sábado, 28 de novembro de 2009

Palhaços e o rei - AGILDO RIBEIRO (1979)



Olá, amigos.

A série Palhaços e o rei continua, trazendo os momentos em que RC contracenou com artistas do humor brasileiro. O encontro de hoje também fez parte do Roberto Carlos Especial de 1979.

Hoje é a vez de recordar o encontro com AGILDO RIBEIRO. Atualmente, ele faz participações no Zorra total, em sátiras políticas, como Babaluf (alusão a Paulo Maluf) e Rubro Chávez (paródia do presidente venezuelano Hugo Chávez).

Mas seu talento para imitar vem de longe. Tanto que, na década de 1980, quando o humorista Abelardo Barbosa passou por uma cirurgia e teve de se afastar do comando de seu Cassino do Chacrinha, Agildo o substituiu à altura, como o imitador "oficial" do Velho Guerreiro. Mas dentre seus quadros mais conhecidos (tanto no extinto humorístico Planeta dos homens, na TV Globo, ou em seu programa solo Cabaré do Barata, na extinta TV Manchete - o título se refere a seu sobrenome, Barata Ribeiro, família tradicional a ponto de dar nome a uma das avenidas mais importantes de Copacabana), há um personagem que prossegue vivo com o passar das décadas.

Trata-se do Professor Pelóphitas, homem que fazia comentários sobre diversos assuntos em pauta no Brasil, mas que às vezes se excedia em suas respostas. Para evitar maiores excessos, um mordomo que ficava de pé, estático ao lado dele, tocava uma campainha.

Mas, no Roberto Carlos Especial de 1979, em vez de a "Múmia Paralítica" (apelido que o Professor dava ao mordomo vivido por Pedro Farah), o Professor teve uma outra pessoa para fazer a função de mordomo que tocava a sineta. Senhoras e senhores, hoje é dia de rever o momento em que o Professor Pelóphidas dissertou sobre a Música Popular Brasileira.

Segue o encontro! Na foto (tirada diretamente da TV), Agildo Ribeiro acompanhado do "calhambeque de múmia".

Abraços a todos, Vinícius.

***
(A cena começa com o Professor Pelóphitas reclamando que a Múmia Paralítica ainda não chegou)

PELÓPHITAS - Essa Múmia não apareceu agora, com o assunto de hoje e já vai gravar!

(A câmera se distancia e aparece Roberto Carlos)

RC - Professor, o senhor podia aproveitar e falar da Música Popular Brasileira, que não é tocada, e do músico brasileiro que não tem onde tocar...

PELÓPHITAS (intrigado) - Engraçado, eu conheço esse menino de algum lugar... (a RC) Ah, é? Então você vai fazer um favor pra mim. Você vai ficar no lugar da Múmia, tá bem?

(RC concorda)

PELÓPHITAS - Pega lá aquela campainha horrorosa.

RC - Ah, tá legal (RC vai até a estante e pega a campainha)

PELÓPHITAS - Bem, meu rapaz... (vira-se para RC, e o acalma) Pode deixar, ela não morde não. (e começa a dissertar sobre o assunto, dirigindo-se aos telespectadores) Boa noite! Hoje eu vou falar da música brasileira... A música brasileira é igualzinho à Bruna Lombardi: é linda, tem violão, tem balanço, mas não se pode tocar ela.

(RC, como Múmia Paralítica, toca a campainha)

PELÓPHITAS (olha para RC e, a contragosto, se controla) - Bem... Pelo menos eu ainda não toquei, né? Pra se tocar mais a música brasileira tem que fazer igualzinho a esse menino, o Maluf, porque a Petrobrás também era intocável e ele tocou ela pra frente, né?

(RC toca a campainha - mas foge do script porque não segura o riso)

PELÓPHITAS (olha para RC e, a contragosto, se controla) - Eu sei, eu sei que Maluf tocando piano é uma coisa horrorosa! Quem tem que tocar música é músico brasileiro que tá parado. Ora, músico brasileiro parado vai morrer de fome porque não consegue tirar uma nota! (indignado) Tem músico que tá trabalhando no mercado por falta de mercado de trabalho.

(RC toca a campainha)

PELÓPHITAS (olha para RC e, a contragosto, se controla) - Do jeito que as coisas vão, qualquer dia os músicos vão entrar em greve. Não pra aumentar salário, mas pra aumentar trabalho!

(RC toca a campainha)

PELÓPHITAS (explode) - Pára com essa campainha, ô calhambeque de Múmia! Fica fazendo "bein, bein, bein, bein". (pára, olha RC) Engraçado, conheço esse garoto, já vi ele em alguma capa... Pra você, a minha gargalhada de desprezo!

(Em vez de dar sua gargalhada habitual, o Professor Pelóphitas abre a boca e cantarola um trecho de Detalhes. Roberto não consegue agüentar e começa a rir)

PELÓPHITAS (a RC) - Cadê o ovo? (e depois dirige-se aos telespectadores) Na próxima semana, eu falarei desse grande fenômeno brasileiro, esse campeoníssimo... ROBERTO CARLOS! (novamente fala seu bordão) Cadê o ovo?

RC (lamentando) - É, já vi que aqui também não vou conseguir grande coisa não...

(Roberto coloca a campainha na estante e vai saindo. A câmera mostra o rosto do Professor Pelóphitas e encerra o quadro)

Um comentário:

Anônimo disse...

Agildo Ribeiro fez uma participação bem legal no Roberto Carlos Especial 79. Agora, cá entre nós, os momentos mais engraçados são quando o Roberto Carlos não segura o riso, né? kkk

Um Abração !
James Lima