young também era produtor musical de muitos cinemas.

Nascido em 14 de março de 1907 e morto em 16 de outubro de 1981, Edward estudou música na Universidade de Michigan. Em 1975, sua obra foi reverenciada no "Hall da Fama" dos compositores dos Estados Unidos.

A canção que Roberto Carlos incluiu em seu LP de 1984 foi escrita para um filme. Baseado no livro de Christopher Massie, Love letters recebeu o título de Um amor em cada vida quando veio para o Brasil.

No filme, um homem sensível escreve cartas para a mulher que ama. No entanto, por se achar feio, acaba fazendo com que suas cartas sejam atribuídas a um brutamontes. Mal recebido pela crítica, Um amor em cada vida traz destaque para a bela atriz Jeniffer Jones.



Mas Love letters rende uma situação interessante na Música Popular Brasileira. Além da versão cantada por RC, a música também foi interpretada em português por Nara Leão. Mas em seu LP My foolish heart, de 1989, ela recebeu outra letra, assinada por Nelson Motta:

Quantas canções pelo ar
Cartas de amor pelo chão
Tantas lembranças não cabem mais
Em nenhum canto do coração.

Já não consigo escrever
Já não suporto reler
Tantas palavras de amor
Não são amor, são só palavras e só

Mas, só um sonho bom
Só que já se sonhou
Sei, que há muito mais pra sonhar
E pra viver do que se sonhou

Mas sei, que sonhar não faz
Nada voltar atrás
Sei, que é melhor viver e amar
Que só sonhar


Mas em 1984, Roberto Carlos apresentou uma música que recebeu letra em português de Lourival Faissal. E ela também falou da saudade trazida naquelas cartas de amor.

Segue a letra! Na foto, Jeniffer Jones.

Abraços a todos, Vinícius.

CARTAS DE AMOR (Love letters) - Edward Heyman e Victor Young (versão de Lourival Faissal)

Ontem, amor, eu reli
As cartas que te escrevi
Frases repletas de amor
Que por você eu senti, sofri

Ontem, amor, revivi
Lembranças do nosso amor
Nas velhas frases que meu coração ditou
Naquelas cartas de amor

Ontem, amor, revivi
Lembranças do nosso amor
Nas velhas frases que meu coração ditou
Naquelas cartas de amor...

P.S.: em virtude do carnaval, o blogue Emoções de Roberto Carlos volta a ser atualizado na Quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro.

Nenhum comentário: