terça-feira, 24 de novembro de 2009

Palhaços e o rei




Olá, amigos.

Este blogue passa hoje a contar em seus posts alguns dos encontros de Roberto Carlos com integrantes do bom humor brasileiro. Ele, que, como compositor, abriu espaço para canções mais satíricas (Vista a roupa, meu bem, de 1970, e I love you, de 1971), aproveitou seu espaço artístico anual para contracenar com estes artistas do riso. Artistas que em caras e bocas fazem uma platéia inteira sorrir, enxugar as lágrimas do cotidiano em nome da diversão. É a estreia da série Palhaços e reis.

Neste primeiro post, apresentamos um momento no qual RC deixou a alegoria de "Rei" e foi palhaço. esgata hoje um momento marcante da carreira de Roberto Carlos. Trata-se do show Palhaço, que RC fez no Canecão em 1979, e que emocionou várias platéias não só pelo repertório, mas também pela homenagem que o "Rei' fez aos palhaços. "O símbolo de um herói colorido. Cuja arma é o sorriso."

Roberto Carlos voltaria a usar o figurino de palhaço no seu especial de 1986 (época da foto), intitulado Um circo chamado Brasil. Era o retorno à fantasia que ajudou a mostrar suas armas - a música e o sorriso - e, graças ao depoimento de Ronaldo Bôscoli publicado na revista Manchete, nós (que somos muito novos e pagamos alguns preços por isto) que não pudemos presenciar, podemos "rever" mais um detalhe de uma vida, da vida de um "Rei":

"O show vai terminar. Roberto, de frente para o público, começa o corajoso ritual. Compõe, com elementos colocados em cena, seu próprio palhaço. Suas mãos não vacilam. Nenhum rictus na face. Canta O show já terminou. Uma discreta lágrima brota-lhe na face. Quase imperceptível. Termina o espetáculo. Aplausos e cortina engolem Roberto Carlos. Ele corre para o camarim. E desabafa no colo materno um pranto convulso."

E, agora, o Emoções de Roberto Carlos transcreve pra vocês o texto que Roberto Carlos lia antes de terminar o show. É bem verdade que "nas palavras existe sempre alguma coisa sem dizer", ele mesmo diz nos versos de O show já terminou, que ele canta em seguida. Mas creio que, no texto que segue (amparado pela escolha certeira da música), RC disse tudo, com a sinceridade que faz com que até hoje ele seja aclamado "Rei".

Segue este momento lindo!

Abraços a todos, Vinícius.

*****

SHOW "PALHAÇO"

Sou... mas quem não é? Sou e assumo! E só assim com cara de palhaço, descobri que os homens, antes de poluirem os ares e os mares, começaram a poluir as próprias palavras...

Cabeças muito encucadas fizeram do palhaço uma ofensa. "Seu palhaço!" Não é nada disso... Vocês sabem o que é realmente um palhaço? Cadê grandeza bastante pra tudo isso? Crises de palhaço todos nós temos! De repente, no Natal, a gente rouba uma verdade, veste um palhaço e acabou!

Eu já fui palhaço no meu ofício, vocês se lembram? "Vista a roupa, meu bem! Vista a roupa, meu bem! Vista a roupa, meu bem!"...

Eles sim. São e foram os grandes e heróicos palhaços atirando suas cores contra o preto e branco do cotidiano. Eu fui cavalo do meu rei, o Segundinho. Fui bobo da corte pra minha princesa Ana Paula. E num gesto de careta jogado ao acaso, minha filha Luciana aprendeu a rir...

Mas isso são apenas crises de palhaço. Quem sou eu pra ser palhaço mesmo? Mas eu preciso rolar a bola do mundo pra que ela se faça colorida pela primeira vez numa flor?

E um instante de palhaço dura exatamente uma eternidade! Um instante de palhaço dura exatamente uma eternidade! Exatamente uma eternidade...

Pra mim...

O show já terminou
Vamos voltar à realidade
Não precisamos mais
Usar aquela maquiagem
Que escondeu de nós
Uma verdade que insistimos em não ver
Não adianta mais
Chorar o amor que já tivemos
Existe em nosso olhar
Alguma coisa que não vemos
E nas palavras
Existe sempre alguma coisa sem dizer

E é bem melhor que seja assim
Você sabe tanto quanto eu
No nosso caso felicidade
Começa num adeus

Mas o show já terminou
Vamos voltar à realidade
Não precisamos mais
Usar aquela maquiagem
Que escondeu de nós
Uma verdade que insistimos
Em não ver

Nosso show já terminou

Nosso show já terminou...

Um comentário:

Anônimo disse...

Bicho, você sabe o quanto eu fico arrepiado ao ouvir isso.

Esse texto do Palhaço realmente é demais. Me arrisco a dizer que é A COISA, O ITEM, O ACONTECIMENTO mais emocionante de toda a carreira do Roberto Carlos.

Se não for o mais emocionante, está entre os 5 primeiros, com o show de Recife, a Jovem Guarda e o Festival de San Remo, com certeza.

Um Forte Abraço
James Lima