quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Roberto Carlos, um estilo de música - SOUL




Olá, amigos.

A série Roberto Carlos, um estilo de música prossegue, enumerando vários estilos que passeiam pela discografia do cantor. Em seus 50 anos de carreira, RC mostrou os mais variados ritmos, que fazem destoar a ideia de que ele seja repetitivo.

Quando a Jovem Guarda "envelheceu", Roberto enveredou por um caminho bem interessante, que ecoava na música americana. Trata-se do SOUL (palavra inglesa que, traduzida para nossa língua, significa "alma"). O estilo veio dos Estados Unidos, e passou pelo Brasil graças a três grandes divulgadores - a dupla Roberto e Erasmo e o cantor Tim Maia.

Segundo historiadores de música, o soul music surgiu entre os anos 50 e 60, em especial na música negra americana, com nomes como o grupo Isley Brothers e os cantores Ben E. King e Ray Charles. Roberto Carlos teve sua primeira incursão no estilo graças ao Ray - seu LP É proibido fumar termina com a versão de Unchain' my heart (em português, Desamarre meu coração), grande sucesso do cantor.

Mas o soul entraria na carreira de RC quatro anos depois, no LP O inimitável, com a raivosa interpretação de Se você pensa. O ápice da ligação de Roberto Carlos com este estilo veio em 1969, quando as 12 faixas trouxeram as várias maneiras de cantar o soul - desde a emotiva As flores do jardim da nossa casa, passando pelo desabafo de As curvas da Estrada de Santos e chegando à raiva de músicas como Sua estupidez e Nada vai me convencer.

A partir de 1970, viriam outras incursões no soul, como as interpretações de O astronauta (daquele ano) e Não adianta nada (de 1973). Só que, aos poucos, outra vertente da "música negra" faria parte de seu estilo de música. Isto é um assunto para o próximo post.

Em coletiva de 2005, Roberto Carlos relembraria sua ligação com o soul: "nós tentávamos fazer a música da maneira mais próxima que eles faziam lá fora, mas quando fomos ouvir, a gente passava bem longe". Interpretações como a da música de hoje, que Tim Maia escreveu por encomenda para RC gravar, podem tirar a dúvida do ouvinte para saber se é ou não modéstia de Roberto esta declaração.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos interpretando a música de hoje no filme Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa.

Abraços a todos, Vinícius.

NÃO VOU FICAR - Tim Maia

Há muito tempo eu vivi calado
Mas agora resolvi falar
Chegou a hora, tem que ser agora
E com você não posso mais ficar
Não vou ficar, não (não, não)
Não posso mais ficar, não, não, não
Não posso mais ficar, não
Toda verdade deve ser falada
E não vale nada se enganar
Não tem mais jeito, tudo está desfeito
E com você não posso mais ficar
Não vou ficar, não (não, não)
Não posso mais ficar, não, não, não(Não, não)
Não posso mais ficar não

Pensando bem
Não vale a pena
Ficar tentando em vão
O nosso amor não tem mais condição
Não, não, não, não, não, não, não

Por isso resolvi agora
Lhe deixar de fora do meu coração
Com você não dá mais certo e ficar sozinho
É minha solução, é solução sim (ah, ah)
Não tem mais solução, não, não, não

Não tem mais solução, não...

Nenhum comentário: