quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Roberto Carlos, um estilo de música - PAGODE


Olá, amigos.

Depois do samba, hoje a série Roberto Carlos - um estilo de música mostra mais uma moda disseminada numa época, e com a qual RC dialogou a partir do fim da década de 1980. O ritmo do PAGODE também faz parte dos vários estilos de música do cantor, bem antes de sua deturpação e da proliferação de atrocidades musicais que marcariam negativamente a década de 1990 - só pra contrariar nossos ouvidos, lamentavelmente.

Seguindo a vertente trilhada por cantores como Alcione e Agepê, Roberto e Erasmo escreveram pagodes na segunda metade da década de 1980 - Pelas esquinas da nossa casa (1985), Só você não sabe (1989) e a canção mostrada hoje, tirada do LP de 1987 (a foto é da contracapa deste disco). Na década seguinte, Roberto Carlos daria espaço novamente a este estilo, com a participação do grupo Só pra contrariar no especial de 1997 (interpretando Amigo) e numa das faixas do disco de 1998 - a canção escrita por Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle, intitulada "Vê se volta pra mim".

Uma destas canções apareceu no ano de 1987. Bem nos moldes da safra de Agepê, Roberto cantava docemente sobre os detalhes de um amor que "antigamente era assim".

Segue a letra! Na foto, RC na contracapa do LP daquele ano.

Abraços a todos, Vinícius.

ANTIGAMENTE ERA ASSIM - Roberto e Erasmo

Antigamente era assim
Você gostava de mim
E tudo você fazia
Pelo prazer de agradar

Mas hoje eu vejo em você
Que tudo aquilo passou
Me faz sofrer sem saber
Que o meu amor não mudou

Você não sabe o que é
A ansiedade no olhar
O tempo todo na espera
Do telefone tocar

Me diz, amor, de uma vez
O que afinal você quer
Mas só não faça de mim
Um objeto qualquer

Você não sabe o que eu sinto
Você não sebe o que eu choro
No meu silêncio não minto
Sua presença eu imploro

Por que você não me fala
Por que não diz o que sente
Por que você não encara
Quando eu te falo da gente

Lembro nós dois no passado
Antigamente era assim
Você gostava, de fato,
De mim

De mim
De mim
Gostava, de fato,
De mim

Um comentário:

Everaldo Farias disse...

Eu acrescentaria à sua lista a canção O que é que eu faço, de 1988.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!