segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Roberto Carlos, um estilo de música - SAMBA


Olá, amigos.

A série Roberto Carlos - um estilo de música traz agora a incursão de RC num estilo bem brasileiro. O ritmo de SAMBA também faz parte do repertório de Roberto, e não se restringe à inclusão de Aquarela do Brasil em seus shows - e também em seus especiais, como o de 1986, no qual cantou a música com Gal Costa, e o de 1996, em que cantou a música com Martinho da Vila.

A parceria de Roberto e Erasmo rendeu um belíssimo samba gravado por Erasmo Carlos em seu disco Carlos, Erasmo, de 1971 - Cachaça mecânica. 15 anos depois, RC voltaria a esta vertente musical.

Aproveitando a felicidade que teria no carnaval de 1987, ano em que foi o tema da Unidos do Cabuçu (com o enredo "Roberto Carlos no reino da fantasia"), o "Rei" se rendeu ao samba e subiu o morro para compor uma música para seu LP de 1986. Numa prévia de sua passagem pela Sapucaí, Roberto reuniu nomes como o percussionista Marçalzinho para guiarem sua passagem pelo samba.

Sempre buscando diálogo com todos os ritmos e todas as vertentes, Roberto Carlos convidou para o especial de 1986 os cantores Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal, que escreveram Pagode do Rei, canção na qual narravam o sonho de o "Rei" cantar pagode também. Pois é, e o Rei ainda cantaria pagode no seu repertório, mais este já é um assunto para o próximo post.

A canção que marca a incursão de Roberto Carlos em mais um de seus muitos estilos de música é a primeira do lado B do LP de 1986. Nela, Roberto e Erasmo narram a história de um homem que se rendeu ao samba no pé de uma passista do morro. No especial de 1987, Roberto cantaria esta música acompanhado pela bateria da escola de samba Unidos do Cabuçu.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos com "os reis do pagode" no especial de 1986.

Abraços a todos, Vinícius.

NÊGA - Roberto e Erasmo

Fiquei o tempo todo olhando o sorriso dela
Aquele seu balanço e toda a beleza dela
Juntei o meu carinho com o chamego dela
Gosto dela
Mudei o meu caminho só pra encontrar com ela
Mudei a minha vida só pra ficar com ela
Juntei minha vontade com a vontade dela
Gosto dela, gosto dela

Eu fui ver o samba lá no morro
Ela apareceu, enlouqueci
Quando ela sambou pedi socorro
Quando ela sorriu eu descobri: tô na dela, gosto dela

Nêga
A tristeza logo passa
Chega
Vem correndo, vem, me abraça

Olha
Satisfaz o meu desejo
Molha
Minha boca nesse beijo

Agora o meu balanço tá no balanço dela
Juntei minha viola com o pandeiro dela
Troquei a minha solidão pelo abraço dela
Gosto dela, gosto dela
(Gosto dela, gosto dela)

Nêga
A tristeza logo passa
Chega
Vem correndo, vem, me abraça

Olha
Satisfaz o meu desejo
Molha
Minha boca nesse beijo

Agora o meu balanço 'tá no balanço dela
Juntei minha viola com o pandeiro dela
Troquei a minha solidão pelo abraço dela
Gosto dela

Fiquei o tempo todo olhando o sorriso dela
Naquele seu balanço, toda a beleza dela
Juntei o meu carinho com o chamego dela
Gosto dela

Nenhum comentário: